Tenho acompanhado a entrada das colegas e senti a necessidade de sintetizar as ideias que fomos partilhando por aqui. Sendo assim, pensei em colocar aqui três pontos-chave que surgem na intersecção dos posts sobre Comunidade:
1. Trata-se de um ambiente (espaço-tempo) construído por um conjunto de indivíduos com objetivos comuns ou semelhantes;
2. Trata-se de um contexto onde se desenvolve uma cultura de participação, em que assumem relevo interações múltiplas entre as pessoas.
3. Essas interações enquadram-se em dinâmicas de partilha e construção de repertórios, que, uma vez coletivos, conferem identidade ao grupo.
Quando observamos esses pontos sob uma perspectiva de construção de conhecimento, parece importante destacar ainda que as comunidades de aprendizagem colocam em evidência a faceta social do processo de aprendizagem.
Face a essa (tentativa de) síntese, deixo duas questões:
- Como podemos pensar na aprendizagem, enquanto processo individual, no contexto de comunidades profissionais? Em outras palavras, será que todas as pessoas que constituem uma comunidade aprendem exatamente a mesma coisa?
- Será que deixei de ressaltar algum aspecto importante?