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Quinta-feira, 14 de Novembro de 2013
Caracterização da Realidade Pedagógica

 O contexto em que estamos inseridas pertence ao Agrupamento de Escolas de Esgueira e tivemos oportunidade de contactar com um grupo de 22 crianças, com idades abrangidas entre os três e os seis anos, do Jardim de Infância, sendo que este é heterogéneo, tendo 16 crianças do sexo masculino e 6 do feminino. Assim sendo, fizemos uma análise acerca do contexto em que se inserem, ou seja, o meio envolvente onde se encontra o contexto educativo, o agrupamento em si focando-nos mais sobre o jardim-de-infância, a caracterização das crianças e da família, a organização e gestão da interação e por fim uma breve reflexão sobre a nossa experiência de observação.  

Relativamente ao agrupamento de escolas da rede pública é possível afirmar que está situado na periferia de Aveiro, abrangendo uma zona rural e urbana, com uma extrema multiculturalidade, desde famílias estrangeiras a outras etnias.

O estabelecimento de Esgueira é constituído por 2 edifícios e pelo espaço exterior. O edifício onde funciona o 1º ciclo é formado por dois pisos, com o total de 8 salas de aula, uma biblioteca, uma Unidade de Ensino Estruturado para alunos com Perturbações do Espectro do Autismo, uma sala de professores, um bufete, um gabinete da coordenação, um gabinete para apoios e instalações sanitárias. O Pré-Escolar conta com duas salas de atividades, instalações sanitárias e um gabinete de trabalho para docentes e outros técnicos.

O espaço livre exterior dispõe de três pequenos cobertos anexos à escola básica com acesso a zonas verdes. As crianças também podem usufruir de equipamento lúdico – pedagógico, nomeadamente de duas balizas, dois circuitos de pneus, uma caixa de areia e jogos tradicionais em calçada, porém o espaço exterior apresenta um estado descuidado e transmite pouco dinamismo.

No geral, as instalações do jardim-de-infância estão bem tratadas e com boas condições de higiene.

A sala número dois do jardim-de-infância de Esgueira (onde estamos a implementar a nossa prática pedagógica supervisionada) encontra-se dividida em distintas áreas, nomeadamente a casinha (faz de conta), a manta/jogos de chão, os jogos de mesa, a biblioteca, a escrita, a pintura, o desenho, a colagem, a modelagem, o computador e o cantinho da ciência (à descoberta do mundo), existindo diferentes recursos/materiais para serem utilizados pelas crianças.

A mesma é bem iluminada, arejada, ampla o que contribui para uma fácil deslocação das crianças no espaço. As mesas estão dispostas em grupos no centro da sala e os materiais encontram-se em móveis separados pelas diferentes áreas. Um aspeto bastante importante de referir é que os móveis e alguns dos materiais estão acessíveis às crianças, o que facilita a sua aquisição e promove o seu trabalho autónomo, pois na hora de brincar livremente as crianças podem escolher os materiais que precisam para a realização da sua atividade e ir buscá-los sem precisarem de ajuda da educadora.

No que diz respeito ao clima de grupo, observámos que é bom, em que as interações que as crianças têm entre si e com os adultos existentes na sala são positivas, existindo uma relação de confiança, respeito, cooperação e segurança. No entanto, de vez em quando é possível observar pequenos desentendimentos entre as crianças e disputas de materiais. Apesar desta situação, as crianças são incentivadas pela educadora a refletir e resolver as divergências existentes.

Em relação aos modelos curriculares presentes em contexto de sala de aula, verifica-se a existência do Currículo High-Scope, sendo que a preocupação fundamental é em torno da autonomia da criança e as atividades planificadas pela educadora devem responder ao desenvolvimento e aos interesses de cada criança, a sala encontra-se divida em áreas diferenciadas de atividades, o que proporciona às crianças diferentes aprendizagens curriculares, nomeadamente, aprendizagem ativa, onde exploram o ambiente em que estão inseridos, estabelecendo relações interpessoais. Quanto ao Modelo da Escola Moderna (MEM), onde apenas são visíveis alguns parâmetros no contexto, particularmente a existência de grupos verticais na sala (idades variadas), espaço para as crianças brincarem, explorarem e descobrirem, as rotinas e os espaços são organizados pela educadora de forma a promover a cooperação e participação das crianças.

 

 Continuação de um bom trabalho!

Inês e Gisela

 



publicado por ines-luciana às 18:11

De danielafferreira a 15 de Novembro de 2013 às 23:50
Olá Inês e Gisela :)

Gostei do vosso post, pois dá a conhecer o vosso contexto e também a sala na qual estão a estagiar.
No vosso post, vocês referem as diversas áreas da vossa sala. No semestre passado, estive a estagiar numa sala de jardim-de-infância e não tinha a área das ciências. Mas mesmo não existindo esta área trabalhei as ciências (por exemplo: germinação, flutuação). Vocês dinamizam este espaço?
Também a sala onde estive a estagiar era uma sala heterogénea. O que estão a sentir ao trabalhar com uma sala heterogénea? Sentem dificuldades? Acham que traz vantagens trabalhar com uma sala heterogénea?
Pergunto isto, porque quando estive a estagiar na educação pré-escolar inicialmente senti dificuldades, principalmente na planificação de atividades.


Continuação de bom trabalho.

Beijinhos,
Daniela Ferreira


De ines-luciana a 4 de Dezembro de 2013 às 16:49
Olá Daniela Ferreira! : )

A área “ À descoberta do Mundo” surgiu uma vez que as crianças têm bastante interesse pelo conhecimento do mundo. Visto que o nosso trabalho de projeto ocupa os três dias de intervenção não nos foi possível dinamizar o espaço em questão. No entanto, quando as crianças estão nesta área temos sempre a preocupação de as auxiliar (livros e materiais para explorar) de forma a torná-las mais autónomas ao nível das suas aprendizagens e explorar com elas a temática de interesse tentando tirar todas as dúvidas que possam surgir.
Na nossa opinião uma sala heterogénea é uma mais-valia para o desenvolvimento de todo o grupo, pois independentemente das idades ajudam-se uns aos outros, não sendo necessariamente os mais velhos a ajudar os mais novos, na nossa sala, por vezes acontece o contrário, alguns dos mais novos são bastantes interessados e responsáveis, preocupando-se com o outro. Não sentimos dificuldades por ser um grupo heterogéneo, mas sim por ser um grupo com crianças um pouco problemáticas, tentado pôr-nos sempre à prova.

Obrigada pelo comentário. Continuação de um bom trabalho.
Beijinhos,
Gisela Silva e Inês Alves


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