Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 3 de Dezembro de 2013
As sessões do nosso projeto - "A ilha das letras"

Começámos o nosso projeto de seminário de investigação no dia 18 de novembro e terminamos no dia 4 de dezembro. Foram realizadas duas sessões por semana, sempre à segunda e quarta-feira à tarde. Inicialmente tínhamos pensado em “trabalhar” com o grupo de crianças dos 4 anos, visto que achávamos que as atividades não estavam adaptadas e apropriadas para a faixa etária dos 3 anos e as crianças dos 5 anos, no geral, apresentavam alguma dificuldade de concentração e raramente se implicavam nas atividades. Durante a primeira sessão, surgiu um grupo diferente, devido ao interesse e entusiasmo manifestado pela atividade e assim se formou o grupo de recolha de dados – “Os descobridores da ilha das letras”. Este grupo é constituído por nove crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Para cativar ainda mais este grupo elaborámos cartões de identificação individual, que cada um preencheu e todas as sessões colocava ao pescoço. De forma a aumentar o sentido de responsabilidade das crianças, elaborámos também uma grelha de presenças, que é assinada por cada uma no fim de cada sessão.

De uma forma geral, as sessões têm superado as nossas expetativas a todos os níveis. É visível um crescente empenho das crianças de sessão para sessão, o que se tem vindo a refletir nas conclusões a que estas vão chegando. Inicialmente, os objetivos pretendidos com as atividades nem sempre foram alcançados pelas crianças, no entanto, estas iam fazendo as suas descobertas e, através dos comentários assertivos realizados pelas mesmas, foi possível constatarmos que as atividades estavam a ser bem encaminhadas.

Neste momento, estamos bastante contentes com o resultado das sessões e apesar de ainda não termos analisado a totalidade dos dados, estamos cientes que os resultados confirmarão as nossas expetativas em relação à resposta às questões de investigação.

 

Beijinhos,

Joana Martins e Susana Fernandes


tags: , , , ,

publicado por joanarmartins às 19:46

De ana-resende a 6 de Dezembro de 2013 às 20:08
Olá meninas :)

Antes de mais quero dar-vos os parabéns pelo vosso projeto e dizer-vos que fico contente por este estar a corresponder às vossas expectativas e terem alcançado os objetivos que pretendiam :)
Contudo, gostava de saber o que pretendiam fazer com as sessões que planearam? E, quais as questões são as vossas questões de investigação?

Continuação de um bom trabalho,
Ana Resende


De joanarmartins a 10 de Dezembro de 2013 às 17:41
Olá Ana!
Com as sessões que planeámos pretendíamos permitir às crianças contactar com línguas diferentes da portuguesa, que estas descobrissem o princípio alfabético, que percebessem que existem várias formas de escrever uma palavra e todas essas formas querem dizer a mesma coisa, ou seja, que uma palavra pode estar escrita em português, em japonês, em árabe, que quer dizer sempre a mesma coisa. No fundo, era que descobrissem que existem outras formas de escrita, ou melhor, outros sistemas de escrita diferentes do nosso.
A questão de investigação da Joana é: "Como é que o contacto com diferentes sistemas de escrita potencia a compreensão do princípio alfabético?". A questão de investigação da Susana é: "Como é que os gestos de escrita potenciam a compreensão do princípio alfabético?".

Beijinhos,
Joana Martins e Susana Fernandes


De ana-resende a 12 de Dezembro de 2013 às 19:45
Olá meninas :)

Obrigada pela vossa resposta :)

Desde já quero vos dizer que considero as vossas questões de investigação muito pertinentes e interessantes. Como é que surgiram?
Gostava de saber, também, se conseguiram recolher dados suficientes que respondessem às respetivas questões? A que conclusão chegaram?

Beijinhos,
Ana Resende


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários