Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2013
Reflexão da minha prática pedagógica supervisionada

               Olá meninas!

 

Venho aqui partilhar convosco alguns aspetos que penso que são importantes e que fazem parte da minha reflexão intermédia.

Assim sendo, no início senti-me um pouco receosa, pois tive medo de não conseguir transmitir corretamente aos alunos os conteúdos e assim estes não conseguissem adquirir novos conhecimentos e aprender aquilo que eu lhes estava a lecionar. Por outro lado, também tive medo de não conseguir realizar o que tinha planificado e que os alunos saíssem prejudicados. Ao longo da minha intervenção senti que este receio ia diminuindo e assim foi possível que eu ficasse mais segura e confiante durante as aulas. Na minha opinião, um fator que contribuiu bastante para que eu conseguisse melhorar este aspeto foi o facto de eu preparar cada vez mais as minhas intervenções e estudar bem os descritores a lecionar, o que permitiu que eu fosse segura para as aulas e adotasse uma boa postura perante os alunos.

No que diz respeito à postura, penso que é boa, uma vez que falo num tom de voz adequado para que os alunos percebam bem o que estou a transmitir, demonstro alguma segurança e confiança, o que permite que os alunos respeitem o que digo e que eles próprios se sintam seguros e confiantes para participarem ativamente nas aulas e para que não tenham medo de errar. É ainda importante referir que penso ter conseguido criar uma boa relação com estes, onde existe respeito mútuo e que penso ter transmitido confiança e segurança para que as crianças pudessem falar comigo quando necessitassem e que percebessem que os ajudarei quando for preciso.

Em relação às estratégias adotadas, tento sempre com que os alunos estejam atentos ao que eu digo e por isso tento mostrar um tom de voz que lhes dê segurança, mas ao mesmo tempo que demonstre uma presença adulta e de respeito para que estes não aumentem o tom de voz e para que façam aquilo que eu digo, de forma a não existir desorganização e muito barulho na sala. Também tento sempre realizar atividades dinâmicas e interessantes com os alunos para que estes se sintam motivados, implicados e concentrados nas tarefas que estão a realizar (por exemplo, jogos interativos através da utilização do quadro interativo, realização de trabalhos de grupo, de trabalhos práticos - biografia linguística em forma de flor, visualização de vídeos, atividades que envolvam a expressão dramática, musical, plástica e motora).   

Outra das metodologias utilizadas e que também foi possível visualizar ao longo da fase de observação foi o facto de termos visto que é importante ter-se sempre em consideração os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema a trabalhar e, por isso, tentei que antes de cada aula os alunos referissem o que conheciam acerca dos conteúdos, sendo possível assim relacioná-los com exemplos do dia-a-dia (por exemplo, de que forma posso distribuir oito livros que recebi no meu aniversário numa estante com oito prateleiras), de forma a que as crianças percebessem melhor o que eu queria que aprendessem. Também é essencial utilizar esta metodologia para que os alunos se sentissem implicados e interessados durante as aulas, participando ativamente nestas.

Em suma, ao longo das minhas intervenções, a minha maior preocupação foi relativa às aprendizagens dos alunos.

Beijinhos e continuação de bom trabalho!

 

Carla Ribas Oliveira



publicado por carlaribas às 16:37

De ana-vivas a 5 de Dezembro de 2013 às 17:57
Olá Carla

Gostei muito de ler o teu post, pois consigo identificar-me contigo nos teus sentimentos ao longo da prática.
Inicialmente também tive muito receio de não conseguir transmitir aos alunos conteúdos novos e receio de que eles não me conseguissem respeitar. Mas penso que isto é completamente natural, pois pela primeira vez iríamos estar à frente de uma turma.

Quando falas em relação à colocação de voz, penso que esse é um aspeto crucial para um bom funcionamento das aulas. Neste contexto aprendi que a projeção de voz deve variar de situações para situações. pois é com ela que conseguimos gerir a turma.
Em relação a este assunto aproveito também para partilhar contigo algumas situações que se passaram nas minhas aulas. Inicialmente nas minhas intervenções senti que os alunos "testavam-nos" até onde poderiam ir com os seus comportamentos e atitudes menos apropriadas para a sala de aula. O que desde cedo percebi que não os poderia deixar passar os limites. Deste modo tive que ser firme ao ponto de parar com as brincadeiras e comportamentos que prejudicassem o bom funcionamento da aula. Ao longo dos tempos deixei de ter receio desta postura a firmeza, e rapidamente os alunos entenderam que sendo nós, estagiárias, ou a professora cooperante a dar a aula, os seu comportamento tinha que ser igual.

Outro aspeto que achei importante no teu post foi as estratégias que adotaste, pois de facto os alunos quando se sentem motivados a sua implicação é alta conseguindo assim ter uma boa aprendizagem. É importante planificarmos as aulas com recursos apelativos e lúdicos porque sem dúvida que os alunos se sentem mais interessados pelas atividades.

Beijinhos e continuação de bom trabalho
Ana Vivas


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários