Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Domingo, 3 de Fevereiro de 2013
Projeto de Seminário (reformulado)

 Com este post pretendemos reformular “projeto de seminário”que partilhámos convosco, mas que por lapso não chegámos a referir quais os objetivos traçados para o nosso projeto. 

 

Inicialmente a temática que iríamos investigar prendia-se com a autoria, em que cada uma iria analisar um aspeto distinto, dentro da temática autoria. No entanto quando foi necessário definir o objeto de investigação optámos por investigar aspetos distintos. Deste modo, uma centrar-se-ia na autoria, isto é, iria averiguar se os alunos conseguiriam passar da função de sujeito-leitor à função sujeito-autor, enquanto que a outra iria analisar a influência que o tratamento de texto poderá ter num segundo reconto. Assim sendo, optámos por partir da obra “Sexta-feira ou a vida selvagem”, obra esta geralmente analisada no 8º ano de escolaridade. Escolhemos esta obra com o objetivo de trabalhar um texto que não está apropriado às idades dos alunos, com o intuito de demonstrar que é algo possível. Para isso baseámo-nos no seminário/tese da doutora Soraya Pacífico que trabalhou a obra do D. Quixote com 3º ano de escolaridade. Como seria de esperar tivemos em consideração o facto de ser necessário adaptar a obra a crianças do 1º ano.

Relativamente aos objetivos optámos por definir em primeiro os objetivos gerais e posteriormente os objetivos específicos para cada sessão.

 

Objetivos gerais:

- consciencializar as crianças de que há varias formas de abordar a mesma história

- desenvolver nas crianças o interesse por trabalhar um texto

- desenvolver nas crianças a capacidade de criar um texto de autor

- desenvolver nas crianças a capacidade de recontar uma história, cada vez com mais detalhes

- desenvolver nas crianças a capacidade de ilustrarem as caraterísticas que foram analisadas

- desenvolver nas crianças a capacidade de transferirem algumas caraterísticas que foram analisadas para o texto de produção oral

               

Objetivos específicos:

1º - identificar episódios e personagens – compreender a história

      - ilustrar a ilha de acordo com o que foi referido na história

     - recontar a história (para os alunos das amostras)

2ª – recontar a história/episódios

     - identificar caraterísticas da ilha e das personagens

3º - participar no reconto de turma

     - identificar caraterísticas das personagens

     - ilustrar as características referidas relativas ao Robinson

4º - referir as caraterísticas identificadas anteriormente

      - ordenar corretamente as imagens da história

     - recontar a história (para os alunos da amostra)

     - criar um texto de autor (para os alunos da amostra)

 

Para que compreendam melhor como implementámos o nosso projeto iremos descrever cada sessão dinamizada.

1ª Sessão (20 de novembro):

·      Apresentação da história “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” através do teatro de fantoches;

·         Exploração da história com os alunos com recurso aos fantoches;

·         Ilustração da ilha e em simultâneo fomos chamando individualmente as crianças selecionadas para amostra, como intuito de recolher o se reconto.

               

2ª Sessão (26 de novembro):

·         Leitura da história;

·         Reconto da história com a manipulação dos fantoches;

·         Exploração da ilha e das personagens.

 

3ª Sessão (3 de novembro):

·     Reconto da história com recurso a imagens em power point (sessão dinamizada na biblioteca do bloco);

·         Caraterização das personagens e dos valores por elas transmitidos em recurso ao quadro de lousa;

·         Ilustração do Robinson.

 

4ª Sessão:

·      Apresentação do cartaz das características do Robinson (que foram escritas no quadro de lousa na sessão anterior);

·     Recorte e colagem de imagens para ordenação de acordo com a sequência da história;

·         A recolha de dados foi realizada no período da tarde.

 

Gostaríamos de fazer um apanhado das dificuldades sentidas durante a implementação do projeto. A primeira dificuldade sentida foi a adaptação da história, não relativamente à linguagem a utilizar, mas sim no que toca aos episódios selecionados por nós a abordar. Já na implementação do projeto a maior dificuldade com que deparámo-nos foi o pouco tempo disponibilizado para este efeito. Para além de ser apenas uma hora por semana, ainda tínhamos de disponibilizar algum tempo para as crianças beberem o leite escolar e ainda para a transmissão de algum recado. Mesmo com a adaptação que fizemos, os alunos demonstraram alguma dificuldade em fazerem o reconto de umas sessão para a outra, pensamos que tal ocorreu devido ao texto ainda conter demasiada informação.

 

No entanto apesar das dificuldades sentidas conseguimos alcançar os nossos objetivos.

 

Deixamos convosco uma fotografia com todos os materiais por nós criados para a dinamização da história.

 

 

 

 

 

 

Lisete e Margarida

 

 


tags: , ,

publicado por analisete às 16:44

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post