Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sábado, 2 de Fevereiro de 2013
Aspeto importante - Álbum - Importância da relação com as famílias

Bom dia ...

Apesar de já estarmos numa fase final desta interação, consideramos que este blog poderá ser sempre um bom recurso para nós. Após toda a interação, concluímos que partilhar algumas das nossas dúvidas e inquietações sempre nos pode trazer vantagens. As pessoas são diferentes e pensam de maneira diferente, daí que possamos crescer com todas elas, ajudando-nos a melhorar a nossa prática como futuras educadoras e professoras.

Daí que tenhamos considerado pertinente este nosso último post que visa a importância da nossa interação com os familiares das crianças.

Assim, uma das estratégias adotadas foi a criação de um álbum, de forma a ilustrar fotograficamente a temática e as atividades de cada semana. Este, por sua vez, foi levado todos os dias para casa por uma criança diferente, dando oportunidade a todos os familiares de conhecerem um pouco do dia-a-dia dos seus educandos.

Desta forma, consideramos que a estratégia da elaboração do álbum foi uma mais-valia, nomeadamente no que concerne à nossa relação e contacto com os encarregados de educação das crianças. Em comparação com o blog, este álbum fez com que todas as crianças tivessem a oportunidade de partilhar com os seus familiares e amigos as suas experiências realizadas no jardim-de-infância, enquanto que, no caso do blog, nem todas as pessoas têm acesso à internet. Assim, as próprias crianças se sentiam entusiasmadas por puderem levar o álbum, álbum este que continha registos fotográficos e alguma descrição das atividades realizadas ao longo das semanas.
Posto isto e perante a questão apontada pela nossa professora institucional (Se não tivessem optado por esta estratégia), concluímos que menos feedback e menos laços com o “outro lado” da educação das crianças teríamos.

Para além disso, tal como já justificámos numa das nossas planificações, um dos objetivos da educação pré-escolar é incentivar a participação das famílias no processo educativo. Isto porque, juntos (contexto escolar e família) funcionamos melhor, pois ambos se complementam. Um diálogo mais aberto com os familiares que são as pessoas mais próximas das crianças, pode auxiliar o nosso
conhecimento pelas crianças. Conseguirmos inteirarmo-nos melhor das suas personalidades e bagagens é uma mais-valia para o a dos objetivos que se definem para esta valência. Ambos os contextos se podem ajudar mutuamente. Por um lado, o jardim-de-infância poderá interpretar os comportamentos das crianças, conseguindo até encontrar alguns problemas familiares ou outros que provocam comportamentos inadequados às diferentes situações. Mas, por outro, o contexto familiar poderá auxiliar o reforço das aprendizagens introduzidas no jardim-de-infância, ou até, pelo simples diálogo com as crianças, poderá descobrir situações problemáticas que possam causar alguma perturbação nas crianças.

 

Continuação de um bom trabalho,

Cláudia e Sara


tags:

publicado por claudia-rosa às 11:31

De coutinho-pereira a 3 de Fevereiro de 2013 às 13:34
Olá meninas!
Sem dúvida uma estratégia muito interessante esta que criaram.
De facto, o contacto com os encarregados de educação é muito importante, pois enquanto educadores temos alguma influência, mas não podemos esquecer que os pais têm um papel muito mais importante na vida dos seus filhos. Juntos podemos constituir uma verdadeira equipa na educação das crianças, trabalhando colaborativamente para esse mesmo fim.
Contudo, na teoria é muito fácil dizê-lo, enquanto na prática por vezes temos dificuldades difíceis de vencer, porque muitas vezes os pais (encarregados de educação) não colaboram como poderiam e nós não os motivamos ou incentivamos a isso como poderíamos... É complicado, mas penso que os bons educadores se pautam pelas boas estratégias com que contornam as suas dificuldades, tal como vocês fizeram!

Parabéns e continuação de boas reflexões e boas práticas,
Joana =)


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários