Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2013
A Maior Flor do Mundo

 

 

Olá meninas!!

 

Vimos falar-vos e apresentar-vos o nosso projeto de intervenção referente à unidade curricular de SIEA2.

Assim sendo, este tem como temas principais a Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural (SDLC) e o Desenvolvimento Sustentável (DS). 

O nosso projeto partiu da leitura e compreensão da obra “A Maior Flor do Mundo" de José Saramago, sendo que através desta foi possível dar início à exploração das diferentes temáticas, ou seja, a dimensão ambiental do DS (problemas ambientais, animais em vias de extinção e plurilinguismo) e a dimensão económica do DS (Portugal na Europa e Portugal na União Europeia, consumo responsável, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e direitos linguísticos e culturais).

Como podem observar na imagem, ao longo do desenvolvimento das sessões do projeto, os trabalhos realizados pelos alunos foram expostos na sala, criando assim a ligação do nosso projeto. É visível a maior flor do mundo e o que esta representa (de acordo com a obra), onde os alunos escreveram nas suas folhas o que é possível fazer para proteger o Planeta, as flores com pétalas de diferentes cores representam a biografia linguística de cada aluno, onde em cada pétala os alunos escreveram as línguas que falam, as línguas com que já contactaram, as línguas que não gostam e aquelas que gostariam de aprender, formando assim o jardim linguístico da turma.

Em relação aos animais em vias de extinção, os alunos realizaram um trabalho de grupo, onde cada um realizou um cartaz sobre um animal em vias de extinção e, posteriormente afixou a sua imagem no seu país de origem.

Ainda no planisfério, foi localizado Portugal no Mundo, na Europa e os países que pertencem à União Europeia, assim como os países que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Ao longo das nossas sessões utilizámos alguns instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, inquérito por questionário aos alunos, a biografia linguística, notas de campo, diário das descobertas, vídeogravação e fichas de sistematização.

Os alunos têm demonstrado interesse e curiosidade acerca destas temáticas e participam ativamente na execução das atividades e durante o diálogo que é realizado com eles.  

Beijinhos e continuação de um bom trabalho! J

 

 

Carla e Márcia 



publicado por marciaandreia às 17:03

De ana-resende a 27 de Novembro de 2013 às 18:50
Olá meninas :)

Gostei muito do vosso post, pelo facto de nos darem a conhecer o tema da vossa tese e as atividades que têm vindo a desenvolver.
Gostava de saber se as atividades foram realizadas em conjunto para a tese de cada uma ou se planearam atividades diferentes para cada tese. E porquê?
Eu e a minha colega de estágio, planeámos as atividades em conjunto, pois conseguimos arranjar atividades que se relacionavam e que respondiam a cada temática da tese que queríamos promover, nomeadamente as competências sociais e a autoestima.
As atividades que vocês planearam tinham que obejtivo? No nosso caso, era promover aquelas competências sociais que não estavam muito bem adquiridas pelas crianças (respeito de participação; pedir desculpa; interação social, escutar o outro; importância da não-agressividade), bem como a promoção da sua autoestima.
Achei interessante começarem o vosso projeto com a leitura de uma história que acabou por ser o ponto de partida e ligação de todas as atividades que fizeram. Segundo Faria e Mello (2009, p. 7 referido por Silva, 2012) ouvir uma história tem uma importância muito grande para a criança, faz com que ela se sinta importante, sinta que alguma coisa foi feita especialmente para ela. Elias José (2007, p.60 referido por Silva, 2012) expressa que a narração é uma arte que diverte, educa, ensina, desperta a criança para o espírito ético, para a verdadeira cidadania e sobretudo a leitura literária.
Por fim, aproveito para perguntar qual a reação das crianças quando os seus trabalhos foram expostos na sala? Contribuiu para a sua motivação para continuarem a participar nas atividades?

Continuação de um bom trabalho,
Ana Resende

Referências bibliográficas:
• Silva, M. (2012). A literatura infantil como recurso para a aquisição da linguagem da criança. Campinas: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Acedido a 27, novembro, 2013 em http://www2.unimep.br/endipe/2844p.pdf


De marciaandreia a 10 de Dezembro de 2013 às 11:59
Olá Ana Resende,
Tal como tu e a tua díade nós também decidimos planear as atividades do projeto em conjunto, uma vez que temos as temáticas gerais iguais, sendo que o que nos diferencia é que uma (Carla), no que diz respeito à Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural trabalhou os direitos linguísticos e culturais e a outra (Márcia) a competência plurilingue e na temática do Desenvolvimento uma focou-se mais na dimensão económica e outra na ambiental, respetivamente. Para além disso, decidimos planear em conjunto para que houvesse uma sequência lógica entre todas as sessões e para que as conseguíssemos integrar na prática pedagógica, tendo em conta os objetivos e metas propostas para este ano de escolaridade, nas diferentes áreas.
Relativamente aos objetivos do nosso projeto, das nossas sessões, tínhamos a intenção de promover a sensibilização à diversidade linguística e cultural, sensibilizar para a Educação em prol do Desenvolvimento Sustentável, desenvolver o respeito pelos outros e pela sua cultura e língua e proporcionar a compreensão dos direitos linguísticos e culturais.
A utilização do livro “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, como ponto de partido para as sessões do projeto a nosso ver foi muito interessante, pois a turma em que estamos gostam muito da hora do conto. Então através da análise do conto conseguimos chegar aos pontos que eram do nosso interesse, às temáticas pretendidas. Para além disso este livro faz parte da lista de livros que eles têm de estudar neste ano letivo, conseguindo assim alear as sessões do projeto com a prática pedagógica.
Por fim, relativamente à tua questão acerca das reações dos alunos aos trabalhos afixados, achamos que as reações foram boas, eles gostaram de ver os seus trabalhos afixados e até mesmo para verem o que os colegas fizeram, ou então, por exemplo, na flor linguística ver os gostos linguísticos dos colegas.

Obrigada pelo teu comentário e continuação de um bom trabalho!

Beijinho,
Carla e Márcia


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários