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Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2012
Contacto com os encarregados de educação

 Olá meninas!

Esperamos que o estágio tenha corrido bem a todas.

Neste post iremos abordar uma nova experiência que tivemos este semestre, a participação nas reuniões de pais e de avaliação. Vocês também puderam participar em alguma? Quando? Neste semestre ou no semestre anterior?

Gostariamos que também partilhassem connosco essa vossa experiência. Mesmo as que não tiveram essa oportunidade também poderão participar referindo por exemplo quais as aprendizagens que poderiam ter adquirido ao participarem também numa experiência destas, ou outros aspetos que achem relevantes para todas.

Reunião de pais

Começamos por ter que preparar a reunião de pais. Confessamos que no início foi um pouco complicado, e foi um grande desafio, pois não tinhamos a mínima ideia de como preparar uma reunião, o que preparar nem como falar com os pais e/ou encarregados educação, ou seja, tivemos um conflito interior muito grande, mas com a ajuda da educadora (orientadora cooperante) tudo se tornou mais fácil e foi possível de concretizar.

No dia 6 de Dezembro, realizou-se a referida reunião da sala de Jardim de Infância onde estavamos a desempenhar a nossa prática pedagógica. Fomos para uma sala de aulas do 1º ciclo com quadro interativo para que fosse possível apresentarmos uma parte da reunião preparada por nós (estagiárias) e também porque esta era mais própria para recebermos os pais e/ou encarregados de educação e para que estes se pudessem instalar comodamente. Nesta reunião participaram a educadora de infância responsável da sala, a auxiliar de ação educativa, as duas estagiárias que se encontravam a intervir no momento na sala de atividades (nós – Sara e Joana) e também, como sem eles não fazia sentido, os pais e/ou encarregados de educação, dos quais três são representantes da associação de pais do Centro Escolar em questão.

A reunião apresentou a seguinte ordem de trabalhos:

1- Leitura da ata da anterior reunião de pais - para conferir se todos os encarregados de educação estavam de acordo com a mesma e a par dos assuntos tratados;

2- Apresentação dos objetivos didáticos do Jardim de Infância – onde se fez uma breve apresentação dos objetivos didáticos do jardim, em que se explicou sumariamente um pouco da organização do ambiente educativo do mesmo, falando-se das rotinas diárias e da sua importância no desenvolvimento das crianças relativamente às várias áreas e domínios contemplados nas Orientações curriculares para a educação pré-escolar.

3- Apresentação de um vídeo de retrospeção da atividade das crianças do Jardim de Infância no período decorrido – onde se podia visionar uma compilação fotográfica do primeiro período do ano letivo, que pretendia mostrar aos encarregados de educação um pouco do percurso dos seus educandos ao longo deste tempo;

Para estes dois últimos pontos, fomos nós, estagiárias, que participamos mais ativamente. Como já referimos, preparamos uma apresentação em powerpoint onde explicitavamos o que se promove na sala de Jardim de Infância (JI) em questão fazendo sempre a ligação com as rotinas que se realizam na mesma, de forma a dar a entender que todos os momentos vividos no JI são importantes para uma criança e ensinam-lhe muito, pois não é preciso estarmos formalmente a desenvolver uma atividade para que as crianças estejam a aprender algo, também no brincar socialmente espontâneo a criança aprende. Preparamos, também, um vídeo com uma compilação de fotografias onde os pais podiam visualizar os seus filhos em atividades e a realizarem as suas brincadeiras, pois concordamos com o ditado popular que diz “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

 4- Recolha de roupas não identificadas e que se encontravam perdidas;

5- Balanço sobre a frequência da piscina pelas crianças – aqui discutiu-se a frequência das crianças e a sua adaptação à atividade, fazendo-se um balanço positivo;

6- Outros assuntos do interesse dos pais e encarregados de educação – onde se deu abertura para que os vários encarregados de educação pudessem discutir outras temáticas que ainda não tivessem sido abordadas na reunião, tendo-se assim referidoo problema dos piolhos. Alguns dos presentes demonstraram o seu desagrado pelo facto de os filhos ficarem infestados a partir de outros focos não tratados e nomeadamente devido ao preço elevado dos tratamentos de desinfestação.

Falou-se ainda sobre a associação de pais, que apresentou um pouco dos seus objetivos, que são no fundo proporcionar a todas as crianças as melhores condições possíveis. Pediu também o apoio dos presentes, dentro das possibilidades de cada um.

Esclareceram-se ainda algumas questões relativas à festa de natal, como a indumentária das crianças, o jantar e o custo do mesmo assim como o horário, e ainda a realização de um leilão e do sorteio de rifas no final da festa, para angariação de fundos para a associação de pais.

 

Reunião Individual de avaliação

A reunião de entrega individual das avaliações decorreu no dia 20 de Dezembro na própria sala de atividades do Jardim de Infância.

