Partindo da sessão " Aprendendo a brincar na sala de aula com bits tangíveis" a que assistimos, conduzida por Pedro Rito, achamos interessante o facto de ele abordar as dificuldades em inserir as novas tecnologias numa sala de aula. Sendo estas, as dificuldades sentidas pelos professores em utilizar determinadas tecnologias e ainda as dificuldades sentidas pelas escolas em investir na aquisição dos equipamentos necessários.No entanto, ele falou das alternativas que existem para ultrapassar esses obstáculos, nomeadamente, que os professores necessitam de atingir um nível pessoal de motivação para a utilização das novas tecnologias e por último, que é necessário consciencializar as pessoas de que existem várias alternativas, como é o exemplo, o uso de open software e de equipamentos eletrónicos de baixo custo.
Uma vez que já estivemos e ainda estamos no terreno, vamos dar a nossa opinião. De facto, anteriormente, isto é, no semestre passado, estivemos no 1ºCEB e considerámos que todas as crianças tinham facilidade de acesso às tecnologias, uma vez que, quase todas as crianças possuiam o "Magalhães" e telemóveis, embora não o trouxessem para a escola. É importante também referir do que observamos o "Magalhães" não era por vezes utilizado com grande proveito para a aprendizagem formal por parte das crianças. Atualmente, encontramo-nos no pré-escolar e verificámos que as novas tecnologias não estão acessiveis a todas as crianças. Temos a sorte de na nossa sala possuirmos um computador com acesso à internet. No entanto, sabemos que há outras salas que não têm esse equipamento. Ainda assim, sabemos que em casa alguns têm acesso a equipamento informático e outras tecnologias. Em suma, temos constatado que os alunos têm acesso às tecnologias mas estas não são exploradas em contexto de aprendizagem formal.
Posto isto, consideramos pertinente colocar algumas questões de forma a refletirmos sobre o assunto.
Porque é que hoje em dia ainda se constata o acima referido? E quais são os obstáculos à utilização das tecnologias em contexto de aprendizagem formal? O que será que cada um de nós pode fazer para ultrapassar esses obstáculos?
Aguardamos resposta.
Andreia Osório e Elisabete Amaral