Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 12 de Novembro de 2013
Descobre as minhas vivências!

Olá!

Cá estou eu mais uma vez para vos mostrar algumas das atividades que se têm desenvolvido na minha sala preferida.

Os temas principais desenvolvidos até agora incidiram sobre a "alimentação saudável", "exercício físico e higiene pessoal", "dia das bruxas" e "dia de São Martinho". Estes temas surgiram em diálogo entre as minhas estagiárias e a educadora desta sala, pois todas as semanas têm uma reunião em que abordam, não só o que têm de planificar, como também o grupo de crianças, algum problema que surja, entre outros assuntos.

Relativamente às atividades realizadas para o primeiro tema mencionado, estas consistiram numa prova de sabores, numa espetada de fruta, num jogo de distinção de alimentos, na realização de um prato saudável através de recortes de alimentos de jornais e revistas. Estas atividades correram bem, foram bem recebidas pelas crianças e, o principal objetivo foi cumprido, nomeadamente o de as crianças reconhecerem os alimentos e a  importância de uma alimentação saudável .

      

 

                                    

 

Para o segundo tema, as atividades que foram realizadas consistiram na visualização de um filme sobre a importância da fruta, dança de uma música, relaxamento com recurso a uma música calma, pintura de desenhos alusivos à rotina matinal das crianças, ensino de uma música sobre a rotina diária, presença de um higienista oral que fez um diagnóstico a cada criança e explicou-lhes a importância  e de como se devem lavar os dentes. Todas estas atividades, de uma forma geral, correram conforme o previsto e ficámos a saber que as crianças têm noção da importância da higiene, sendo visível também na preocupação que têm de lavar as mãos antes de cada refeição.

 

                                                              

 

No que se refere à temática do dia das bruxas, as atividades desenvolvidas remeteram para a desmistificação do medo (presença de uma bruxa, fantasma,caixa das emoções), realização de alguns recursos para o festejo do dia das bruxas (realização de um móbil decorativo, fatos e chapéus de bruxa). leitura da história bruxa Mimi  e realização de um baile de bruxas. Estas atividades suscitaram um pouco de agitação na turma durante a semana, uma vez que estiveram em causa os medos e receios das crianças.

          

 

                                                          

 

Por fim, as atividades realizadas para o São Martinho/Magusto, consistiram na dramatização da lenda, na realização de uma banda desenhada, picotagem e decoração de uma castanha, construção de um mural com provérbios; lendas; canções; rimas e outros materiais trazidos pelos pais e crianças (visto que se tratou de uma atividade de parceria entre escola-família), ensino de uma música, realização de um bolo de castanhas, magusto entre todas as turmas de pré e 1.º CEB. Nesta semana, o facto de termos realizado muitas atividades, sentimos que as crianças estavam mais cansadas.

      

 

beijinhos,

Catarina e Carolina.


tags:

publicado por ana-resende às 19:20

De vaniacastro a 14 de Novembro de 2013 às 11:46
Olá Catarina e Carolina :)
Acho interessante darem a conhecer algumas das atividades que têm vindo a realizar ao longo das vossas intervenções.
Eu e a Ivete estamos também na educação pré-escolar e também trabalhamos a alimentação saudável, o dia das bruxas e o dia de são martinho.
Na alimentação saudável começamos por abordar a roda dos alimentos e, posteriormente, construí-mo-la. No entanto, esta atividade não foi feita apenas num dia, pois seria muita informação para as nossas crianças assimilarem.
No dia 16 de outubro, dia mundial da alimentação, para além de falarmos da alimentação saudável também fizemos, tal como vocês, espetadas de fruta. Foi uma atividade que as crianças adoraram realizar.
Partindo das espetadas de fruta, e tendo que iniciar o tema dos 5 sentidos, começamos a desenvolver pequenas atividade onde trabalhávamos cada um dos sentidos.
No dia das bruxas, cada criança criou a sua máscara assustadora para depois andar a causar o "terror" pela instituição e pela sua casa :)
Já no dia de são martinho, na hora da manta, foi-lhe lida a lenda de são martinho e ainda puderam escutar um música também sobre esta lenda. Feito isto, conversámos sobre este dia, pintaram um desenho alusivo à lenda de são martinho e depois tivemos o nosso magusto, onde todas as crianças da instituição puderam ver uma fogueira ateada e as castanhas a serem lá assadas. Depois disto, chegou a horinha de provarmos as castanhinhas :)
Continuação de bom trabalho.
Beijinho,
Vânia Castro


De ssd a 14 de Novembro de 2013 às 20:40
Boa noite meninas...

Neste momento encontro-me a estagiar no 1.º ciclo, numa turma do 2.º ano, e ao longo destas semanas também tive a oportunidade de trabalhar algumas das mesmas temáticas que apresentaram. Para celebrar o dia mundial da alimentação, para além de outras atividades também realizamos com os alunos uma espetada de frutas, recorrendo à interdisciplinariedade . Para além de os alunos tomarem consciência do contributo da fruta para uma alimentação saudável, aproveitamos esta atividade para trabalhar questões da matemática. Cada aluno inicialmente teve de realizar o projeto da sua espetada, respeitando uma determinada sequência. Para além disto, perguntamos aos alunos em quantos pedaços poderíamos cortar cada peça de fruta. Como vêm através da realização da espetada, foi possível abordarmos as sequências e estimativas de uma forma prática e lúdica. Sempre que seja possível é importante trabalharmos a interdisciplinariedade de forma a que os conteúdos interagem como forma de complementação.
Na área de estudo do meio, também abordamos os cinco sentidos. Como forma de contextualização realizamos um jogo onde os alunos tiveram a oportunidade de testarem os seus sentidos. Para isso, puderam provar diferentes alimentos, sentir diferentes texturas, ouvir diferentes sons, cheirar diferentes aromas e para a visão fizeram a mistura das cores primárias, para descobrirem quais as cores resultantes. Esta atividade entusiasmou bastante os alunos, mas infelizmente pela falta de tempo nem todos os alunos puderem testar os seus sentidos.
Por fim, celebramos também o dia de S. Martinho através da projeção e leitura da lenda de S. Martinho, do recorte das imagens da lenda e sua ordenação, e escrita de frases para cada imagem, de modo a recontarem a lenda. Realizaram ainda o cartucho para as castanhas, cantámos músicas e claro, não podíamos deixar de comer as castanhas.
Apesar de se tratarem de crianças em níveis diferentes de desenvolvimento, é possível abordarem-se as mesmas temáticas tendo em conta as suas capacidades.
Beijinhos,

Sabrina Duarte


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários