Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 3 de Dezembro de 2013
As sessões do nosso projeto - "A ilha das letras"

Começámos o nosso projeto de seminário de investigação no dia 18 de novembro e terminamos no dia 4 de dezembro. Foram realizadas duas sessões por semana, sempre à segunda e quarta-feira à tarde. Inicialmente tínhamos pensado em “trabalhar” com o grupo de crianças dos 4 anos, visto que achávamos que as atividades não estavam adaptadas e apropriadas para a faixa etária dos 3 anos e as crianças dos 5 anos, no geral, apresentavam alguma dificuldade de concentração e raramente se implicavam nas atividades. Durante a primeira sessão, surgiu um grupo diferente, devido ao interesse e entusiasmo manifestado pela atividade e assim se formou o grupo de recolha de dados – “Os descobridores da ilha das letras”. Este grupo é constituído por nove crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Para cativar ainda mais este grupo elaborámos cartões de identificação individual, que cada um preencheu e todas as sessões colocava ao pescoço. De forma a aumentar o sentido de responsabilidade das crianças, elaborámos também uma grelha de presenças, que é assinada por cada uma no fim de cada sessão.

De uma forma geral, as sessões têm superado as nossas expetativas a todos os níveis. É visível um crescente empenho das crianças de sessão para sessão, o que se tem vindo a refletir nas conclusões a que estas vão chegando. Inicialmente, os objetivos pretendidos com as atividades nem sempre foram alcançados pelas crianças, no entanto, estas iam fazendo as suas descobertas e, através dos comentários assertivos realizados pelas mesmas, foi possível constatarmos que as atividades estavam a ser bem encaminhadas.

Neste momento, estamos bastante contentes com o resultado das sessões e apesar de ainda não termos analisado a totalidade dos dados, estamos cientes que os resultados confirmarão as nossas expetativas em relação à resposta às questões de investigação.

 

Beijinhos,

Joana Martins e Susana Fernandes


tags: , , , ,

publicado por joanarmartins às 19:46

De carolina-dias a 6 de Dezembro de 2013 às 01:27
Olá meninas :)

obrigada por partilharem o que realizaram relativo ao vosso relatório de estágio. Depreendo, através do que disseram, que tiveram que ir para o contexto também às 4f à tarde, porque optaram por realizar nestes dois dias? Não conseguiam com os dias de estágio estipulados?
Disseram que "as crianças dos 5 anos, no geral, apresentavam alguma dificuldade de concentração e raramente se implicavam nas atividades.", trabalharam estas questões de concentração e implicação' De que forma?
Como surgiu o nome do vosso projeto?
"elaborámos também uma grelha de presenças, que é assinada por cada uma no fim de cada sessão.", como é que as crianças assinam? Como preenchem os cartões de identificação?
Ainda bem que tudo correu dentro do que esperavam, mas alteravam alguma coisa? Agora que têm uma visão após a realização de tudo.

Continuação de bom trabalho :)

Beijinho, Carolina.


De joanarmartins a 10 de Dezembro de 2013 às 17:35
Olá Carolina!
Tivemos de ir para o contexto à quarta-feira à tarde devido a uma troca de horário que fizemos. Uma vez que na terça-feira de manhã as crianças têm piscina, em reunião com a educadora, achámos por bem deixar de ir nesse dia de manhã à instituição e passar a ir à quarta à tarde para compensar. Esta troca não teve diretamente a ver com o projeto, desde a segunda semana que estamos na instituição que a fizemos.
Relativamente às questões de implicação e concentração, estas foram sendo trabalhadas por nós, de forma subtil e sempre recorrendo ao brincar. Realizámos, por exemplo, jogos que implicaram o desenvolvimento dos sentidos, em que para adivinhar algo as crianças tinham de estar em silêncio, concentrados e atentos.
O nome do nosso projeto surgiu através da história que elaborámos e que apresentámos às crianças na primeira sessão.
Relativamente ao preenchimento dos cartões de identificação e da grelha de presenças, as crianças assinavam escrevendo o seu nome (todas já o sabiam fazer).
Revendo agora o nosso percurso, não existe nada concreto que gostássemos de alterar, os aspetos que não foram tão bem conseguidos fazem parte da nossa aprendizagem. Estamos bastante satisfeitas com os resultados das crianças e com o desenvolvimento que notámos ao longo das sessões, tal como também estamos satisfeitas com o nosso trabalho. E tu? Alteravas alguma coisa no teu projeto?

Beijinhos,
Joana Martins e Susana Fernandes


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários