Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2013
Chegámos e... mãos à obra!

O nosso contexto é o jardim-de-infância da Légua e o grupo é constituído por 25 crianças, 9 do género feminino e 16 do género masculino, sendo que do total de crianças, 13 delas já frequentam a sala desde o ano letivo anterior. As crianças têm idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos de idade, manifestando interesses muito diversos.

Ao longo das semanas de observação tivemos oportunidade de verificar alguns destes interesses e o nosso objetivo é partir sempre deles para planificar e propor as atividades às crianças. Sem dúvida que esta é a melhor estratégia para cativar e estimular o grupo.

Neste sentido, no primeiro dia de intervenção, apresentámos ao grupo um novo amigo - uma tartaruga - para a sala com o intuito de serem eles próprios a cuidarem dele.

 

Assim, ao longo da primeira semana de intervenção pudemos:

 

Imaginem como não foi...

 

 

 

 

 

 

 

 

Joana e Susana

 

 


tags: , ,

publicado por joanarmartins às 16:49

De mrmo a 26 de Outubro de 2013 às 09:41
Olá meninas :) Mostraram-nos uma atividade muito interessante. Nós também estamos a estagiar em contexto de jardim-de-infância e é sempre bom trocarmos ideias! Realmente o vosso grupo é muito heterogéneo. O nosso aproxima-se mais do da Carolina Dias, pois as crianças têm idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade.
Não sei se sentem o mesmo que a Carolina Dias, de as crianças mais velhas terem oportunidade de realizar algumas atividades mais complexas, pois nós temos sentido isso. No entanto, devido ao nosso projeto de intervenção e de investigação a maior parte das atividades que desenvolveremos, a partir deste momento, centrar-se-ão nas crianças mas velhas, uma vez que a atividade que temos desenvolvido consiste num projeto que tem como objetivo a dramatização de uma história. Assim, como teremos de realizar cenários, realizar a confeção das roupas, entre outras atividades, decidimos trabalhar com as crianças mais velhas.
Agora gostava de vos colocar uma questão que se prende com a gestão dos comportamentos das crianças, ou seja, têm conseguido fazer uma boa gestão do comportamento das crianças? Sentem que são as crianças mais velhas ou mais novas que precisam de um acompanhamento frequente para melhorar os seus comportamentos? Onde sentem que existe mais dificuldades em gerir o comportamento? Alguma atividade específica?
No contexto onde estou tenho sentido alguma dificuldade na gestão do comportamento das crianças mais velhas, principalmente em atividades de grande grupo. Estas mostram alguma dificuldade em deixar que algumas crianças participem, nomeadamente as mais novas, pois como sabem querem estar sempre a responder. Visto que isto nos acontecia, optamos por pedir que quem quisesse falar teria de colocar o dedo no ar, para promover a participação de outras crianças. Considero que tem resultado mas não como gostava. Têm alguma ideia que me possa ajudar nesta gestão?

Beijinho :) e até ao próximo comentário pu post:)

Márcia Oliveira


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários