Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2013
A Maior Flor do Mundo

 

 

Olá meninas!!

 

Vimos falar-vos e apresentar-vos o nosso projeto de intervenção referente à unidade curricular de SIEA2.

Assim sendo, este tem como temas principais a Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural (SDLC) e o Desenvolvimento Sustentável (DS). 

O nosso projeto partiu da leitura e compreensão da obra “A Maior Flor do Mundo" de José Saramago, sendo que através desta foi possível dar início à exploração das diferentes temáticas, ou seja, a dimensão ambiental do DS (problemas ambientais, animais em vias de extinção e plurilinguismo) e a dimensão económica do DS (Portugal na Europa e Portugal na União Europeia, consumo responsável, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e direitos linguísticos e culturais).

Como podem observar na imagem, ao longo do desenvolvimento das sessões do projeto, os trabalhos realizados pelos alunos foram expostos na sala, criando assim a ligação do nosso projeto. É visível a maior flor do mundo e o que esta representa (de acordo com a obra), onde os alunos escreveram nas suas folhas o que é possível fazer para proteger o Planeta, as flores com pétalas de diferentes cores representam a biografia linguística de cada aluno, onde em cada pétala os alunos escreveram as línguas que falam, as línguas com que já contactaram, as línguas que não gostam e aquelas que gostariam de aprender, formando assim o jardim linguístico da turma.

Em relação aos animais em vias de extinção, os alunos realizaram um trabalho de grupo, onde cada um realizou um cartaz sobre um animal em vias de extinção e, posteriormente afixou a sua imagem no seu país de origem.

Ainda no planisfério, foi localizado Portugal no Mundo, na Europa e os países que pertencem à União Europeia, assim como os países que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Ao longo das nossas sessões utilizámos alguns instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, inquérito por questionário aos alunos, a biografia linguística, notas de campo, diário das descobertas, vídeogravação e fichas de sistematização.

Os alunos têm demonstrado interesse e curiosidade acerca destas temáticas e participam ativamente na execução das atividades e durante o diálogo que é realizado com eles.  

Beijinhos e continuação de um bom trabalho! J

 

 

Carla e Márcia 



publicado por marciaandreia às 17:03

De carolina-dias a 28 de Novembro de 2013 às 12:15
Olá Olá meninas :) achei o vosso post muito interessante, que reflete o que têm vindo a desenvolver para o vosso relatório de estágio. Antes de mais parabéns pois, através do vosso post, parece-me um projeto estruturado, com um tema firme, e com atividades encadeadas entre si através dos trabalhos expostos dos alunos, criando a ligação que vocês mencionaram.
Algumas das questões que vos quero colocar vão ao encontro do que as colegas já questionaram, nomeadamente se o projeto foi pensado pelas duas? Se as atividades são realizadas separadamente em função do que cada uma pretende ou se juntas conseguiram criar atividades na qual conseguem observar o que querem? Digo isto porque, eu e a minha colega de estágio, criámos atividades juntas para as nossas temáticas do relatório de estágio. As atividades que criámos têm como objetivo promover a autoestima, pois existe uma criança que tem baixa autoestima, evidenciada pela pouca colaboração, impulsividade, sentimento de inferioridade ou vergonha que demonstra, entre outros, e as competências sociais.
Para além destas questões gostaria de saber como realizaram a escolha do livro? É sempre complicado escolher um livro que aborde o que pretendemos e que transmita a mensagem que queremos passar para as crianças. Já conheciam o livro ou a vossa orientadora ajudou-vos nesta escolha?
Disseram que "... onde em cada pétala os alunos escreveram as línguas que falam ...", as crianças falam muitas línguas para além do português?
Falaram que na recolha de dados utilizaram os questionários, dou-vos algumas sugestões de leituras que certamente vos irá ajudar no capítulo da metodologia:
- Ketele, J. & Roegiers, X. (1993) Metodologia da recolha de dados. Lisboa: Instituto Piaget;
- Quivy, R. & Campenhoudt, L. (1995). MAnual de investigação em ciênias sociais. Lisboa: Gradiva

Gostaria de saber quantas sessões planearam? Sentem que as atividades que criaram evoluem conforme o gosto e interesses das crianças? Que ficam no limite das suas capacidades? Ou vocês focam-se mais nos objetivos não indo de encontro a estes fatores que mencionei?
Como planificam as vossas atividades do relatório de estágio em função do que têm que ensinar na prática pedagógica?


Continuação de bom trabalho :)

Beijinho, Carolina.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários