Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 2 de Dezembro de 2013
Descobre os 9 escolhidos
Olá a todas,

hoje venho-vos falar das 9 crianças que as minhas estagiárias (Carolina e Catarina) escolheram para analisar, tendo em conta o tema do relatório de estágio de cada. Estas crianças foram escolhidas através do preenchimento das fichas do manual SAC (Portugal & Laevers, 2010) em que foram assinaladas uma criança com a cor vermelha e 8 com a cor amarela.

A criança assinalada a vermelho evidencia algumas dificuldades de aprendizagem e, por isso, está a ser analisada pela Carolina. Desta forma, está a realizar um estudo de caso que tem como temática central "O bem-estar emocional e a aprendizagem". Para conhecer melhor a criança em causa, a Carolina realizou uma entrevista à mãe da criança em questão e preencheu as fichas 1i e 2i do manual SAC. Com estes recursos verificou que uma das causas para a dificuldade na aprendizagem se deve à baixa autoestima que tem. Isto foi percetível através de indicadores como o desânimo, vergonha, baixa valorização das suas habilidades, capacidades ou resultados e, também, através de expressões como "Não sei!", "Não sou capaz!" e "Não consigo!". Perante esta situação uma das estratégias a que se recorreu foi à realização de 4 atividades para a promoção da autoestima (atividades a serem explicadas num futuro post).
Nos vossos contextos existe algum caso como este que se retratou? Como o identificaram? O que estão a fazer para ajudar a criança?

As 8 crianças assinaladas a amarelo evidenciam algumas lacunas ao nível das competências sociais e, apesar de estas lacunas também se verificarem no grupo em geral, a Catarina optou por trabalhar com um grupo mais reduzido, no sentido de facilitar a sua promoção. Assim, está a realizar um estudo de caso que tem como temática central "O bem-estar emocional e as competências sociais das crianças". Visto que estas competências são influenciáveis pelo meio em que a criança se insere, a Catarina realizou um questionário aos pais de cada criança no sentido de as ficar a conhecer melhor. Para além disto, está a preencher grelhas individuais de avaliação das competências sociais baseadas no manual SAC.
Perante esta situação uma das estratégias a que se recorreu foi à realização de 4 atividades para a promoção das competências sociais (atividades a serem explicadas num futuro post).
Nos vossos contextos existe algum caso como este que se retratou? Como o identificaram? O que estão a fazer para ajudar a criança?

Continuação de um bom trabalho a todas e boas partilhas :)

Beijinho,
Carolina e Catarina.
tags:

publicado por carolina-dias às 18:53

De ssd a 3 de Dezembro de 2013 às 10:59
Bom dia meninas...

No que diz respeito à criança que evidencia um baixo nível de autoestima, através do inquérito que fizeram conseguiram perceber quais as razões que estarão por detrás da sua baixa autoestima? Sabem como é o seu ambiente familiar?

Na turma onde me encontro a estagiar existe uma menina que me parece ter também baixa autoestima, uma vez que é muito insegura na realização das tarefas e recorre muito ao apoio e ajuda dos adultos. Quando não consegue realizar uma atividade fica muito nervosa e bloqueia.

Relativamente à competência social e bem-estar emocional, também identifico uma criança que poderá ter alguns problemas a este nível. Trata-se de uma menina que tem para com os seus colegas atitudes violentas e agressivas, o que leva às restantes crianças afastarem-se dela. Este menina poderá acabar por se sentir sozinha e isolada. Para ajudá-la e de modo a tentar compreender as suas atitudes violentas, a professora cooperante pediu ajuda psicológica para acompanhar esta aluna.

Deixo-vos agora algumas questões:
Enquanto realizam as atividades com estas nove crianças, o que fazem as restantes?
Trabalham apenas com estas crianças no decorrer do vosso projeto, ou durante toda a prática centram-se essencialmente neste grupo?

Continuação de um bom trabalho!

Sabrina Duarte


De carolina-dias a 3 de Dezembro de 2013 às 18:49
Olá Sabrina :)

obrigada pelo teu comentário.

Ao identificarmos uma criança com baixos níveis de autoestima, decidiu-se realizar uma entrevista no sentido de a ficar a conhecer, incluindo o seu ambiente familiar. A partir desta entrevista, conseguimos perceber como é o seu ambiente familiar, que é um ambiente perfeitamente normal, onde reina o carinho, compreensão e preocupação. Achamos que a baixa autoestima da criança provém da frequência (dos 0 aos 3 anos, sendo que a criança tem 4 anos) de outro J.I., que, ao que tudo indica, colocava a criança de parte, não a incluía nas atividades, não a valorizava, não tinha amigos e reprimia-a.
Quando dizes "existe uma menina que me parece ter também baixa autoestima", que estratégias adotas para promover a sua autoestima?
Quanto à menina com dificuldades nas competências sociais, existiu algum trabalho por parte dos adultos antes de a encaminharem para uma psicóloga? Quais? E achas que a criança melhorou com essa ajuda extra?
Por fim, relativamente às questões sobre as atividades, como dissemos no post, iremos futuramente criar outro post em que aborda todas as atividades criadas e de que forma trabalhamos com o grupo de crianças.

Obrigada e igualmente :)

Beijinho,
Carolina e Catarina.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários