Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 18 de Outubro de 2011
Refletindo acerca do tema da sessão "aprendendo a brincar na sala de aula com bits tangíveis"

Partindo da sessão " Aprendendo a brincar na sala de aula com bits tangíveis"  a que assistimos, conduzida por Pedro Rito, achamos interessante o facto de ele abordar as dificuldades em inserir as novas tecnologias numa sala de aula. Sendo estas, as dificuldades sentidas pelos professores em utilizar determinadas tecnologias e ainda as dificuldades sentidas pelas escolas em investir na aquisição dos equipamentos necessários.No entanto, ele falou das alternativas que existem para ultrapassar esses obstáculos, nomeadamente, que os professores necessitam de atingir um nível pessoal de motivação para a utilização das novas tecnologias e por último, que é necessário consciencializar as pessoas de que existem várias alternativas, como é o exemplo, o uso de open software e de equipamentos eletrónicos de baixo custo.

Uma vez que já estivemos e ainda estamos no terreno, vamos dar a nossa opinião.  De facto, anteriormente, isto é, no semestre passado, estivemos no 1ºCEB e considerámos que todas as crianças tinham facilidade de acesso às tecnologias, uma vez que, quase todas as crianças possuiam o "Magalhães" e telemóveis, embora não o trouxessem para a escola. É importante também referir do que observamos o "Magalhães" não era por vezes utilizado com grande proveito para  a aprendizagem formal por parte das crianças. Atualmente, encontramo-nos no pré-escolar e verificámos que as novas tecnologias não estão acessiveis a todas as crianças. Temos a sorte de na nossa sala possuirmos um computador com acesso à internet. No entanto, sabemos que há outras salas que não têm esse equipamento.  Ainda assim, sabemos que em casa alguns têm acesso a equipamento informático e outras tecnologias. Em suma, temos constatado que os alunos têm acesso às tecnologias mas estas não são exploradas em contexto de aprendizagem formal.

 

Posto isto, consideramos pertinente colocar algumas questões de forma a refletirmos sobre o assunto.

Porque é que hoje em dia ainda se constata o acima referido? E quais são os obstáculos à utilização das tecnologias em contexto de aprendizagem formal? O que será que cada um de nós pode fazer para ultrapassar esses obstáculos?

 

Aguardamos resposta.

Andreia Osório e Elisabete Amaral


tags:

publicado por elisabeteamaral às 18:38

1

De luciana-mesquita a 25 de Outubro de 2011 às 11:28
Acho que o uso de recursos tecnológicos nos contextos de aprendizagem formal é condicionado pelas concepções que os professores têm sobre esses recursos. E podemos ver isso confirmado no texto que foi apresentado por Pedro Rito.
Os obstáculos para se utilizar esses recursos não acabam aí, suponho… Às vezes os professores até podem encontrar potencialidades educativas no uso de tecnologias. Mas de nada adianta se não tiverem condições de trabalho (que provenham tais recursos) e, sobretudo, se não tiverem apoio dos pares.
Que outros obstáculos podemos encontrar?
E o que podemos fazer para superá-los?

Deixo essas questões em aberto para mais discussões.


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post