Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2013
Olá meninas :)
Hoje venho-vos dar a conhecer o meu projeto, foi implementado numa sala do pré-escolar e realizado por crianças entre os 4 e os 5 anos.
O meu projeto tem como tema provérbio e matemática e estava dividido em 5 sessões.
Ao longo destas sessões foram vários os conceitos que foram trabalhados, tanto relacionado com os provérbios como com a matemática.
Inicialmente, numa primeira sessão, fizemos uma dramatização do provérbio " A união faz a força". Esta dramatização consistia no tradicional jogo da corda. Enquanto que de um lado da corda estavam 5 crianças, do outro lado apenas estava uma. Desta forma pretendia-se iniciar o contacto das crianças com os provérbios. Foi dada a sua definição (adaptada à faixa etária das crianças), ensinamos o provérbio cujo tinha feito a sua dramatização e pedimos às criaças que no dia seguinte trouxessem um provérbio. Provérbios estes que foram analisados na segunda sessão.
Na terceira sessão demos inicio à matemática. Levá-mos cinco provérbios em que haviam números e as crianças tinham de identificar o que estes tinham em comum (os números), a partir daí trabalhamos o sentido de número, as crianças tinham de identificar vários números representados de diversas formas e por último realizaram uma ficha sobre os números.
Na quarta e quinta sessão trabalhamos a adição e a subtração com as barras cuisinaire. Iniciámos sempre as sessões com provérbios que eram o nosso ponto de partida para as restantes atividades, "descodificavamos" o que o provérbio queria dizer, pois assim era mais fácil a sua compreensão por parte das crianças.
Explicamos as crianças o que eram as contas de somar e subtrair e com as barras cuisinaire trabalhamos estas mesmas operações.
Na adição, as crianças através das barras tinham de compor uma conta cujo resultado fosse 6, enquanto que na subtração, eu dava a conta e elas tinham de chegar ao resultado.
O projeto foi implementado com sucesso e atingidos os objetivos definidos.
Como correu o vosso projeto? Atingiram os objetivos definidos?
Mudariam alguma coisa nas sessões que realizaram?
Continuação de bom trabalho.
bjinhos para todas
Ivete Teixeira
publicado por
imgt às 15:48


Olá Ivete :)
Primeiramente gostaria de saber como foi organizado o desenvolvimento do projeto com o grupo de crianças com quem estás a implementá-lo. Ou seja, trabalhaste com todo o grupo de crianças ao longo do projeto ou se fizeste grupos para cada sessão, por exemplo.
Considero que quando referes “Iniciámos sempre as sessões com provérbios que eram o nosso ponto de partida para as restantes atividades, "descodificavamos" o que o provérbio queria dizer, pois assim era mais fácil a sua compreensão por parte das crianças”, mostras que tens o cuidado de tentar “descodificar”, como referes, o que estás a desenvolver para que todas as crianças compreendam o que está a ser trabalhado.
Gostaria de saber que evidências possuis que te levam a afirmar que o teu projeto de intervenção e de investigação foi implementado com sucesso e os objetivos definidos atingidos.
Continuação de bom trabalho!
Beijinho.
Márcia Oliveira
Olá Márcia.
O projeto foi implementado com o grupo das crianças dos 5 anos e com duas de 4 anos.
As sessões eram realizadas na parte da tarde, enquanto os mais pequenos dormiam a sesta. Achámos que as atividades seriam um pouco complexas para as crianças dos 3 anos. Contudo, no final das sessões os mais velhos faziam um apanhado do que tinha sido trabalhado para os mais novos, exceto as sessões de matemática.
As evidências que possuo que me levam a afirmar que os objetivos definidos foram atingidos foi a forma com decorreram as sessões, que te permitem obter um feedback, e mais tarde a análise dos dados.
Continuação de bom trabalho.
bjs
Ivete Teixeira
Olá Ivete :)
Gostei do teu post, uma vez que dás-nos a conhecer o tema do teu projeto e descreves de forma simples o que fizeste em cada sessão.
Gostava de saber como é que as crianças reagiram ao tema do teu projeto? As crianças já estavam familiarizadas com o tema provérbios?
O meu projeto está a correr bem, sendo visível com o decorrer das atividades.
Continuação de bom trabalho.
Beijinhos,
Daniela Ferreira
Olá Daniela
As crianças reagiram bem ao tema do projeto. A primeira atividade iniciou-se de uma forma mais lúdica como referi no post, o que de certa forma foi uma motivação para o que vinha a seguir.
