Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2013
Temática do Projeto
         A temática do meu projeto de intervenção é “Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural, privilegiando a utilização do Quadro Interativo” e foi escolhida e estruturada em conjunto com a minha colega, Maria João Silva.

Este é um tema pertinente a ser trabalhado na atualidade devido à diversidade cultural, cada vez mais notória na nossa sociedade. Para além disso, considero tratar-se de um assunto aliciante.

Esta sensibilização deve ser feita desde os primeiros anos de vida das crianças, para que estas desenvolvam: atitudes positivas de abertura à diversidade linguística e cultural, ficando motivadas para a aprendizagem de línguas; capacidades de ordem metalinguística e metacognitiva; cultura linguística, saberes relativos às línguas (cf. Martins, 2008 e Candelier, 2007).

Para levar a um envolvimento ativo e dinâmico das crianças decidi utilizar o jogo no Quadro Interativo, para trabalhar de uma forma lúdica a temática.

Tal como a diversidade cultural, as Novas Tecnologias da Comunicação (NTC) também fazem parte integrante do nosso quotidiano, assumindo um papel de extrema relevância, uma vez que facilita o acesso à informação, a comunicação entre as pessoas, trata-se de um instrumento apelativo, que desperta o interesse das crianças. Desta forma, considero uma mais-valia a sua utilização na sala de aula.

 

Perante o exposto anteriormente, coloco as seguintes questões:

 

Candelier (coord.), & et al. (2007). CARAP - Framework of reference for pluralistic approaches to languages and cultures. Graz: ECML (European Centre for Modern Languages).

Martins, F. (2008). Formação para a diversidade linguística - um estudo com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tese de Doutoramento. Aveiro: Universidade Aveiro.

 

Raquel Dias


tags: , , , ,

publicado por raquel-dias às 14:42

De ssd a 30 de Novembro de 2013 às 13:03
Bom dia Raquel...

considero a tua temática interessante, pelo facto de conciliares dois aspetos diferentes, como a SDLC e a utilização do quadro interativo.
Pelo que percebi, as tuas atividades serão dinamizadas através do quadro interativo, mas que tipo de atividades irão desenvolver ou já desenvolveram para sensibilizarem as crianças para a diversidade linguística e cultural?
Para além do quadro interativo permitir despertar o interesse das crianças e se tratar de um instrumento apelativo, que outras vantagens podes enunciar? Uma vez que muitas das atividades que são realizadas através do quadro interativo, podem também serem realizadas de uma forma igualmente motivadora e sem o recurso a este instrumento.
Relativamente à tua primeira questão, penso que seria vantajoso para as crianças a utilização do quadro interativo já no pré-escolar, mas infelizmente não me parece ser muito praticável, tendo em conta a situação económica em que nos encontramos.
Quanto às desvantagens e vantagens da utilização das NTC no pré-escolar, penso que se forem bem trabalhadas tendo em vista a implicação das crianças e o seu desenvolvimento, só poderão trazer vantagens, mas é necessário ter em conta a forma como são utilizadas.

Beijinho e continuação de um bom trabalho!

Sabrina Duarte


De raquel-dias a 22 de Dezembro de 2013 às 17:14
Olá Sabrina,

A utilização do Quadro Interativo é mais um recurso a utilizar para, desta forma, diversificar as atividades e motivar as crianças. Não menosprezo a utilização de materiais manipuláveis, uma vez que estes assumem grande importância na educação pré-escolar.
De acordo com vários autores, a salientar Cortesão (2012) e Spínola (2009) a utilização do QI tem muitas vantagens, a salientar:
•Aumenta a atenção e concentração durante a aula.
•Aumenta a motivação para os conteúdos lecionados.
•Aumenta a participação e colaboração. Garante a permanência no tempo da mensagem e a sua difusão espacial libertando os alunos da tarefa de copiar para o caderno o conteúdo do quadro.
•Desenvolve a autonomia do conhecimento nos alunos.
•Desenvolve o pensamento crítico dos alunos.

Como tenho conhecimento que existem Quadros Interativos instalados em várias escolas considero ser um recurso que deve ser explorado. Para além disso, nos centros escolares, como era o meu caso, as salas do 1ºCEB estão equipadas com QI podendo as crianças do pré-escolar usufruir, também, desse recurso.
Obrigada pelo comentário.
Raquel Dias

Referências Bibliográficas:
Cortesão, M. (2012). O ensino de Poesia com Quadro Interativo. Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Spínola, T. M. (2009). A utilização do quadro interativo multimédia em contexto de ensino e aprendizagem. Impacte do projecto “O Quadro interactivo multimédia na RAM”. Dissertação de Mestrado. Aveiro: Universidade de Aveiro.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários