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Sábado, 2 de Fevereiro de 2013
Aspeto importante - Álbum - Importância da relação com as famílias

Bom dia ...

Apesar de já estarmos numa fase final desta interação, consideramos que este blog poderá ser sempre um bom recurso para nós. Após toda a interação, concluímos que partilhar algumas das nossas dúvidas e inquietações sempre nos pode trazer vantagens. As pessoas são diferentes e pensam de maneira diferente, daí que possamos crescer com todas elas, ajudando-nos a melhorar a nossa prática como futuras educadoras e professoras.

Daí que tenhamos considerado pertinente este nosso último post que visa a importância da nossa interação com os familiares das crianças.

Assim, uma das estratégias adotadas foi a criação de um álbum, de forma a ilustrar fotograficamente a temática e as atividades de cada semana. Este, por sua vez, foi levado todos os dias para casa por uma criança diferente, dando oportunidade a todos os familiares de conhecerem um pouco do dia-a-dia dos seus educandos.

Desta forma, consideramos que a estratégia da elaboração do álbum foi uma mais-valia, nomeadamente no que concerne à nossa relação e contacto com os encarregados de educação das crianças. Em comparação com o blog, este álbum fez com que todas as crianças tivessem a oportunidade de partilhar com os seus familiares e amigos as suas experiências realizadas no jardim-de-infância, enquanto que, no caso do blog, nem todas as pessoas têm acesso à internet. Assim, as próprias crianças se sentiam entusiasmadas por puderem levar o álbum, álbum este que continha registos fotográficos e alguma descrição das atividades realizadas ao longo das semanas.
Posto isto e perante a questão apontada pela nossa professora institucional (Se não tivessem optado por esta estratégia), concluímos que menos feedback e menos laços com o “outro lado” da educação das crianças teríamos.

Para além disso, tal como já justificámos numa das nossas planificações, um dos objetivos da educação pré-escolar é incentivar a participação das famílias no processo educativo. Isto porque, juntos (contexto escolar e família) funcionamos melhor, pois ambos se complementam. Um diálogo mais aberto com os familiares que são as pessoas mais próximas das crianças, pode auxiliar o nosso
conhecimento pelas crianças. Conseguirmos inteirarmo-nos melhor das suas personalidades e bagagens é uma mais-valia para o a dos objetivos que se definem para esta valência. Ambos os contextos se podem ajudar mutuamente. Por um lado, o jardim-de-infância poderá interpretar os comportamentos das crianças, conseguindo até encontrar alguns problemas familiares ou outros que provocam comportamentos inadequados às diferentes situações. Mas, por outro, o contexto familiar poderá auxiliar o reforço das aprendizagens introduzidas no jardim-de-infância, ou até, pelo simples diálogo com as crianças, poderá descobrir situações problemáticas que possam causar alguma perturbação nas crianças.

 

Continuação de um bom trabalho,

Cláudia e Sara


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publicado por claudia-rosa às 11:31

6

De ana-pombeiro89 a 2 de Fevereiro de 2013 às 19:10
Olá Cláudia e Sara!

A boa relação dos professores /educadores com as famílias é sem dúvida importante na educação das crianças. A meu ver, a educação de cada criança é a união do que ela aprende com os professores/educadores e com a família. Por isso parece-me bem esta vossa iniciativa do álbum com vista a incentivar a participação das famílias no processo educativo. Gostei imenso da ideia, é uma forma simples de as crianças mostrarem o que realizaram na escola e é algo que elas podem levar para casa. Além disso, como vocês disseram e eu concordo, é algo que está ao alcance de todos.

Espero que tudo continue a correr da melhor maneira : )

Beijinhos
Ana Pombeiro


De sara-alves a 3 de Fevereiro de 2013 às 02:00
Olá meninas!

