Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2013
Apresentação da turma

Olá meninas ;)
Hoje venho dar-vos a conhecer o grupo de alunos onde me encontro a realizar a minha prática pedagógica. 
Trata-se de um grupo com 21 alunos, 13 rapazes e 8 raparigas, integrando três alunos com necessidades educativas especiais de caráter prolongado, abrangidos por medidas educativas ao abrigo do Dec. Lei nº3/2008 de 7 de janeiro, nomeadamente dois alunos portadores de multideficiência e um aluno com atraso global de desenvolvimento. As idades destes alunos encontram-se compreendidas entre os 7 e 8 anos, sendo que maioritariamente apresentam 7 anos. 
É um grupo bastante motivado para aprender, contudo os momentos de atenção/concentração dos alunos são demasiado curtos e verificando-se assim, alguma falta de interiorização e cumprimento de regras, fator este que nos parece influenciar a criação de condições propícias à aprendizagem.
Durante o período em que nos encontramos a estagiar, fomo-nos apercebendo que os alunos com necessidades educativas especiais se encontram perfeitamente integrados na turma. Sempre que estes alunos se juntam com a turma é visível a alegria e o carinho que os mesmos sentem por estas crianças, tentando sempre apoia-los em todas as atividades onde estes estejam. 

Continuação de um bom trabalho para todas :)
Beijinhos

Sandra Moura


tags: , ,

publicado por sandramoura às 21:47

De baptista a 21 de Novembro de 2013 às 17:00
Olá Sandra :)

A partir da leitura do teu post vejo que estás perante um grupo de crianças com diferentes necessidades. Todavia, considero esse facto uma mais valia para ti, visto que te permite lidar desde já com diferentes situações, certamente. Não sei se concordas comigo :)

No entanto, gostaria de saber se no momento de planificares as tuas aulas planificas diferentes atividades para os três alunos que referes com necessidades educativas especiais.

Em relação aos curtos momentos de atenção/concentração do grupo, esses proveem do grupo em geral ou de algumas crianças em particular? Como geres esses momentos?

Relativamente à última frase que referes, é gratificante vermos que crianças com necessidades educativas especiais não são excluídas do grupo, só porque têm outro tipo de necessidades.

Continuação de bom trabalho :)

Beijinho.

Sandra Baptista.


De sandramoura a 25 de Novembro de 2013 às 23:01
Olá Sandra :)

Claro que partilho da mesma opinião que tu. Tem sido sem dúvida um desafio, mas tem tido as suas recompensas :) No que diz respeito às crianças com NEE devo salientar o fato de duas delas se encontrarem na turma somente nas áreas de expresões artísticas e motoras e uma outra a tempo inteiro. Assim inicialmente as nossa planificações não contemplavam estas crianças, pois quando iniciamos a nossa prática os alunos ainda estavam a ser avaliados pelos professores de educação especial. Agora, numa fase mais recente, já temos em atenção essas crianças, sendo que as planificações são feitas também a pensar nelas.
Relativamente aos curtos momentos de concentração, optámos por realizar atividades mais práticas, todavia nem sempre é possível, pelo que adoptamos a estratégia do "toque", isto é, sempre que uma criança se encontra distraída tocámos-lhe discretamente para que a mesma volte à atividade que estava a realizar. Esta estratégia não funciona com todas as crianças, sendo que decidimos implementar o conselho de turma e o diário de turma, que se realizam todas as 6ª feiras e onde debatemos alguns assuntos como por exemplo os momentos de distração dos alunos, uma vez que sentimos a necessidade de perceber se existiria uma causa por trás destas distrações. Constatamos que em alguns alunos esses momentos de distração tinham uma causa, todavia existiam alunos onde tal não acontecia, pelo que decidimos trabalhar individualmente com os mesmos.

Espero ter esclarecido as tuas dúvidas :)
Beijinho


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários