Aqui fica uma síntese dos assuntos abordados:
1 – Objetivos e proposta de trabalho - Os objetivos são os das edições anteriores (ver aqui), embora a dinâmica seja diferente. Procuraremos aprofundar temas relacionados com “gestão de comunidades de aprendizagem online”, a partir de questões vossas que surjam, tentando integrar conhecimentos e competências desenvolvidas em UC anteriores e das mensagens disponibilizadas no blog da UC em edições anteriores, e desenvolver competências de colaboração e reflexão através da partilha e discussão de narrativas da prática pedagógica em curso em simultâneo (o que não aconteceu nas edições anteriores).
2 - A “aposta” este ano é que ocorra interação de qualidade o mais rapidamente possível. Para além do acima mencionado (trabalhar aspetos ligados à prática e teóricos em articulação), será necessário que se familiarizem com a ferramenta de trabalho (blogue do SapoCampus). Para isso devem ir a http://campus.ua.sapo.pt/, entrar com os dados de utilizador universal da UA, preencher os dados do perfil… e pedir para aderir ao blogue da UC (no menu do lado esquerdo têm essa possibilidade). Importa também que “cusquem” as mensagens e comentários associados, para terem uma ideia da dinâmica que se criou. Sublinho, contudo, que cada grupo tem as suas especificidades e que certamente este ano teremos dinâmicas diferentes (espero que ainda melhores!!!).
3 – No que respeita à avaliação, num primeiro momento, a avaliação será sobretudo formativa (faremos ao longo do semestre, em conjunto, análise da interação – recorrendo às categorias já usadas anteriormente e que serão apresentadas para a semana) visando aumentar a qualidade da interação (aprender a interagir de forma clara, aprofundada, articulada, questionante…). A avaliação sumativa será feita mais para o final do semestre (nov-dez). A avaliação sumativa, nota, terá em conta a quantidade (30-40%) e a qualidade (60-70%) da interação.
4 – Dado que algumas alunas não estão a fazer a UC sem o par da Prática Pedagógica, as narrativas podem ser feitas a par ou individuais. Os comentários deverão ser individuais.
5 - Para além de aceder e se associarem ao blogue da UC e de cuscar, as tarefas a efectuar até à próxima aula incluem, ainda, responder ao email anterior (ou a este) indicando o email que querem que use e começar a pensar em questões, conceitos, temas trabalhados noutras UC, …, que associem ao seu nome “gestão de comunidades de aprendizagem online”.
Se tiverem dúvidas, sugestões de alteração ao acima elencado, comentários, …, digam (de preferência comentando este post).