No entanto, as crianças não estavam nada familiarizadas com o tema provérbios.
Fiquei mesmo com a impressão que nunca tinha ouvido falar em provérbios. Contudo, agora já sabem dizer o que é um provérbio e até já sabem alguns provérbios.
Continuação de bom trabalho.
Bjs
Ivete Teixeira
Olá, Ivete!
Gostei do teu post, pois de uma forma clara dás-nos a conhecer em que consistia o teu projeto e o que fizeste em cada uma das sessões.
Ao ler o teu post, um aspeto chamou-me a atenção. Referes que foram “(…)atingidos os objetivos definidos”, gostaria de saber quais são esses objetivos?
O meu projeto correu bem , encontrando-me agora na fase da análise dos dados.
Continuação de bom trabalho :)
Beijinhos,
Joana Ferreira
Olá Joana
Com a implementação deste projeto pretendia que alguns objetivos fossem cumpridos. Os objetivos são os seguintes:
- identificar textos da cultura tradicional portuguesa (provérbios);
- associá-los a valores importantes na vida em comunidade;
- desenvolver competências em educação matemática no domínio dos números e das operações.
No final das 5 sessões, e através da recolha de dados, posso afirmar que estes objetivos foram atingidos.
As crianças são capazes de definir um provérbio, com ajuda são capazes de descodificar a mensagem por trás do provérbio e são capazes de resolver contas de somar e subtrair.
Continuação de bom trabalho.
bjs
Ivete Teixeira
Olá Ivete :)
Considero o teu post interessante, pois dá-nos a conhecer o teu projeto de intervenção e de investigação.
No entanto, depois de o ler, gostaria de saber como fizeste a gestão das sessões, isto é, em que momentos ou em que dias implementavas as sessões do teu projeto?
O que te leva a dizer que o projeto foi implementado com sucesso? Devido ao facto de os objetivos definidos terem sido atingidos com sucesso?
A implementação do meu projeto não aconteceu por sessões, tal como o teu. Ao longo da prática pedagógica fomos desenvolvendo em todos os momentos que pudéssemos atividades que envolvessem a autorregulação das crianças.
Continuação de bom trabalho.
Beijinho.
Sandra Baptista.
Olá Sandra :)
As minhas sessões foram implementadas à segunda e à terça da parte da tarde.
Sim, o que me leva a dizer que o projeto foi implementado com sucesso pois os objetivos foram atingidos com sucesso.
Continuação de bom trabalho.
Bjinhos
Ivete Teixeira
Olá Ivete :)
Após ler o teu post algo me chamou logo a atenção. Referes que as crianças realizaram uma ficha sobre os números". Não será um pouco cedo para a realização de fichas, uma vez que as crianças ainda se encontram no ensino pré-escolar? Em que moldes essa ficha foi feita? Quais os itens nela contidos? Qual a avaliação que fizeste dessa ficha? Não seria mais vantajoso para as crianças se continuasses a tua sessão com um jogo mais dinâmico envolvendo várias situações onde trabalhasses o significado de número? Através de um applet, por exemplo. Gostaria de saber como é que as crianças reagiram à ficha e se já tinham feito algo semelhante.
Relativamente ao meu projeto, este foi feito através de um acompanhamento diário com as crianças do meu estudo de caso. Estou a acompanhar 4 crianças, sendo que 2 delas evidenciam problemas de concentração e algum distanciamento da realidade. As restantes são um termo de comparação pois, aparentemente, estão a adaptar-se bem ao 1.ºano. Um apoio mais individualizado e algumas atividades onde a concentração tem de estar mais presente, são constituintes do meio projeto.
Continuação de um bom trabalho!
Beijinhos
Joana Pereira
Olá Joana
As crianças que realizaram a ficha têm anos, apesar de ainda frequentarem o pré-escolar penso que será importante familiarizarem-se com os números. A ficha era do número 1, 2 e 3 e inicialmente as crianças tinham de passar por cima do tracejado o movimento correspondente à "escrita" do número e à posteriori tinham de passar o número por cima do tracejado.
Apesar de as crianças terem reagido bem à ficha e a terem realizado sem demonstrar dificuldades, após ler o teu comentário penso que também poderia ter utilizado algo mais dinâmico para continuar o significado de número.
Continuação de bom trabalho.
bjinhos
Ivete Teixeira
Ola Ivete,
obrigada pela partilha do que realizaste para o teu relatório de estágio.