Nesta reunião, a educadora reuniu pessoalmente com o/os encarregado(s) de educação de cada criança. Assim, discutiu-se as particularidades de cada um de forma mais privada e específica, de forma a que cada encarregado de educação possa acompanhar o melhor possível o percurso do seu educando. Foi, também, entregue a respetiva ficha de avaliação, que contempla o nível de desenvolvimento individual nas diversas áreas e domínios das Orientações curriculares para a educação pré-escolar (OCEPE). Esta foi vista de forma mais minuciosa com os encarregados de educação das crianças que frequentam pela primeira vez a sala de atividades.

Os assuntos discutidos recaem sobre os interesses, as necessidades e dificuldades mais significativas de cada criança, discutindo-se um possível caminho para o futuro, isto é:

“Em que sentido será que nós (educadora e encarregados de educação), em conjunto, poderemos actuar para ajudar a nossa criança a evoluir e/ou a ultrapassar possíveis dificuldades ou obstáculos?”

Um dos aspetos que consideramos muito importante nesta reunião é o facto de os encarregados partilharem, muitas vezes, com a educadora alguns dos seus receios e anseios relativamente aos seus educandos. Esta partilha pode ser esclarecedora tanto para os encarregados de educação, como para a educadora, que poderá também apaziguar os próprios pais.

Para prepararmos esta reunião começamos por pedir à educadora que nos facultasse a ficha de avaliação do desenvolvimento base, para que assim os nossos balanços/avaliações fossem mais ao encontro do que era pretendido pela própria. Com as informações que tinhamos de todo o semestre, fizemos o preenchimento da respetiva ficha para cada criança e entregamos à educadora. O que pudemos constatar é que, como era a nossa primeira vez a fazer este tipo de avaliações, as fichas que nós preenchemos, comparativamente com as da orientadora cooperante, estavam com informações muito mais rigorosas e seguidas à risca pelo documento das Orientações Curriculares para a educação pré-escolar (OCEPE) tornando-se um pouco mais abstratas, enquanto que as da educadora estavam muito mais acessíveis, simples e que retratam em pleno as capacidades e/ou dificuldades que cada criança vivia no dia a dia na “nossa” sala de atividades. Tornando-se assim mais fáceis de interpretar pelos próprios pais. Posto isto, a preparação da reunião foi também importante, pois permitiu-nos olhar para os nossos erros ou complicações e preparar-nos para futuras experiências no mesmo campo. Foi-nos possível assistir também à própria reunião e ter, assim, a perceção de como a educadora se dirige aos pais e como os coloca a par de determinados aspetos menos positivos que os seus filhos tenham, dando-nos uma ideia de como nós próprias nos devemos posicionar em relação aos pais e/ou encarregados de educação.

 

Joana e Sara


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publicado por coutinho-pereira às 20:14

De cristiana-amorim a 31 de Janeiro de 2013 às 19:11
Olá Sara e Joana,

Durante este semestre apenas tivemos a oportunidade de assistir a uma reunião de educadoras de departamento pré-escolar sendo que envolvia várias educadoras de vários jardins-de-infância do agrupamento em questão. A educadora responsável pelo contexto onde nos encontrávamos inseridas convidou-nos e considerámos que seria uma mais valia para nós pois nunca tínhamos assistido a nenhuma reunião até então e gostaríamos de saber como seria. Nesta reunião a educadora coordenadora do pré-escolar informou o objetivo da mesma e foram discutidos alguns assuntos.
Relativamente a reuniões com encarregados de educação infelizmente nunca tivemos essa oportunidade mas seria fundamental para nós enquanto futuras educadoras e/ou professoras percebermos como é que a educadora que dirigia aos mesmos, quais as preocupações dos encarregados de educação e como a educadora reagia a isso. O único contacto que tivemos com os encarregados de educação foi no momento em que estes iam levar e buscar as crianças ao jardim-de-infância.
Consideramos que o facto de terem tido a oportunidade de participarem em reuniões constituiu-se uma mas valia para vocês enquanto futuras profissionais de educação pois ficaram com uma visão global de como “as coisas” se fazem e constituiu-se um momento de aprendizagens significantes. Pensamos que todos os grupos deviam ter tido a oportunidade que vocês tiveram pois iremos lidar com essas situações na nossa vida profissional.

Bom trabalho!
Cristiana e Sónia


De coutinho-pereira a 2 de Fevereiro de 2013 às 16:37
Sim, de facto eu também considero que todas deveriam ter a possibilidade de viver essa experiência, já que a educação das crianças se deve fazer o mais possível em parceria com os encarregados de educação, que são os primeiros responsáveis pela educação das mesmas.
No entanto, acho que os momentos em que vão deixar ou buscar as crianças também têm a sua importância, pois também é um momento de contacto entre o educador e os mesmos, sendo momentos propícios para colocar questões ou passar informações importantes, para além de que esse contacto acontece com muito mais frequência do que as reuniões de pais, permitindo uma constante atualização das informações e dos acontecimentos relevantes sobre a vida da crianças quer no jardim, quer em casa.

Continuação de bom trabalho,
Joana


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