Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 4 de Novembro de 2013
Caracterização da Realidade Pedagógica

 Durante nove dias de observação, tivemos a oportunidade de contactar com uma turma do quarto ano de escolaridade, constituída por vinte alunos, dos quais oito são do sexo feminino e 12 são do sexo masculino e com idades compreendidas entre os oito e os dez anos.

 Deste modo, a observação realizada nas três semanas foi feita com o intuito de reunir a informação acerca da população da freguesia de Santa joana, do agrupamento de escolas José Estevão, da escola EB1 do Solposto, da sala do 4º ano (organização do espaço, assim como das rotinas e horários da turma), da turma em si (dados dos alunos e dos pais), clima do grupo, oferta educativa, tipo de atividades, a forma como os alunos se empenham e as desempenham e os níveis de bem-estar e implicação dos alunos. 

A freguesia em que ocorrerá a nossa Prática Pedagógica Supervisionada é na Freguesia de Santa Joana e a EB1 do Solposto pertence ao Agrupamento de Escolas José Estevão.

 A escola do primeiro ciclo do ensino básico do Solposto existem seis de turma de 1º ciclo, sendo uma do primeiro ano de escolaridade, em que numa delas estão inseridos cinco alunos do quarto ano de escolaridade, uma turma do segundo ano, duas do terceiro ano e uma do quarto ano. Este centro educativo alberga também a valência do pré-escolar, tendo assim neste momento um grupo de crianças.

Esta escola é constituída por quatro edifícios, em que dois se destinam para o primeiro ciclo, mais especificamente, um para os primeiros e segundos anos e biblioteca e outro para os terceiros e quartos anos e ATL, um para o pré-escolar e um para a cantina. Também existe uma sala de recursos que contém armários com materiais didáticos para os professores utilizarem e uma mesa para estes estarem e reunirem quando necessário.

Relativamente ao espaço exterior, este é caraterizado pela existência de um espaço de terra batida com um campo de futebol, onde os alunos podem brincar nos intervalos.

No que diz respeito à oferta educativa, a sala da turma em que estamos inseridas situa-se no segundo edifício da escola, é bem iluminada e arejada e apresenta uma organização do espaço, o que faz com que pareça maior e que haja uma maior mobilidade por parte de todos. Para que os alunos estejam mais atentos e de maneira a que todos tenham uma boa visibilidade para o quadro a docente muda constantemente a organização das mesas dos alunos. A organização da sala é também modificada consoante as estratégias que estão previstas para aquele dia, por exemplo quando são realizados trabalhos de grupo as secretárias são colocadas duas as duas, para que o grupo se reúna e consiga falar entre si, debatendo o que é necessário para a realização do trabalho.

 

 

Beijinhos e bom trabalho!!!

 

Carla e Márcia

 



publicado por carlaribas às 16:02

De angelasofia a 8 de Novembro de 2013 às 10:42
Bom dia meninas :) após ler o vosso excerto, gostaria de saber que tipo de intrumentos de recolha de dados usaram neste periodo de observação. Compilação documental? de que documentos? construiram grelhas de observação, para uma observação mais estruturada e menos naturalista? fizeram algum tipo de entrevista ou inquérito?

Continuação de um bom trabalho :)


De carlaribas a 27 de Novembro de 2013 às 15:57
Olá Ângela,

relativamente ao aspeto que referiste, ao longo da nossa observação utilizamos poucos instrumentos de recolha de dados, sendo que maioria da observação foi feita de forma naturalista. No entanto, utilizamos e preenchemos as fichas SAC e também utilizamos uma grelha de Pedro Reis relativa à organização e gestão do espaço, relação entre os alunos e o professor, estratégias adotadas pelo docente e o clima de grupo.
Beijinhos,
Carla e Márcia


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários