Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sábado, 16 de Novembro de 2013
Rapunzel ... o trabalho de projeto

 Olá meninas J

 

Gostaríamos de partilhar convosco umas das estratégias que estamos a implementar junto do nosso grupo de crianças. Esta estratégia consiste no desenvolvimento de um trabalho de projeto, que tem como objetivo a dramatização da história “Rapunzel”. Optámos por trabalhar esta metodologia, porque permite trabalhar com as crianças individualmente e em pequeno e grande grupo, bem como o trabalho colaborativo, proporcionando oportunidades para que as crianças participem de forma ativa na construção das suas aprendizagens.

Segundo Vasconcelos (2011) o trabalho de projeto é “uma abordagem pedagógica centrada em problemas” (p. 10) e que permite “ […] desenvolver e estimular os processos de aprendizagem e de co-construção do conhecimento” (p. 8).       O trabalho de projeto é composto por quatro fases: a Definição do Problema, a Planificação e Lançamento do Trabalho, a Execução e a Avaliação/Divulgação (Vasconcelos, 2011). Ao proporcionar às crianças o envolvimento nas quatro fases que constituem esta metodologia de trabalho, estamos a fomentar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, essenciais para que se tornem cidadãos ativos. Para além disto, permite que as crianças se tornem nos principais agentes na construção do seu conhecimento e que, desse modo, aprendam a aprender.

E vocês, ao longo da vossa Prática Pedagógica Supervisionada, já desenvolveram ou pensam vir a desenvolver algum trabalho de projeto?

 

Continuação de bom trabalho.

Beijinhos J

Márcia Oliveira e Sandra Baptista.

 

Referência Bibliográfica:

 

Vasconcelos, T. (Coord.) (2011). Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar metodologias. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência/Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 


tags:

publicado por baptista às 16:38

De vaniacastro a 18 de Novembro de 2013 às 18:41
Olá meninas :)
Vejo que o vosso projeto já vem sendo trabalhado desde cedo, nas vossas intervenções.
Mas em relação ao vosso projeto estou um pouco confusa...este projeto surgiu com base em quê? O tema da dissertação de cada uma é explorado com base nesta dramatização da história?
Eu e a Ivete, como sabem, também já começamos a implementar o nosso projeto, mas vejo que a forma como nos organizamos é muito distinta da vossa. Tal como a Sabrina e a Ana, brevemente falaremos um pouco em que consiste este projeto e como ele está a ser implementado.
Gostava que me falassem um pouco mais do vosso projeto.
Continuação de bom trabalho.
Beijinho,
Vânia Castro


De baptista a 23 de Novembro de 2013 às 17:58
Olá.

Queremos informar que a resposta ao teu comentário aparece como um comentário ao post, uma vez que como as questões que nos foram colocadas eram análogas, resolvemos fazer um comentário geral.

Beijinho.

Márcia Oliveira e Sandra Baptista.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários