Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 3 de Dezembro de 2013
Blog Blog Blog
Olá meninas :)

estamos quase a chegar à reta final de um semestre de partilhas, vivências, companheirismo, colaboração e muitos outros sinónimos que andam em torno deste Blog.
Posto isto, achamos pertinente a criação de um post que aborda as vantagens e as desvantagens deste recurso como forma de avaliação desta unidade curricular.
As vantagens que, na nossa opinião, se realçam, dizem respeito:
- à possibilidade de partilhar as vivências de cada uma na prática pedagógica;
- à troca de bibliografia que pode vir a ser favorável ao relatório de estágio de cada uma;
- à partilha de estratégias adotadas mediante as situações identificadas por cada uma;
- à importância do trabalho colaborativo;
- à discussão de diversas opiniões e apropriação de novos pontos de vista;
- aos medos e receios que cada uma vivenciou e a forma como os conseguiu ultrapassar;
- à divulgação da temática e atividades criadas para o respetivo relatório de estágio;
- à possibilidade de se trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora, etc..

E vocês concordam? Que outras vantagens acrescentam?

As desvantagens que, na nossa opinião, se realçam, dizem respeito:
- à criação excessiva de posts que, para além dos 6 estipulados para cada díade, se acumulam posts individuais;
- à extensão de alguns posts que, pela sua grandeza, perde-se o interesse na sua leitura, dificultando, por vezes, a sua compreensão e a criação de comentários;
- à falta de comentários em posts mais antigos, pois parece existir um maior interesse em comentar os posts mais recentes, descurando os antigos;
- à existência de muitos comentários que respondem a todos os pontos que seriam questionáveis num determinado post. Desta forma, impossibilita o comentário de pessoas que veem o post mais tarde e pretendem também comentar, uma vez que nem todas têm a mesma disponibilidade de horários;
- à não coerência do que ficou acordado no início da unidade curricular de como seria explorado o blog.

- E vocês concordam? Que outras desvantagens acrescentam?

Beijinho,
Carolina e Catarina.
tags:

publicado por ana-resende às 19:51

9

De ssd a 3 de Dezembro de 2013 às 22:22
Boa noite meninas...

Relativamente às vantagens que apresentam, concordo plenamente com cada uma delas... Posso acrescentar ainda uma vantagem... ao fazermos um post penso que todas nós acabamos por refletir sobre o que estamos a partilhar, o que nos permite descobrir aspetos positivos e menos positivos da nossa intervenção, se por exemplo, se tratar de um post sobre a nossa prática.

No que diz respeito às desvantagens, não concordo com todas que enunciaram.
Penso que não tenha ficado acordado o número exato de posts que cada díade deveria fazer. A professora apenas referiu que se poderiam fazer entre 5 a 6 posts, mas não disse que não poderíamos fazer mais. Também não disse que não se poderiam fazer posts individuais. Penso que a última aula isso tenha ficado explícito. Existem díades que não têm em comum o mesmo projeto de intervenção e a mesma temática no relatório de estágio, sendo então pertinente criarem-se posts individuais para darmos a conhecer a nosso trabalho.
A que se referem quando dizem que não existe coerência no que ficou acordado no início da unidade curricular??

Beijinho e continuação de um bom trabalho.

Sabrina Duarte



De ana-resende a 4 de Dezembro de 2013 às 19:56
Olá Sabrina :)

obrigada pelo teu comentário.

Em relação à vantagem que acrescentas, concordamos contigo.
No que se refere às desvantagens, não mencionámos que havia número exato de posts, mas sim "para além dos 6", ou seja podem existir mais que este número.
Também não mencionámos que "não se poderiam fazer posts individuais" como referes. O que quisemos dizer foi que por existirem posts em grupo e posts individuais vai haver uma criação excessiva de posts.
Como dissemos no comentário da Ivete, concordamos que existam posts individuais pelo facto de existirem temáticas diferentes no relatório de estágio.
Quanto à última questão, explicámos ao comentar o que a Ivete disse, dá uma espreitadela ;)

Esperamos ter-te esclarecido :)

Beijinho,
Carolina e Catarina.


De imgt a 4 de Dezembro de 2013 às 16:14
Olá meninas
Concordo com as vantagens que enumeraram relativamente à disciplina.
Em relação às desvantagens existem algumas com as quais eu não concordo.
De facto os posts deveriam ser maioritariamente em díade, no entanto há casos em que são aceitáveis os posts individuais. Os temas do projeto em alguns casos são diferentes e cada elemento dá a conhecer um bocado do seu projeto.
Em relação à extensividade dos posts, sim concordo contigo. Quanto maior for o post mais complicado vai ser a sua leitura e interpretação.
É normal que as pessoas comentem os posts mais recentes, provavelmente estes têm menos comentários o que torna mais fácil para quem comenta enumerar tópicos sem estar a repetir ninguém-
Em relação ao vosso post, tenho apenas uma dúvida, quando referes "à não coerência do que ficou acordado no início da unidade curricular de como seria explorado o blog", queres dizer o que em concreto?
Continuação de bom trabalho.
bjs
Ivete Teixiera


