Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 22 de Outubro de 2013
Descobre o meu mundo...
Olá, eu sou o jardim de infância de Verdemilho e sim tenho muitas espigas de milho à minha volta. Ao pé de mim andam sempre 49 crianças, com idades, compreendidas, entre os 3 e os 6 anos. Estas estão divididas por duas salas, a sala A (24 crianças) e a sala B (25 crianças). A que mais gosto é a sala A porque, para além das minhas crianças, tem agora duas meninas novas, a Carolina e a Catarina. Estas meninas estão aqui para aprenderem a ser, um dia, professoras/educadoras.
Sou um jardim de infância pequeno mas muito acolhedor e simpático. Adoro quando as crianças percorrem o meu espaço, pois é sinal que estão em interação umas com as outras e em busca de novos saberes, seja na sala ou no recreio. Tenho a preocupação do meu espaço exterior ser amplo e ter recursos para as crianças explorarem, como por exemplo triciclos, trotinetes, baloiços, entre outros. Só acho que me falta um coberto para proteger as minhas crianças quando chove.
Por outro lado, a minha sala preferida tem muitas áreas onde as crianças podem brincar, por exemplo as áreas: da casinha, da biblioteca, da pintura, do computador, dos jogos e muitas outras. Todas elas estão pensadas em dar mais autonomia às crianças, pois todos os recursos estão à disposição e à altura das crianças, possibilitando que sozinhas realizem o que mais gostam sem pedirem aos adultos.
Também gosto muito desta sala porque, para além das estagiárias, tem também a educadora e a assistente operacional. As quatro juntas tentam proporcionar, às crianças, momentos de bem-estar, de diálogo, de brincadeiras livres, de atividades lúdicas, atendendo aos interesses e desejos daquele grupo de crianças.
Por fim, espero que tenham gostado de me conhecer! Caso tenham alguma sugestão para melhorar o meu espaço e para contribuir na alegria e aprendizagem das crianças, estou aqui à vossa espera! :)

Não percam o próximo post porque nós também não :b

Carolina e Catarina
tags: ,

publicado por carolina-dias às 19:36

De joanarmartins a 28 de Outubro de 2013 às 19:18
Olá Carolina,

A nossa sala é constituída também por áreas e pareceu-nos que são parecidas com os da tua sala.
As áreas são os seguintes:
- Área da biblioteca;
- Área dos jogos de chão;
- Área da casinha;
- Área da pintura;
- Área da expressão plástica;
- Área da modelagem;
- Área do computador;
- Área da garagem;
- Área do desenho.
Na nossa sala os materiais também estão todos ao alcance das crianças de forma a promover a autonomia das mesmas.

Tendo em conta as áreas existentes na tua sala, achas que era pertinente a alteração de alguma delas ou, até mesmo, a desistência de alguma para surgir outra área? No nosso contexto temos esse à vontade, a nossa educadora disse-nos que se achássemos proveitoso para as crianças poderíamos fazer alterações. Neste momento achamos que as áreas estão adequadas, o que não quer dizer que daqui a algum tempo tenhamos a mesma opinião.
As crianças evoluem e o espaço deve evoluir com elas.

Beijinhos,
Joana e Susana




De ana-resende a 29 de Outubro de 2013 às 17:17
Olá Joana e Susana :)
Obrigada pelo vosso comentário. A nossa sala não tem a área da garagem, uma vez que o grupo ainda não evidenciou interesse nesta área. Já agora aproveitamos para perguntar se na vossa sala esta área tem muita afluência e quais os recursos disponibilizados para as crianças brincarem na mesma?
Relativamente à vossa questão, neste momento consideramos que não deve existir qualquer alteração nas áreas que estão na sala, pois as crianças têm demonstrado bastante interesse nas áreas disponibilizadas e, também, o facto de a educadora introduzir constantemente novos recursos faz com que o espaço e as áreas evoluam e complexifiquem, respondendo aos interesses e gostos das crianças.

Beijinho,
Carolina e Catarina.


De joanarmartins a 29 de Outubro de 2013 às 19:45
Olá meninas :)

A área da garagem, na nossa sala, devido ao pouco espaço que tem disponível, só pode ser frequentada por duas crianças de cada vez. Quase sempre estão lá duas crianças. O grupo gosta de brincar nessa área, sendo esta uma área que tem ao dispor uma caixa de cartão decorada por eles e onde está escrito "garagem". Essa caixa de cartão faz de garagem, onde estão arrumados os carros, camiões, motas, comboios e sinais de trânsito. No chão, com papel autocolante, estão desenhados vários percursos que as crianças podem usar durante o brincar. Não necessitam de usar estes percursos, se preferirem imaginar outros podem fazê-lo.
Tal como vocês, e como já referimos, também achamos que neste momento as áreas da nossa sala estão adequadas às necessidades e interesses das crianças, sendo que a nossa educadora, tal como a vossa, também procura introduzir novos recursos e materiais de forma a estimular o interesse das crianças.

Beijinho,
Joana e Susana


De baptista a 10 de Novembro de 2013 às 10:06
Olá Joaninha e Susaninha :)


Achei interessante o vosso comentário. Já passei por vários jardins-de-infância durante o nosso curso, mas nunca por um contexto de infância onde essa área estivesse presente, a área da garagem. É certo que nem todas as áreas fazem sentido em todos os contextos pois, na minha perspetiva, estas têm de fazer sentido para as crianças, têm de ir ao encontro dos seus interesses e das suas necessidades e, por isso, ao longo do ano podem surgir novas áreas em prol de outras, visto que os interesses e as necessidades das crianças também se vão alterando, não sendo sempre os mesmos. Pela vossa descrição, parece-me uma área estimulante, com recursos apelativos.

Contudo, gostava só de saber uma coisa: são sempre os mesmos meninos que frequentam essa área? Ou variam? São mais os meninos ou as meninas que frequentam essa área?

Continuação de bom trabalho para vocês :)

Beijinho.

Sandra Baptista.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários