Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013
Mensagem que enviei por email dia 18 de Janeiro de 2013 (para registo)
_____________________________________________
Viva!
A minha disponibilidade vai de encontro à da maioria, visto terem-me marcado uma reunião para de manhã (segunda, dia 21). Encontramo-nos, portanto, pelas 14:30, na “nossa sala”.
Envio em anexo o que já fiz ao nível da análise da interação, até ao primeiro post do dia 27 de novembro, para ver se concordam (validar a análise) e se situarem (autoavaliarem). Trata-se também de vos dar, mais uma vez, feedback formativo, uma vez que podem ver que interações considerei que se situam a níveis cognitivo/metacognitivo e de feedback mais elevados (assinalei só dois casos a título de exemplo). A lógica é a mesma da análise que disponibilizei a 30 de Novembro. Para cada post + comentários associados categorizei o conteúdo atendendo ao esquema de análise também já divulgado.
Isto tem andado mais lentamente do que eu gostaria (muitas solicitações!!!) mas, tanto quanto sei, também ainda andam às voltas com os relatórios. Faz-se o melhor que se pode e o tempo parece ajudar (chuva e mau tempo, ninguém sai de casa!!!!).
Até segunda e bom fim de semana (dentro do possível).
MJL
publicado por
mjoao às 19:44


Viva!
Ainda estou a trabalhar na análise da interação , que espero disponibilizar amanhã. Não deu mesmo para terminar na sexta passada (dia 25 de janeiro ).
Para irem adiantando trabalho, no que respeita a outros elementos para a avaliação sumativa, deixo ficar o endereço onde está a escala de avaliação das competências de trabalho colaborativo, ver em: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFdGcGZVUlFBUDFVQnEwUDRwWWlERnc6MQ. Cada elemento das díades deve fazer a sua auto-avaliação e a avaliação da colega, ou seja, preencher o instrumento duas vezes.
Quanto à reflexão, como referido, devem indicar que aprendizagens fizeram e que competências profissionais para a docência (alguns autores usam o termo conhecimento, como Roldão) desenvolveram, nomeadamente as visadas na UC (colaboração e reflexão), mas não só (partilhou-se e discutiu-se organização de espaços e dos alunos, planificações…), de forma fundamentada (como, relevância para a vossa formação…).
Voilà! Bom trabalho!
MJL
Para que fique registado aqui no nosso espaço, a proposta de análise da interação foi distribuída (por email) a 29 de janeiro 2013, solicitando a sua validação interna. Deixo também uma mensagem de email que enviei no seguimento de um pedido de clarificação.
_________________________________
Viva!
É essa a ideia. Tendo em conta a análise que fiz, que vos permite “ver” que níveis atingiram mas também os dos colegas e que post/comentários têm maior nível de elaboração, poderão fazer alterações nas mensagens (posts) e introduzir novos comentários, em qualquer dos posts (desde que se iniciou a interação), ou mesmo novos posts.
Já devem ter reparado que nos enganámos quando definimos os “novos” prazos. Não contámos com a semana que está a decorreu, parece-me!? Assim sendo, proponho que as tarefas em curso, “melhoria” (ver acima), a auto e heteroavaliação do trabalho colaborativo das díades e reflexão sobre as aprendizagens e competências desenvolvidas, decorra até dia 3 às 24h.
Volto a pedir a vossa ajuda ao nível da validação da análise da interação que efetuei. Caso não concordem com alguma coisa digam s.f.f.
Se subsistirem dúvidas contatem por email ou no blog.
Bom trabalho!
MJL
Comentar post