Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2013
O nosso contexto

 Olá meninas!

Queremos dar-vos a conhecer um pouco do contexto no qual estamos inseridas. Estamos no CIAQ (Centro de Infância  Arte e Qualidade), que como devem saber, encontra-se situado no campus universitário de Santiago e é frequentado, maioritariamente, por crianças filhas de funcionários da Universidade de Aveiro.

A sala onde nos encontramos a intervir, é uma sala heterogénea com crianças dos 3 aos 5 anos, sendo uma sala com 21 crianças. Por um lado, o facto desta sala ser heterogéna é desafiante no que respeita à planificação das sessões, mas por outro lado torna-se mais difícil planificar atividades que permitam que todas as crianças se desenvolvam de igual forma aos vários níveis. Achamos que acaba por ser vantajoso, na medida em que, as crianças mais velhas ou as que tenham mais facilidades auxiliam as restantes crianças.

De forma, a minimizar esta situação nós, em parceria, com a educadora da sala tentamos planificar atividades que cheguem a todas as crianças e que sejam desafiantes para todas as faixas etárias presentes na sala. No caso de haver alguma atividade que seja mais complexa, opta-se por realizá-la, no início da tarde, com as crianças mais velhas, enquanto as mais novas dormem a sesta.

Acham que é uma das soluções adequadas?Vocês adotariam-na?

Gostariamos ainda de saber se alguma das colegas encontra-se em situação semelhante e o que faz para tentar colmatar estas dificuldades por nós encontradas.

Beijinhos a todas.

Votos de continuação de bom trabalho.

Ivete Teixeira e Vânia Castro



publicado por vaniacastro às 12:25

De ana-vivas a 11 de Novembro de 2013 às 22:10
Olá Vânia e Ivete.

Com a minha experiência do semestre passado no pré-escolar, consigo compreendo muito bem a vossa dificuldade, pois o meu grupo também era heterogéneo, o que dificultava na escolha das atividades a realizar.
No meu contexto apenas existia uma pequena diferença, as crianças mais novas não dormiam a sesta, tinha presente na sala todas as crianças (24).
Na minha opinião e pela descrição que apontam eu adotaria essa estratégia, mas ao mesmo tempo surgem me certas questões, sendo elas:
- Quando as crianças mais novas chegam à sala e interessam-se pela atividade que os mais velhos estão a realizar, elas também a podem realizar?
- Se as crianças mais novas chegam a sala, e as mais velhas já terminaram a atividade... se posteriormente surgir comentários entre as crianças... as mais novas não se sentiram "tristes" por não ter realizado uma atividade que até lhes provocou algum interesse? Não será desanimador para elas? Se mostrarem muito interesse podem realiza-la?

Eu coloco estas questões pois na minha prática pedagógica com o pré-escolar no semestre passado, foram planificadas atividades mais individuais que devido ao tempo e ao número de crianças, nem todas conseguiam realizá-la, o que deixava as crianças "tristes", independentemente da idade.

Beijinhos e continuação de bom trabalho
Ana Vivas


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários