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Segunda-feira, 18 de Novembro de 2013
A Índia chegou à nossa sala!!!

 Olá meninas :)

Esperamos que esteja tudo a correr bem no vosso estágio :)

Hoje queremos partilhar convosco uma situação que foi nova na nossa sala.

Certo dia, de manhã chegou à nossa sala uma nova amiguinha. No entanto, esta nossa amiguinha não sabia falar nem compreendia o nosso português e o inglês. A única língua que ela falava e compreendia era o indiano, a sua língua materna.

Pensámos: Pois bem e agora? O que fazemos?

No primeiro dia, esta menina ficou muito bem na sala, mesmo sem conhecer quem e o que a rodeava. Todas ficamos admiradas com tal reação.

Como não compreendiamos o que ela queria/precisava tentávamos satisfazer-lhe as necessidades básicas. Rapidamente aprendeu a pedir para fazer xixi.

Desta forma, o primeiro dia correu muito bem.

No dia seguinte, quando os pais a vieram trazer ela fez uma birra das grandes, sendo muito complicado para a conseguir acalmar. 

Do segundo dia em diante, as coisas foram piorando. A menina mal avistava o edifício começava aos gritos.

Como esta situação foi-se mantendo, a menina chegou mesmo a adoecer. Assim, os pais optaram por a retirar do jardim de infância, ficando em casa com a mãe, uma vez que esta é doméstica.

Já alguém vivenciou alguma situação do género?

O que acham da atitude destes pais? Terá sido a mais correta?

Que estratégias adotariam para tentar integrar esta criança, que não consegue comunicar convosco a não pelo indiano, na vossa sala?

Continuação de bom trabalho.

Beijinho

Ivete Teixeira e Vânia Castro



publicado por vaniacastro às 12:49

De baptista a 21 de Novembro de 2013 às 17:34
Olá minhas queridas :)

Também espero que o vosso estágio esteja a correr lindamente :p

Efetivamente, esta é uma situação que não acontece regularmente. Eu própria nunca experienciei uma situação como essas, onde a criança não falasse português. No entanto, quando situações inesperadas acontecem temos que dar a volta por cima e saber lidar com elas.

A reação da menina parece-me uma reação comum a muitas crianças quando chegam pela primeira vez ao jardim-de-infância, uma vez que para elas tudo é visto como novo. Para esta criança julgo que seria ainda mais complicado, não sabendo ela falar, a não ser indiano, língua que, parto do princípio, desconhecida por todos os intervenientes do grupo.

Todavia, a reação dos pais, na minha perspetiva, é que não foi a mais adequada, visto que se eles cederam uma vez, a menina pode achar que poderão ceder sempre e, num outro momento em que tentem integrar a menina num outro jardim-de-infância, esta pode reagir de igual forma e, assim, nunca se vai adaptar a nenhum jardim-de-infância. Contudo, como a menina adoeceu, imagino que não tenha sido uma decisão fácil de ser tomada pelos pais.

Uma das possíveis estratégias a adotar seria falar com os pais mas, pelo que percebi eles não falam português, o que dificulta ainda mais a situação. Para além disso, nos primeiros dias poderiam deixar a criança andar mais livremente, nas áreas que esta mais gostasse e com recursos que ela escolhesse, de forma a integrá-la no grupo e a ambientá-la na sala.

Já agora, como reagiram as outras crianças à presença dessa menina indiana na sala?

Continuação de um bom trabalho :)

Beijinho.

Sandra Baptista.


De vaniacastro a 26 de Novembro de 2013 às 12:44
Olá Sandra :)
A menina andava pela sala completamente à vontade. O único momento em que percebemos que ela se empenhou a realizar uma atividade da sala foi uma atividade onde trabalhava com tintas.
Quando ela chegou à sala, as outras crianças como se aperceberam que ela só chorava e não falava a língua deles, ignoraram-na um pouco, não brincando sequer com ela, o que a nosso ver também dificultou a sua integração.
Continuação de bom trabalho.
Beijinho,
Ivete Teixeira e Vânia Castro


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