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Segunda-feira, 18 de Novembro de 2013
A Índia chegou à nossa sala!!!

 Olá meninas :)

Esperamos que esteja tudo a correr bem no vosso estágio :)

Hoje queremos partilhar convosco uma situação que foi nova na nossa sala.

Certo dia, de manhã chegou à nossa sala uma nova amiguinha. No entanto, esta nossa amiguinha não sabia falar nem compreendia o nosso português e o inglês. A única língua que ela falava e compreendia era o indiano, a sua língua materna.

Pensámos: Pois bem e agora? O que fazemos?

No primeiro dia, esta menina ficou muito bem na sala, mesmo sem conhecer quem e o que a rodeava. Todas ficamos admiradas com tal reação.

Como não compreendiamos o que ela queria/precisava tentávamos satisfazer-lhe as necessidades básicas. Rapidamente aprendeu a pedir para fazer xixi.

Desta forma, o primeiro dia correu muito bem.

No dia seguinte, quando os pais a vieram trazer ela fez uma birra das grandes, sendo muito complicado para a conseguir acalmar. 

Do segundo dia em diante, as coisas foram piorando. A menina mal avistava o edifício começava aos gritos.

Como esta situação foi-se mantendo, a menina chegou mesmo a adoecer. Assim, os pais optaram por a retirar do jardim de infância, ficando em casa com a mãe, uma vez que esta é doméstica.

Já alguém vivenciou alguma situação do género?

O que acham da atitude destes pais? Terá sido a mais correta?

Que estratégias adotariam para tentar integrar esta criança, que não consegue comunicar convosco a não pelo indiano, na vossa sala?

Continuação de bom trabalho.

Beijinho

Ivete Teixeira e Vânia Castro



publicado por vaniacastro às 12:49

De ana-resende a 20 de Novembro de 2013 às 19:44
Olá :)
De facto é complicado quando nos deparamos com uma situação como esta que vocês vivenciaram. Isto porque, a adaptação de uma criança à escola, já por si, é complicada e, para complicar mais, neste caso, a criança foi inserida num contexto completamente diferente àquele que supostamente está habituada, com adultos e crianças que não percebem a língua que fala, dificultando assim a sua interação e integração.
Eu, nunca vivenciei uma situação destas. Mas não considero a atitude dos pais a mais correta, pois não deram o tempo suficiente para a criança se adaptar. Contudo e, não sei se isso aconteceu, também é da responsabilidade da educadora abordar estes pais, no sentido de os fazer perceber que esta é uma situação normal, que o facto de acriança ter ficado doente pode ter sido uma chamada de atenção ou uma reação natural ao desconhecido, explicar que a criança não é a única a ter aquelas reações e que só com o tempo é que ela se vai ambientando, etc...
Caso eu venha a vivenciar uma situação como esta, uma das estratégias que pensaria em adoptar seria em falar com os pais, com o objetivo de me darem a conhecer a criança, as suas necessidades e interesses, a que rotinas está habituada, se não gosta de alguma coisa, etc..., para que assim ficasse a conhecer melhor a criança e, desta forma ajudá-la na sua integração. Também, uma outra estratégia que poderia resultar, nos primeiros tempos, seria comunicar através de imagens, para facilitar a sua interação e comunicação.
Obrigada por terem partilhado esta experiência e continuação de um bom trabalho.
Beijinho,
Ana Resende


De vaniacastro a 20 de Novembro de 2013 às 20:44
Olá Ana :)
A educadora foi tentando, como conseguia, abordar os pais da normalidade da situação e chegou a alerta-los que, uma vez, que esta menina nunca tinha estado num ambiente semelhante, era normal que adoecesse.
De frisar que, para dificultar toda a integração desta criança, a mãe apenas falava indiano e o pai falava muito pouco de inglês .
Há situações mesmo complicadas de lidar que parece que todas as estratégias possíveis de utilizar são em vão.
Continuação de bom trabalho.
Beijinho,
Ivete Teixeira e Vânia Castro


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