Quinta-feira, 28 de Novembro de 2013
Olá, hoje vimos partilhar com vocês a 1.ª sessão oficial do nosso projeto. Nesta sessão as crianças estavam divididas em grupos de 3, cada grupo teria 3 objetos, e teria que classificá-los como máquinas e não máquinas
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O objetivo foi desmistificar uma conceção alternativa sobre o facto de quando as crianças pensam em máquinas, imaginarem máquinas de lavar, carros, elevadores que são muito complexas e são movidas por motores (Buschel & Lenox, 2009), algo que sabemos não ser real, pois uma simples tesoura é uma máquina, e não tem motor, nem é deveras complexa. Além de ser uma conceção identificada pela literatura, também a pudemos comprovar na realização de uma entrevista semiestruturada, nas semanas anteriores, onde demos às crianças uma série de objetos para que estas pudessem escolher os que consideravam máquinas e não máquinas. Como podem imaginar, a maioria das crianças associou o termo “máquina” a objetos elétricos ou com um motor. Podem visualizar na imagem seguinte as ideias prévias das crianças:

Desta forma, pareceu-nos crucial ter como ponto de partida uma sessão que clarificasse o conceito de máquina, uma vez que o projeto será desenvolvido em torno de máquinas simples, permitindo assim um esclarecimento de conceitos e a desconstrução de algumas conceções alternativas que poderiam ser impeditivas na construção de algumas aprendizagens ao longo do projeto. Harlen (2008) afirma que o ensino das ciências desde os primeiros anos é essencial para que as crianças não criem ideias erradas, construídas intuitivamente desde cedo.
Bibliografia:
Buschel, A.; Lenox, S. (2009). Simple Machines – The Pulley System. Acedido a 20 de novembro em: http://www.personal.psu.edu/anb5027/blogs/di_block/The%20Pulley%2System.pdf
Harlen, W. (Ed.) (2010). Principles and big ideas of science education (pp. 6-50). Hatfield:Association for Science Education
E vocês que pensam do facto de termos iniciado o projeto desmistificando uma concepção alternativa das crianças sobre a temática?
Bom trabalho e beijinhos,
Ângela e Andreia
Boa noite Andreia e Ângela,
obrigada por partilharem as atividades que estão a realizar para o vosso relatório de estágio. Quantas sessões planearam? E pensam que através das sessões planeadas conseguem atingir os objetivos que estipularam de uma maneira geral? Já agora quais são?
Fizeram bem em realizar à priori uma entrevista às crianças de maneira a conhecerem um pouco o que as crianças já sabem sobre esta temática das máquinas. Desta forma também vos ajuda a entender o que podem planear e para criarem atividades que fiquem no limiar das capacidades das crianças. Porém, e sendo a área das ciências uma temática abrangente, na escolha de trabalharem as máquinas tiveram em atenção se era uma temática que as crianças gostam, ou não tiveram isso em conta? Tinham mesmo que trabalhar este tema?
Concordo com o autor que escolheram, Harlen (2008) que se deve trabalhar desde cedo o ensino das ciências com as crianças. Desde o pré-escolar que as crianças são curiosas e querem saber sempre mais, em temáticas como os animais, a galáxia ou mesmo o corpo humano. Digo isto porque na sala do pré-escolar em que estou a estagiar, as crianças, apesar de não terem nenhuma área destinada às ciências, gostam sempre de saber mais e apenas consigo satisfazer-lhes a curiosidade através da leitura de livros que têm na área da biblioteca sobre isto. Concordam que se deve trabalhar desde o pré-escolar? Sabem de outra maneira que posso trabalhar, mais a minha colega de estágio, as ciências sem ser através dos livros?
A desmistificação ou a exploração de alguma temática, na minha opinião, deve ser sempre o primeiro passo. Quando planificamos devemos ter isso em conta, pois se partimos para as atividades sem esclarecer primeiro as crianças, estas vão-se sentir perdidas na realização da mesma. Resultado, vão ter níveis baixos de implicação e vão fazê-la por fazer. Assim, devemos começar por explicar bem o que pretendemos, responder às dúvidas iniciais e cativá-las! O trabalho posterior correrá melhor :)
Continuação de bom trabalho e aguardo pelas restantes atividades. Boas experiências! :)
Beijinho, Carolina.
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