Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 2 de Dezembro de 2013
Comportamentos que se mantêm...

 Olá meninas :)

Esperamos que o vosso estágio esteja a correr bem.

Hoje, ao contrário do post anterior, vimos falar-vos de uma criança que não altera os seus comportamentos embora o devesse fazer.

Esta criança tem 5 anos (faz 6 este mês) indo ainda este ano para o 1º ciclo do Ensino Básico.

É uma criança mimada, que não mostra quase nenhuma autonomia. Pensamos que isto se deve ao facto de não ter irmãos e os pais o tratarem como um autêntico bebé.

Esta criança não é capaz de, por exemplo, se calçar sozinha, vestir o bibe entre outras coisas. A educadora chegou mesmo a comentar connosco que esta criança quando chegou à sua sala não era capaz de ir sozinha à casa de banho pois dizia não saber baixar as calças e as cuequinhas.

Pela manhã, quando os pais a deixam no JI são eles que lhe tiram o casaco, colocam a sua mochila no cabide, entre outras coisas não dando assim oportunidade de ser a criança a fazê-lo.

Esta criança tem níveis de implicação muito baixos exceto quando são realizadas atividades que são do seu interesse. Como todas sabemos, torna-se impossível planificar atividades que são sempre do interesse desta criança pois estamos a trabalhar com um grande grupo e heterógeneo.

É uma criança que até a falar é "perguiçosa" e inclusíve anda na terapia da fala.

Notamos que é uma criança que aos pouquinho se vai tornando mais autónoma na sala, graças ao trabalho desenvolvido pela educadora. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer. Temos um pouco de receio quanto à sua adaptação ao 1º ciclo, pois esta criança também quer passar a maioria do seu tempo a brincar.

Sabemos que o brincar é muito importante quer no JI, quer na vida das crianças pois brincar além de desenvolver as crianças a nível motor promove a socialização e a descoberta do mundo.

Mas será que apenas brincar chega? Será que não devemos também fazer algumas atividades específicas de forma a prepará-las para a mudança drástica que é a transição do pré-escolar para o 1º ciclo?

 

Continuação de um bom trabalho.

Beijinho,

Ivete Teixeira e Vânia Castro

 



publicado por vaniacastro às 12:48

De carolina-dias a 6 de Dezembro de 2013 às 16:43
Olá meninas :)

No nosso contexto temos uma criança parecida, contudo, não com tantas limitações como parece que a vossa apresenta. A criança em questão também vai fazer 6 anos ainda este ano e só não foi para o 1.º CEB porque a mãe não quis, saliento que a mãe é educadora de infância. Assim, é uma criança da qual é difícil compreender se está contente ou triste, pois quando se "ralha", quando se fala com a criança, quando questionada pelo adulto, etc., sorri (e não é um sorriso envergonhado, é mesmo sem qualquer expressão), e não responde ao que perguntamos ou fica chateado por estarmos a "ralhar". Porém, já notámos que a criança, em brincadeiras com outras, fala e age normalmente. Na realização de trabalhos também é como a vossa, apenas tem níveis de implicação altos quando as atividades vão ao encontro dos seus gostos. A criança tem uma irmã mais velha e é completamente autónoma, pelo que não se entende esta ação e falta de reação/expressão em alguns momentos.
Será que não existe algum problema escondido que a vossa criança possa ter, que à primeira vista não é detetável? Vocês falaram que ela tem evoluído graças ao trabalho da educadora, mas vocês também se debruçaram sobre esta criança?
Quanto às vossas questões, concordo que deva existir algum trabalho com as crianças que vão transitar para o 1.ºCEB. Uma preparação ao nível do comportamento, das regras, do dormir, e dos momentos de trabalhar e de brincar.

Continuação de bom trabalho :)

Beijinho, Carolina.


De vaniacastro a 9 de Dezembro de 2013 às 12:42
Olá Carolina :)
Pelo que sabemos a criança não tem mais nenhum problema, segundo o que nos é dito pelos pais e pela educadora.
Nós, juntamente com a educadora trabalhamos com esta criança dando-lhe mais atenção, auxiliando-a nos trabalhos sempre que necessário e procurando fazer atividades em que esta se sinta mais implicada.
Continuação de bom trabalho.
Beijinho.
Ivete Teixeira e Vânia Castro


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários