Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2013
Planificação

 Olá a todas!

Como não é possível inserir imagens e documentos nos comentários que vamos fazendo, deixamos aqui um novo post com um exemplo de uma das nossas planificações.

Esta planificação é relativa a uma das últimas intervenções que fizemos, sendo que a estrutura da mesma sofreu muitas alterações ao longo das diversas semanas de intervenção.

Continuação de bom trabalho!

Cristiana e Sónia

Planificacao_-_12-12-2012.docx


tags:

publicado por cristiana-amorim às 19:20

2

De coutinho-pereira a 3 de Fevereiro de 2013 às 12:50
Olá meninas!
Estive a ver a vossa planificação e gostei do que vi =)
Antes de mais, vocês referem que foram alterando a vossa planificação ao longo do estágio, e penso que o mesmo aconteceu com todos, ou pelo menos comigo e com a Sara.
Acho que esse processo de adaptação é muito importante, pois permite-nos ir evoluindo na forma como somos capazes de planear as atividades.
É importante que sejamos capazes de preparar recursos e materiais adequados aos nossos objetivos, e que sejam interessantes para as crianças, mas também que sejamos capazes de pensar sobre o nosso papel naquele espaço e perante situações ou dificuldades que possam surgir.
Eu e a Sara incluímos nas nossas planificações, tal como ela já tinha dito, uma grelha final de auto-avaliação, em que após o dia de atividades refletíamos sobre o que correu bem, o que correu mal, e o que e como melhorar. Julgo que este espaço foi muito importante para nós, pois foi um espaço de reflexão colaborativa, em que partilhando as nossas ideias e reflexões sobre os acontecimentos do dia pensávamos no que tínhamos de melhorar. Isso também nos ajudou a planificar os dias seguintes e a irmos evoluindo enquanto educadoras.

Obrigada pela partilha,
Joana


De soniamaia a 3 de Fevereiro de 2013 às 17:06
Olá Joana e Sara.

Obrigada pelo vosso comentário!
Pois é! As nossas planificações sofreram muitas alterações ao longo do nosso estágio. Tudo o que vocês referiram é bastante importante nas planificações que fazemos. Mas consideramos que é crucial que este instrumento se torne relevante para nós que a mobilizamos nos contextos educativos. Este deve ser um guia que sofre várias alterações antes e no momento da sua implementação.
Relativamente à reflexão após e sobre a ação, no nosso caso, no final de cada dia de intervenção tinha lugar uma reflexão colaborativa em que redigíamos alguns aspetos importantes acerca do que correu bem, o que correu mal, o que aconteceu que mais nos marcou, etc.
Importa referir que a planificação que partilhamos convosco é um recurso diário, sendo que semanalmente construíamos também uma planificação semanal que compreendia a contextualização das atividades, as aprendizagens a alcançar pelas crianças, as metas de aprendizagens inerentes às aprendizagens e as grelhas de avaliação.

Bom trabalho =)
Sónia e Cristiana


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post