Olá, hoje vimos partilhar com vocês a 1.ª sessão oficial do nosso projeto. Nesta sessão as crianças estavam divididas em grupos de 3, cada grupo teria 3 objetos, e teria que classificá-los como máquinas e não máquinas
O objetivo foi desmistificar uma conceção alternativa sobre o facto de quando as crianças pensam em máquinas, imaginarem máquinas de lavar, carros, elevadores que são muito complexas e são movidas por motores (Buschel & Lenox, 2009), algo que sabemos não ser real, pois uma simples tesoura é uma máquina, e não tem motor, nem é deveras complexa. Além de ser uma conceção identificada pela literatura, também a pudemos comprovar na realização de uma entrevista semiestruturada, nas semanas anteriores, onde demos às crianças uma série de objetos para que estas pudessem escolher os que consideravam máquinas e não máquinas. Como podem imaginar, a maioria das crianças associou o termo “máquina” a objetos elétricos ou com um motor. Podem visualizar na imagem seguinte as ideias prévias das crianças:
Desta forma, pareceu-nos crucial ter como ponto de partida uma sessão que clarificasse o conceito de máquina, uma vez que o projeto será desenvolvido em torno de máquinas simples, permitindo assim um esclarecimento de conceitos e a desconstrução de algumas conceções alternativas que poderiam ser impeditivas na construção de algumas aprendizagens ao longo do projeto. Harlen (2008) afirma que o ensino das ciências desde os primeiros anos é essencial para que as crianças não criem ideias erradas, construídas intuitivamente desde cedo.
Bibliografia:
Buschel, A.; Lenox, S. (2009). Simple Machines – The Pulley System. Acedido a 20 de novembro em: http://www.personal.psu.edu/anb5027/blog
Harlen, W. (Ed.) (2010). Principles and big ideas of science education (pp. 6-50). Hatfield:Association for Science Education
E vocês que pensam do facto de termos iniciado o projeto desmistificando uma concepção alternativa das crianças sobre a temática?
Bom trabalho e beijinhos,
Ângela e Andreia