Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2013
Reflexão da minha prática pedagógica supervisionada

               Olá meninas!

 

Venho aqui partilhar convosco alguns aspetos que penso que são importantes e que fazem parte da minha reflexão intermédia.

Assim sendo, no início senti-me um pouco receosa, pois tive medo de não conseguir transmitir corretamente aos alunos os conteúdos e assim estes não conseguissem adquirir novos conhecimentos e aprender aquilo que eu lhes estava a lecionar. Por outro lado, também tive medo de não conseguir realizar o que tinha planificado e que os alunos saíssem prejudicados. Ao longo da minha intervenção senti que este receio ia diminuindo e assim foi possível que eu ficasse mais segura e confiante durante as aulas. Na minha opinião, um fator que contribuiu bastante para que eu conseguisse melhorar este aspeto foi o facto de eu preparar cada vez mais as minhas intervenções e estudar bem os descritores a lecionar, o que permitiu que eu fosse segura para as aulas e adotasse uma boa postura perante os alunos.

No que diz respeito à postura, penso que é boa, uma vez que falo num tom de voz adequado para que os alunos percebam bem o que estou a transmitir, demonstro alguma segurança e confiança, o que permite que os alunos respeitem o que digo e que eles próprios se sintam seguros e confiantes para participarem ativamente nas aulas e para que não tenham medo de errar. É ainda importante referir que penso ter conseguido criar uma boa relação com estes, onde existe respeito mútuo e que penso ter transmitido confiança e segurança para que as crianças pudessem falar comigo quando necessitassem e que percebessem que os ajudarei quando for preciso.

Em relação às estratégias adotadas, tento sempre com que os alunos estejam atentos ao que eu digo e por isso tento mostrar um tom de voz que lhes dê segurança, mas ao mesmo tempo que demonstre uma presença adulta e de respeito para que estes não aumentem o tom de voz e para que façam aquilo que eu digo, de forma a não existir desorganização e muito barulho na sala. Também tento sempre realizar atividades dinâmicas e interessantes com os alunos para que estes se sintam motivados, implicados e concentrados nas tarefas que estão a realizar (por exemplo, jogos interativos através da utilização do quadro interativo, realização de trabalhos de grupo, de trabalhos práticos - biografia linguística em forma de flor, visualização de vídeos, atividades que envolvam a expressão dramática, musical, plástica e motora).   

Outra das metodologias utilizadas e que também foi possível visualizar ao longo da fase de observação foi o facto de termos visto que é importante ter-se sempre em consideração os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema a trabalhar e, por isso, tentei que antes de cada aula os alunos referissem o que conheciam acerca dos conteúdos, sendo possível assim relacioná-los com exemplos do dia-a-dia (por exemplo, de que forma posso distribuir oito livros que recebi no meu aniversário numa estante com oito prateleiras), de forma a que as crianças percebessem melhor o que eu queria que aprendessem. Também é essencial utilizar esta metodologia para que os alunos se sentissem implicados e interessados durante as aulas, participando ativamente nestas.

Em suma, ao longo das minhas intervenções, a minha maior preocupação foi relativa às aprendizagens dos alunos.

Beijinhos e continuação de bom trabalho!

 

Carla Ribas Oliveira



publicado por carlaribas às 16:37

De carolina-dias a 28 de Novembro de 2013 às 13:07
Bom dia Carla :)

É bom quando nos sentimos seguras do que estamos a fazer não achas? :) e o método que adotaste é o melhor para te ajudar nas tuas inseguranças.
Ainda bem que falaste na criação de laços com as crianças, pois assim partilho contigo o que passei no semestre passado. Estive a estagiar numa turma do 3.º ano, no colégio D. José I e, ao início, tive algumas dificuldades na criação de laços com a turma. A mesma tinha estado, no 1.º período, com outra díade da qual gostaram muito de trabalhar. Resultado? As crianças lembravam-se delas e ficaram reticentes com a nossa presença. Demorou algum tempo até as crianças sentirem que estávamos ali para as ajudar, para terem alguém em quem podiam confiar, e para além das crianças nos colocarem à parte, a professora fazia questão de passar-nos a mensagem de que não estávamos a agarrar a turma, quando nos esforçávamos todos os dias para criar boas relações com eles. Após este momento difícil que passámos, conseguimos ficar amigas das crianças e transmitir-lhes segurança.
Um método que adotei na sala quando as crianças estavam mais agitadas era calar-me e cruzar os braços. Ao olharem para mim as crianças calavam-se ou mandavam calar os colegas e o silêncio voltava a reinar. Desta forma, eu não entrava no barulho deles nem gritava com eles e sozinhos conseguiam entender que eram os próprios que criavam o barulho.
Com a tua última frase percebi que relevas as aprendizagens das crianças. Entendo que o faças por ser uma turma de 4.º ano que vai realizar exames. Mas não descures o que a criança gosta, lhe interessa, se está predisposta ou não em determinado dia para aprender, porque mais que a aprendizagem é a criança se sentir bem e, a seguir, aprender.

Desejo-te a continuação do bom trabalho que estás a realizar :)

Beijinho, Carolina.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários