Olá meninas :)
Esperamos que o vosso estágio esteja a correr bem.
Hoje, ao contrário do post anterior, vimos falar-vos de uma criança que não altera os seus comportamentos embora o devesse fazer.
Esta criança tem 5 anos (faz 6 este mês) indo ainda este ano para o 1º ciclo do Ensino Básico.
É uma criança mimada, que não mostra quase nenhuma autonomia. Pensamos que isto se deve ao facto de não ter irmãos e os pais o tratarem como um autêntico bebé.
Esta criança não é capaz de, por exemplo, se calçar sozinha, vestir o bibe entre outras coisas. A educadora chegou mesmo a comentar connosco que esta criança quando chegou à sua sala não era capaz de ir sozinha à casa de banho pois dizia não saber baixar as calças e as cuequinhas.
Pela manhã, quando os pais a deixam no JI são eles que lhe tiram o casaco, colocam a sua mochila no cabide, entre outras coisas não dando assim oportunidade de ser a criança a fazê-lo.
Esta criança tem níveis de implicação muito baixos exceto quando são realizadas atividades que são do seu interesse. Como todas sabemos, torna-se impossível planificar atividades que são sempre do interesse desta criança pois estamos a trabalhar com um grande grupo e heterógeneo.
É uma criança que até a falar é "perguiçosa" e inclusíve anda na terapia da fala.
Notamos que é uma criança que aos pouquinho se vai tornando mais autónoma na sala, graças ao trabalho desenvolvido pela educadora. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer. Temos um pouco de receio quanto à sua adaptação ao 1º ciclo, pois esta criança também quer passar a maioria do seu tempo a brincar.
Sabemos que o brincar é muito importante quer no JI, quer na vida das crianças pois brincar além de desenvolver as crianças a nível motor promove a socialização e a descoberta do mundo.
Mas será que apenas brincar chega? Será que não devemos também fazer algumas atividades específicas de forma a prepará-las para a mudança drástica que é a transição do pré-escolar para o 1º ciclo?
Continuação de um bom trabalho.
Beijinho,
Ivete Teixeira e Vânia Castro