A ideia de fazerem um álbum merece os parabéns, não só por ser uma ótima ideia para permitir que os pais estejam atentos e interessados a tudo o que as suas crianças realizam no Jardim de Infância, pois como é referido nas Orientações Curriculares “A família e a instituição pré-escolar são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança; importa por isso, que haja uma relação entre estes dois sistemas” (Ministério da Educação, 1997; p.43), mas também por ter sido um aspeto que serviu quase como fuga ao blog que pelos vistos não tinha tanto êxito devido ao difícil acesso de alguns pais ao mesmo. Só pelo facto de conseguirem dar a volta ao problema que vos apareceu já são merecidos os parabéns. :)

Continuem assim a dar a volta às dificuldades que vos aparecerem pela frente.

Beijinhos
Sara Alves


De sara-alves a 3 de Fevereiro de 2013 às 02:01
Esqueci-me da respetiva bibliografia.
Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a educação Pré-
Escolar. Lisboa: Departamento da Educação Básica. Núcleo da Educação Pré-Escolar.


De coutinho-pereira a 3 de Fevereiro de 2013 às 13:34
Olá meninas!
Sem dúvida uma estratégia muito interessante esta que criaram.
De facto, o contacto com os encarregados de educação é muito importante, pois enquanto educadores temos alguma influência, mas não podemos esquecer que os pais têm um papel muito mais importante na vida dos seus filhos. Juntos podemos constituir uma verdadeira equipa na educação das crianças, trabalhando colaborativamente para esse mesmo fim.
Contudo, na teoria é muito fácil dizê-lo, enquanto na prática por vezes temos dificuldades difíceis de vencer, porque muitas vezes os pais (encarregados de educação) não colaboram como poderiam e nós não os motivamos ou incentivamos a isso como poderíamos... É complicado, mas penso que os bons educadores se pautam pelas boas estratégias com que contornam as suas dificuldades, tal como vocês fizeram!

Parabéns e continuação de boas reflexões e boas práticas,
Joana =)


De anagama a 3 de Fevereiro de 2013 às 21:30
Olá! Para nós esta ideia não é nova… no semestre passado existia algo do género no jardim-de-infância onde estagiámos. As grandes diferenças prendem-se com o conteúdo e quem constrói o álbum: o álbum ia para casa das crianças, onde estas com a ajuda dos pais partilhavam fotografias e textos relativos a experiências que tinha vivido em família. O álbum circulava por todas as crianças da turma dando assim oportunidade a todas de partilharem algo que vivenciaram. Quando o álbum chegava à sala, a criança que o tinha levado para casa apresentava, com a ajuda da educadora, a toda a turma o que tinha inserido no álbum. Desta forma as crianças tinham oportunidade de conhecerem melhor os seus colegas e também de alargarem os seus conhecimentos a nível de atividades que pode ser feitas com os pais, bem como sítios e lugar que podem visitar e conhecer. No fundo, os objetivos são inversos.
Do nosso ponto de vista, ambos têm o seu valor e são boas estratégias para interagirmos com a família das crianças e fazer com que se tornem mais participativas na educação das mesmas.
Beijinhos
Margarida e Lisete


De filipa-almeida a 3 de Fevereiro de 2013 às 23:52
Olá meninas!!!
Em primeiro lugar e refletindo um pouco sobre o início do vosso post, estou completamente de acordo com vocês. Esta ferramenta que criámos, este blog foi e será um recurso bastante enriquecedor para todos nós, uma vez que, através dele pudemos crescer e aprender através das interações que fizemos tais como, posts, comentários, pontos de vista, opiniões etc. A cima de tudo, este blog serviu para crescermos enquanto pessoas e futuras profissionais de educação. Em segundo lugar e como vocês disseram a relação e o contacto com os encarregados de educação das crianças no Jardim de Infância é fundamental. Deste modo quero dar-vos os parabéns pela ideia excelente que tiveram, a criação de um álbum. Este instrumento serviu para facilitar o contacto entre a escola e os encarregados de educação, assim ficaram a conhecer melhor o trabalho que está a ser realizado pelo educador. Desta forma, este álbum pode criar um momento de diálogo entre a criança e o encarregado de educação. Gostei muito da vossa ideia e penso que futuramente poderá ser uma boa estratégia que qualquer uma de nós poderá utilizar.
Parabéns !!
Ana Fernandes


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