Segunda-feira, 2 de Dezembro de 2013
Olá a todas,
hoje venho-vos falar das 9 crianças que as minhas estagiárias (Carolina e Catarina) escolheram para analisar, tendo em conta o tema do relatório de estágio de cada. Estas crianças foram escolhidas através do preenchimento das fichas do manual SAC (Portugal & Laevers, 2010) em que foram assinaladas uma criança com a cor vermelha e 8 com a cor amarela.
A criança assinalada a vermelho evidencia algumas dificuldades de aprendizagem e, por isso, está a ser analisada pela Carolina. Desta forma, está a realizar um estudo de caso que tem como temática central "O bem-estar emocional e a aprendizagem". Para conhecer melhor a criança em causa, a Carolina realizou uma entrevista à mãe da criança em questão e preencheu as fichas 1i e 2i do manual SAC. Com estes recursos verificou que uma das causas para a dificuldade na aprendizagem se deve à baixa autoestima que tem. Isto foi percetível através de indicadores como o desânimo, vergonha, baixa valorização das suas habilidades, capacidades ou resultados e, também, através de expressões como "Não sei!", "Não sou capaz!" e "Não consigo!". Perante esta situação uma das estratégias a que se recorreu foi à realização de 4 atividades para a promoção da autoestima (atividades a serem explicadas num futuro post).
Nos vossos contextos existe algum caso como este que se retratou? Como o identificaram? O que estão a fazer para ajudar a criança?
As 8 crianças assinaladas a amarelo evidenciam algumas lacunas ao nível das competências sociais e, apesar de estas lacunas também se verificarem no grupo em geral, a Catarina optou por trabalhar com um grupo mais reduzido, no sentido de facilitar a sua promoção. Assim, está a realizar um estudo de caso que tem como temática central "O bem-estar emocional e as competências sociais das crianças". Visto que estas competências são influenciáveis pelo meio em que a criança se insere, a Catarina realizou um questionário aos pais de cada criança no sentido de as ficar a conhecer melhor. Para além disto, está a preencher grelhas individuais de avaliação das competências sociais baseadas no manual SAC.
Perante esta situação uma das estratégias a que se recorreu foi à realização de 4 atividades para a promoção das competências sociais (atividades a serem explicadas num futuro post).
Nos vossos contextos existe algum caso como este que se retratou? Como o identificaram? O que estão a fazer para ajudar a criança?
Continuação de um bom trabalho a todas e boas partilhas :)
Beijinho,
Carolina e Catarina.