Terça-feira, 22 de Outubro de 2013
Olá, eu sou o jardim de infância de Verdemilho e sim tenho muitas espigas de milho à minha volta. Ao pé de mim andam sempre 49 crianças, com idades, compreendidas, entre os 3 e os 6 anos. Estas estão divididas por duas salas, a sala A (24 crianças) e a sala B (25 crianças). A que mais gosto é a sala A porque, para além das minhas crianças, tem agora duas meninas novas, a Carolina e a Catarina. Estas meninas estão aqui para aprenderem a ser, um dia, professoras/educadoras.
Sou um jardim de infância pequeno mas muito acolhedor e simpático. Adoro quando as crianças percorrem o meu espaço, pois é sinal que estão em interação umas com as outras e em busca de novos saberes, seja na sala ou no recreio. Tenho a preocupação do meu espaço exterior ser amplo e ter recursos para as crianças explorarem, como por exemplo triciclos, trotinetes, baloiços, entre outros. Só acho que me falta um coberto para proteger as minhas crianças quando chove.
Por outro lado, a minha sala preferida tem muitas áreas onde as crianças podem brincar, por exemplo as áreas: da casinha, da biblioteca, da pintura, do computador, dos jogos e muitas outras. Todas elas estão pensadas em dar mais autonomia às crianças, pois todos os recursos estão à disposição e à altura das crianças, possibilitando que sozinhas realizem o que mais gostam sem pedirem aos adultos.
Também gosto muito desta sala porque, para além das estagiárias, tem também a educadora e a assistente operacional. As quatro juntas tentam proporcionar, às crianças, momentos de bem-estar, de diálogo, de brincadeiras livres, de atividades lúdicas, atendendo aos interesses e desejos daquele grupo de crianças.
Por fim, espero que tenham gostado de me conhecer! Caso tenham alguma sugestão para melhorar o meu espaço e para contribuir na alegria e aprendizagem das crianças, estou aqui à vossa espera! :)
Não percam o próximo post porque nós também não :b
Carolina e Catarina
Olá Carolina,
A nossa sala é constituída também por áreas e pareceu-nos que são parecidas com os da tua sala.
As áreas são os seguintes:
- Área da biblioteca;
- Área dos jogos de chão;
- Área da casinha;
- Área da pintura;
- Área da expressão plástica;
- Área da modelagem;
- Área do computador;
- Área da garagem;
- Área do desenho.
Na nossa sala os materiais também estão todos ao alcance das crianças de forma a promover a autonomia das mesmas.
Tendo em conta as áreas existentes na tua sala, achas que era pertinente a alteração de alguma delas ou, até mesmo, a desistência de alguma para surgir outra área? No nosso contexto temos esse à vontade, a nossa educadora disse-nos que se achássemos proveitoso para as crianças poderíamos fazer alterações. Neste momento achamos que as áreas estão adequadas, o que não quer dizer que daqui a algum tempo tenhamos a mesma opinião.
As crianças evoluem e o espaço deve evoluir com elas.
Beijinhos,
Joana e Susana
Comentar: