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Sábado, 30 de Novembro de 2013
Refletindo...

Olá meninas! :)


Venho aqui contar-vos um pouco da minha prática...            

            A minha primeira intervenção decorreu com imenso nervosismo, receio e sentimento de que não seria capaz de ultrapassar esta tarefa, por saber que estamos numa etapa determinante para o crescimento dos alunos e que seremos responsáveis por tudo isso. Terminado este primeiro dia senti os alunos com baixos níveis de implicação e, consequentemente, alguns alunos mais interessados nas suas tarefas paralelas, como pintar. A partir daqui percebi que não teria outra opção senão pôr “mãos à obra”, pesquisando, estudando e tentando perceber todo este processo.

Neste momento percebemos que nenhuma tarefa e nenhum conteúdo podem ser explorados sem que haja a devida contextualização, uma vez que é imprescindível que as crianças sejam motivadas para a aprendizagem. Para além disso, são crianças que saíram há pouco tempo da Educação Pré-escolar e por isso têm ainda necessidades muito próprias, precisando de uma atenção mais individualizada, por exemplo.

Na segunda semana tinha a meu cargo a introdução das sílabas e, atendendo às características apontadas anteriormente, precisávamos de um elemento motivador para esta exploração. Como tal, decidi deixar uma carta do nosso amigo “Mocho” (por ser a sala dos “mochinhos”) de forma a suscitar a curiosidade dos alunos para a “caixa de tesouros” das sílabas. Imediatamente pudemos sentir o entusiasmo das crianças, tornando toda esta aprendizagem muito mais agradável, para todos os intervenientes. Como estas atividades devem ser pensadas com encadeamento, durante a tarde criámos os diversos mapas para puderem chegar aos “tesouros”, como forma de trabalhar a orientação espacial e assim, presenciámos novamente bons níveis de implicação.

Nos dias seguintes pensámos em atividades mais lúdicas, tentando ir ao encontro dos interesses dos alunos. Constatando que as crianças precisavam de tempo para explorar os diversos materiais, neste dia iniciei a abordagem aos blocos lógicos com o momento de livre exploração. Neste momento senti que tinha realmente acertado pois todas as crianças evidenciavam motivação, alegria e orgulho nas suas construções. Com isto consegui que as crianças percebessem as diversas formas de poder agrupar aquele material, sem que estivessem apenas a ouvir uma aula maçadora. De seguida, fizemos a livre exploração do espaço exterior para que os alunos pudessem ter outro contacto com as figuras geométricas e perceber que elas também estão presentes no nosso quotidiano.

Nesta última semana tinha a meu cargo a introdução da letra L. Para haver motivação para esta aprendizagem decidi criar um e-mail do “Mocho”, onde contaria as suas novidades de fim de semana e pedia ajuda às nossas crianças para voltar “a fazer feliz o seu amigo Leão Leonel” que teria perdido a letra do seu nome. Comecei por fazer tocar uma espécie de campainha que fez suscitar a curiosidade das crianças, neste momento senti que estavam todas muito curiosas e na expectativa de saber o que traria aquele som. De seguida, mostrei o e-mail do nosso amigo e aí, vimos que todos estavam muito atentos e orgulhosos por terem recebido um “voto de confiança” e poderem trabalhar para ajudar, tornando toda esta aprendizagem muito mais agradável e com significado para todos.

 

Com isto, apenas mostro um pouco do nosso trabalho e algumas das estratégias utilizadas, que parecem trazer bons resultados, tanto para os alunos, como para nós.

Espero que ajude um pouco pois acredito que este é um ano desafiador e que nos provoca algum receio. No entanto, é extramente gratificante perceber o que estamos a construir e as conquistas de cada criança! J

 

 

Votos de bom trabalho para todas!

Beijinhos,

Marisa


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publicado por marisaasilva às 13:43

De imgt a 30 de Novembro de 2013 às 22:25
Olá Marisa :)
Achei o teu post muito interessante uma vez que nos dás a conhecer o trabalho que tens desenvolvido ao longo deste tempo de estágio.
As atividades que desenvolveste parecem ser muito desafiantes.
Referes que no primeiro dia o nível de implicação das crianças era baixo. Depois de mudares a tua estratégia, optando por atividades mais lúdicas sentes que os níveis de implicação das crianças melhorou?
Em que consistia ao certo a caixa do tesouro das sílabas?
Parabéns pelo trabalho desenvolvido e pelos resultados obtidos.
Continuação de bom trabalho.
bjs
Ivete Teixeira


De marisaasilva a 1 de Dezembro de 2013 às 22:56
Olá Ivete e obrigada! ;)
Com a mudança das estratégias senti que os níveis de implicação subiram consideravelmente. Agora já não vemos crianças com mais interesse nas suas atividades paralelas, nem a realizarem as atividades propostas por nós em "piloto automático", agora sim, sinto que temos uma turma feliz, empenhada e motivada para as diversas explorações, gostando cada vez mais de ser desafiada. O que é para nós também um desafio tentar atender às suas necessidades e interesses. Mas penso que estamos a encontrar o caminho :)
Como nós trabalhamos com o método global, partimos das frases, passámos para as palavras, seguindo-se as sílabas e só por fim descemos à letra. Por esse motivo é que primeiramente temos a atividade da "caça ao tesouro" das sílabas e só depois desta apropriação chegamos às letras.
Quanto à atividade da caixa do tesouro, esta começou com uma pequena carta do "Mocho" suscitando para esta aprendizagem e motivando-os para encontrarem este tesouro. Dentro desta caixa tínhamos as diversas sílabas das palavras já conhecidas e trabalhadas, por exemplo, mocho, menino, menina, sala, escola, vive... Com estas sílabas pretendíamos que eles fossem capazes de formar novas palavras, por exemplo, mesa, meco, vila, vela, ...
Utilizámos esta estratégia para que os alunos também percebessem a importância das palavras e das sílabas e, segundo eles "isto era um tesouro porque só assim podemos comunicar", por isso penso que foi uma atividade com significado e que atingiu os nossos objetivos :)
Beijinhos


De imgt a 2 de Dezembro de 2013 às 18:51
Olá Marisa :)
Ainda bem que podes-te contribuir para a melhoria dos níveis de implicação destas crianças, de certeza que ver os resultados do teu esforço é bastante gratificante. Também me sinto assim quando consigo atingir os objetivos definidos e ver que as crianças estão motivadas e empenhadas na realização das atividades propostas.
Achei a tua atividade da caixa do tesouro bastante interessante e que pelo que dizes correspondeu às vossas expectativas.
Continuação de bom trabalho.
bjs
Ivete Teixeira


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