Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Domingo, 24 de Novembro de 2013
Aprofundamento Conceptual

Olá, meninas!

 

 

 

 

Hoje decidimos colocar um post onde aprofundamos conceitos relacionados com esta unidade curricular (Gestão de Comunidades de Aprendizagem On-line). Estivemos a ler alguma informação neste sentido e, por isso, decidimos partilhar convosco alguma informação.

À unidade curricular Gestão de Comunidades de Aprendizagem On-line encontram-se associados vários conceitos, que importa aprofundar e explicar.

Segundo Sihler (s.d.), as comunidades virtuais são “comunidades ou grupos de pessoas com interesses em comum que se organizam no ciberespaço, tendo como objetivo compartilhar informações sobre assuntos de interesse de determinada comunidade […]” (p. 5). Esta partilha de informações proporciona “a ampliação do conhecimento sobre determinado assunto […]” (Sihler, s.d., p. 5). Assim, numa comunidade virtual as pessoas vão trocando informações, conhecimentos, vivências e opiniões através da internet, aprendendo assim em conjunto.

As pessoas que fazem parte da comunidade ao interagirem uns com os outros desenvolvem os seus conhecimentos, sendo que segundo o mesmo autor “as comunidades virtuais de aprendizagem priorizam a interação social, a aprendizagem colaborativa e o trabalho cooperativo” (Sihler, s.d., p. 5). Há uma aprendizagem colaborativa, na medida em que cada pessoa da comunidade ao tentar ajudar a esclarecer o assunto em questão, partilha os seus conhecimentos, mas ao mesmo tempo, aprofunda-os. Assim, com o diálogo e troca de informações todos aprendem.

Também importa ainda salientar que “nestas comunidades há a oportunidade de uma aprendizagem ativa, onde o indivíduo tem um papel principal na construção de seu conhecimento […]” (Sihler, s.d., p. 5).

 

Esperamos que o vosso estágio esteja a correr J

 Beijinhos,

 Daniela Ferreira e Joana Ferreira

Referência Bibliográfica:

Sihler, A. P. (s.d.). Comunidades Virtuais: aprendizagem colaborativa. Brasil.

 


tags: , ,

publicado por danielafferreira às 21:18

De mrmo a 25 de Novembro de 2013 às 23:23
Olá Daniela e Joana :)

Gostei muito do vosso post, pois diz respeito ao que temos desenvolvido neste blog através das partilhas que vamos efetuando através dos post e dos comentários.

Relativamente ao que referiram só quero acrescentar que as comunidades de aprendizagem online têm como finalidade a aprendizagem de forma construtiva entre todos os intervenientes, onde estes partilham entre si os seus conhecimentos, pois “ […] é através da interação que o sujeito vai procedendo à internalização de conhecimentos, papéis e funções sociais, num processo de transição entre o plano social (interpessoal) e o plano individual (intrapessoal), do qual resulta a construção de novos esquemas mentais. (Afonso, 2009, p.16)

Continuação de um bom trabalho!
Beijinho.
Márcia Oliveira.

Referências bibliográficas:

Afonso, A. (2009). A gestão das Comunidades de Aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem. (Um estudo de caso). Coimbra: Universidade de Coimbra.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários