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Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013
Articulação de esforços entre educadores e professores do 1.º ciclo
Articulação de esforços entre educadores e professores do 1.º ciclo

 

Boa tarde meninas, 

 

hoje partilho com vocês um assunto que desenvolvi num trabalho de grupo e penso que seja pertinente partilhá-lo com vocês. Refiro-me à ligação entre educadores e professores do 1.º ciclo. Infelizmente nem sempre é conferida a devida importância a este assunto, que passa despercebido a muitos profissionais de educação. 

O facto de no semestre passado ter tido a oportunidade de estagiar no pré-escolar, e de neste momento me encontrar a realizar a prática pedagógica no 1º ciclo, permite-me ter a noção da importância da relação entre educadores e professores. 

Os primeiros anos de escolaridade são essenciais para que no futuro as crianças possam alcançar o sucesso educativo, e deste modo cabe aos profissionais de educação fazer os possíveis para que isto aconteça. 

A transição entre o pré-escolar e 1.º ciclo é para todas as crianças um período de mudança, e por vezes um período de difícil adaptação ao novo nível de ensino. Assim sendo, e como refere José Reis-Jorge (2007), esta transição é importante devido "à necessidade de tornar este processo um elemento facilitador de adaptação e promotor de desenvolvimento tendo por base o conceito  de continuidade" (Dunlop, 2003 citado por Reis-Jorge, 2007, p. 10). Uma boa adaptação à escola é sem dúvida um elemento facilitador para que as crianças desenvolvam aprendizagens e construam uma boa relação com os outros. Para tal é necessário que a criança se sinta segura e saiba que pode confiar em quem a rodeia. Conforme Portugal (2008), "as crianças necessitam de desenvolver sentimentos de confiança em relação ao mundo, sendo que neste processo é essencial ter-se atitudes e cuidados educativos disponibilizando à criança a noção de previsibilidade do contexto" (p.46). Face ao exposto, é necessário que exista entre o educador e professor do 1.º ciclo um diálogo de forma a não comprometerem a aprendizagem das crianças. 

O professor do 1.º ciclo deve ter um conhecimento prévio do percurso realizado no  jardim de infância e as aquisições feitas pelas crianças neste nível de ensino devem ser valorizadas e familiarizadas com as aprendizagens que irão desenvolver no 1.º ciclo. Por outro lado, o educador  deve conhecer as exigências impostas no 1.º ciclo, de modo a preparar as crianças para o que as espera. Se todos estes esforços forem tidos em consideração, a criança terá acesso a uma transição contínua que promoverá o seu desenvolvimento harmonioso. 

 

Espero que este post vos permita refletir sobre a importância da articulação de esforços entre os educadores e professores do 1.º ciclo, para que no futuro possam passar à ação de modo a que os vossos alunos tenham uma boa adaptação e consequentemente possam alcançar o sucesso educativo. 

Beijinhos, 

Sabrina Duarte. 

 

Referências bibliográficas: 

 

Jorge-Reis, J. (2007). Transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: aspetos problemáticos e o papel da formação de professores/educadores, O Professor, nº 95, III Série, pp. 10-13.

 

Portugal, G. (2008). Desenvolvimento e Aprendizagem da Infância In Relatório de Estudo – A educação das Crianças dos 0 aos 12 anos, Conselho Nacional de Educação, http://www.cnedu.pt/files/pub/EducacaoCriancas/5-Relatorio.pdf, disponível em 25 de maio de 2013, pp. 33-67



publicado por ssd às 12:47

De mrmo a 25 de Novembro de 2013 às 22:57
Olá Sabrina :)

A articulação de esforços entre educadores e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico é realmente muito importante. Esta articulação entre os contextos facilita as transições e contribui para uma melhor adaptação da criança, promovendo um melhor desenvolvimento da mesma e uma maior motivação e capacidade para aprender.
Desta forma, é necessário potenciar uma educação de qualidade desde os primeiros anos da criança, de modo a proporcionar o sucesso educativo, pois assim a continuidade entre ciclos irá ser entendida como “ […] uma forma de conseguir proporcionar uma ampla capacidade de agarrar naquilo que é novo e (…) de garantir o progresso” (Dunlop, 2003, citado por Vasconcelos, 2008, p. 156).
Segunda Serra (2004), o sucesso educativo surge quando existe uma boa adaptação à escola, uma vez que “ […] as trocas, interações e ligações particulares com os outros (…) são condições fundamentais para o desenvolvimento sensoriomotor, representação simbólica, linguagem e pensamento” (p. 74). Assim sendo, o educador e o professor devem garantir que a transição entre o pré-escolar e 1.º ciclo permita atenuar situações que coloque em causa o desenvolvimento de algumas crianças. Para isso, os docentes e crianças devem compreender os desafios que lhes serão propostos na fase seguinte, para adquirirem a consciência de que as mudanças e adaptações individuais fazem parte do processo conhecido como “Crescer” (Idem, p. 91).

Continuação de um bom trabalho!
Beijinho.
Márcia Oliveira.

Referências bibliográficas:

Serra, C. M. A. M. (2004). Currículo na Educação Pré-Escolar e Articulação Curricular com o 1º Ciclo do Ensino Básico, 21, Colecção Educação, Porto Editora, Porto.

Vasconcelos, T. (2008). Educação de Infância e Promoção da Coesão Social In Relatório de Estudo – A educação das Crianças dos 0 aos 12 anos, Conselho Nacional de Educação, http://www.cnedu.pt/files/pub/EducacaoCriancas/5-Relatorio.pdf, disponível em 25 de maio 2013, pp. 154-156.


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