Estive a ler todos os comentários das colegas e penso que as questões formuladas pelas mesmas são pertinentes e eram algumas que, após ter lido o teu post, também suscitaram dúvidas. Desta forma, de maneira a não estar a repetir-me perguntando o mesmo, aproveito para felicitar-te sobre o teu projeto. Não deve ser fácil trabalhar questões como o provérbio e a matemática interligados e, ainda para mais, com crianças tão pequenas.
Relativamente às tuas questões, no geral penso que correu bem. Não era obrigatório realizarmos atividades relacionadas com a nossa temática, mas quisemos realizar 4 atividades que incidissem mais sobre o tema, por forma a também termos uma observação mais focalizada nas questões da autoestima e das competências sociais. Penso que conseguimos atingir os nossos objetivos uma vez que, como estamos a realizar estudos de caso, as crianças evoluíram desde o início até agora nas questões que queríamos observar. Nas atividades que realizámos o que mudávamos apenas é a realização das atividades com as crianças que estamos a analisar e não em grande grupo. Em grande grupo a agitação instalou-se e a atividade demorava mais tempo.
E tu? Não mudavas nada nas tuas sessões?
Continuação de bom trabalho :)
Beijinho, Carolina.
Olá Carolina :)
A única coisa que penso que mudaria, foi como já referi à Joana, era a ficha dos números. Apesar de a atividade ter corrido bem, não quer dizer que tirasse as fichas mas realizaria atividades mais lúdicas de forma a trabalhar o sentido do número.
Mas penso que seria a única coisa, digamos, que adaptaria.
Ainda bem que o teu projeto também correu bem.
Continuação de bom trabalho.
Ivete Teixeira
Olá Ivete :)
Antes de mais posso felicitar-te pelo sucesso do teu projeto.
Vou tentar não repetir, pois também fiquei esclarecida com algumas respostas anteriores.
Como surgiu a escolha deste tema? Visto que são crianças ainda no pré-escolar e, onde não visa o desenvolvimento de competências escolares. No sentido de não ser obrigatório possuir o carácter escolarizante.
As crianças já tinham tido algum contacto com provérbios e o sentido do número, por exemplo? Ou iniciaram no teu projeto?
Achas que as tuas atividades foram ao encontro dos interesses das crianças, proporcionando-lhes alegria e prazer durante as mesmas?
Respondendo à tua pergunta, o meu projeto visou essencialmente num acompanhamento de uma criança com baixa autoestima, utilizando estratégias para a compreender e tentar auxiliar neste processo, fazendo um estudo de caso. Uma vez que esta não é uma competência que pode ser trabalhada através de algumas atividades e analisar os resultados.
Continuação de bom trabalho :)
Beijinhos, Marisa
Olá Marisa :)
A escolha do tema surgiu em conversa com a orientadora de PPS. Sugeriu-nos que pensássemos em alguns temas que gostássemos de trabalhar. Eu disse que gostava de trabalhar provérbios uma vez que é algo que faz parte da nossa cultura e ela sugeriu que interligássemos a matemática. Achei boa ideia e a partir daí foi só planificar as atividades.
As crianças transmitiram a ideia de que nunca tinham tido contacto com provérbios, contudo com os números o caso já era diferente, as crianças já sabiam contar, conheciam os números e havia crianças que inclusive já sabiam fazer contas de somar e subtrair.
Penso que as crianças realizaram as atividades com interesse e entusiasmo, quando questionadas se gostaram das atividades diziam que sim e algumas das vezes queriam-nas repetir.
Espero ter esclarecido todas as tuas dúvidas :)
Continuação de bom trabalho.
bjinhos.
Ivete Teixeira
Bom dia Ivete...
Acho a tua temática de projeto muito interessante, pois conseguiste interligar a área da matemática e a área de português, tendo em conta a interdisciplinariedade.
Uma vez que só trabalhaste com as crianças dos 4 e 5 anos, o que faziam as restantes durante a implementação do projeto?
Nunca demonstraram interesse em participar?
Tinhas alguma responsabilidade na planificação das atividades que eram desenvolvidas em simultâneo com o teu projeto?
Relativamente ao meu projeto, penso que não poderia ter corrido melhor, e juntamente com a minha colega de díade, consegui atingir todos os objetivos estabelecidos.
Beijinho e continuação de um bom trabalho!
Sabrina Duarte
Olá Sabrina :)
As restantes crianças estavam a dormir enquanto trabalhávamos com as restantes crianças.
Era eu que planificava todo o dia, as atividades do projeto e as que não faziam parte.
Continuação de bom trabalho.
Bjinhos
Ivete Teixeira
Comentar post