De ana-resende a 4 de Dezembro de 2013 às 19:49
Olá Ivete :)

obrigada pelo teu comentário.
Concordamos quando dizes que "há casos em que são aceitáveis os posts individuais". O que nós consideramos como uma desvantagem é o facto de que, pelo menos, cada grupo tem de criar 6 posts a par ou individuais e, desta forma, vai existir a criação excessiva de posts. Damos-te um exemplo, desde o fim de semana até hoje foram criados, pelo menos 10 posts, pelo que, durante a semana não temos tempo (falamos por nós) para estar a ver todos os posts. Desta maneira temos que ocupar um dia ou mais, no fim de semana, para comentar todos os posts que ficaram para trás, de maneira a estarmos atualizadas com todos os posts.
Não concordamos contigo quando dizes que "é normal que as pessoas comentem os posts mais recentes, provavelmente estes têm menos comentários o que torna mais fácil para quem comenta enumerar tópicos sem estar a repetir ninguém", pois se fores verificar em alguns dos posts mais antigos (outubro e novembro), existem alguns que apenas têm 4 comentários, o que não consideramos serem muitos. Provavelmente isto pode dever-se à criação excessiva de posts.
Por fim, relativamente à tua última questão, quando nos referimos a isso estamos a mencionar a situação passada na última aula. Uma vez que existiram pessoas na turma que perceberam, por exemplo, que os comentários nos posts criados em díade são feitos pela díade, e que os comentários a outros posts, que não no próprio grupo, são individuais.

Beijinho,
Carolina e Catarina.


De baptista a 5 de Dezembro de 2013 às 11:46
Olá meninas :)

Concordo com as vantagens que apresentam em relação ao desenrolar da unidade curricular.

No entanto, em relação aos posts individuais e em grupo, acho que há claramente posts que fazem mais sentido serem feitos individualmente.

Para além disto, uma das desvantagens com a qual estou inteiramente de acordo é a extensão de alguns posts que, pela sua grandeza, perde-se o interesse na sua leitura, dificultando, por vezes, a sua compreensão e a criação de comentários”. De facto, a extensão de alguns posts leva a que haja um menor interesse na sua leitura. Por vezes até podem ser posts interessantes e importantes para o trabalho que temos vindo a desenvolver, mas dada a sua extensão, pode acabar por não ser compreendido.

Continuação de bom trabalho.

Beijinho.

Sandra Baptista.



De carolina-dias a 5 de Dezembro de 2013 às 13:51
Olá Sandra :)

Obrigada pelo teu comentário.
Relativamente ao que dissemos sobre os posts individuais e em grupo já explicámos melhor o que queríamos dizer no comentário que fizemos à Ivete, porque parece que com o post não foi transmitida corretamente a ideia que pretendíamos.

Obrigada e igualmente.

Beijinho,
Carolina e Catarina.


De joanafpereira a 8 de Dezembro de 2013 às 14:53
Olá meninas :)

Considero que este post é de todo pertinente porque nos permite ter uma visão mais alargada de toda a dinâmica do blog e podemos trocar informação acerca do funcionamento do mesmo. Devo dizer que concordo com tudo o que disseram e queria sublinhar um dos vossos tópicos em relação às desvantagens: "à existência de muitos comentários que respondem a todos os pontos que seriam questionáveis num determinado post. Desta forma, impossibilita o comentário de pessoas que veem o post mais tarde e pretendem também comentar, uma vez que nem todas têm a mesma disponibilidade de horários". Por vezes ao ler um post tenho vontade de comentar e colocar algumas questões mas ao ler os comentários verifico que tais já estão colocadas pelas colegas. Ora se e não comento, não obtenho "classificação". Acho que não faz sentido estar a questionar os mesmos itens que as colegas porque se irá tornar repetitivo. De facto, quem vê primeiro tem mais benefícios porque não correrá o risco de se repetir. Considero que esta é realmente a grande desvantagem mas entendo que é assim o funcionamento do blog.

Parabéns pelo vosso post e continuação de um ótimo trabalho :)
Beijinhos
Joana


De carolina-dias a 9 de Dezembro de 2013 às 22:45
Olá Joana :)

obrigada pelo teu comentário. Era isso que pretendíamos, que através deste post se trocassem informações pertinentes acerca do funcionamento deste blog.
Concordamos com o que acrescentaste a uma das nossas desvantagens, que ao não comentarmos determinado post podemos vir a não obter "classificação". Mas também entendemos que assim seja o funcionamento desta ferramenta.

Obrigada e igualmente :)

Beijinho,
Carolina e Catarina.


De samantacaleiro a 11 de Dezembro de 2013 às 23:15
Olá meninas :)
Relativamente às vantagens penso que já foram todas mencionadas e por esse motivo não tenho nada para acrescentar. Neste sentido surge uma desvantagem que vocês mencionam e acho que é bastante pertinente na medida em que não vamos repetir algo que foi dito, ou os comentários são tantos e tão extensos que uma pessoa que não venha um dia ou outro ao blog acaba por se perder. Como a Joana diz e com razão acabamos por não ter "classificação" mas também não faz sentido questionarmos algo que acabou por ser respondido noutros comentários já. É uma desvantagem que leva ao questionamento e à reflexão.Gostaria só de comentar uma das vossas desvantagens: "criação excessiva de posts que, para além dos 6 estipulados para cada díade, se acumulam posts individuais". Não me recordo de se ter estipulado um mínimo mas não concordo com os posts serem por díade porque embora o projeto seja comum e, supostamente, colaborativo isso nem sempre é transversal a todos os pares. Cada um tem as suas prioridades, cada um tem o seu ritmo e as suas exigências e nem sempre esse trabalho é fácil de gerir e nesta fase há que seguir o caminho individualmente para que não sejamos prejudicadas.
Neste sentido questiono-me a mim e a vocês sobre o que poderia ser feito para colmatar essas desvantagens para que ninguém saísse prejudicado.

Beijinho,
Samanta Caleiro


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post