Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2012
Exemplo de Planificação

Olá a todas!

No início do estágio as nossas preocupações prendem-se também com o "como faremos a planificação das atividades/aula".

Realizámos essas planificações de forma exequível para nós e de uma forma compreensível para quem as vê.

Num espírito de partilha, deixamos-vos um anexo com uma das nossas planificações deste estágio.

Bom trabalho,

Ana Lisete e Ana Margarida


tags:

publicado por anagama às 17:10

2

De mjoao a 29 de Janeiro de 2013 às 18:13
Olá.
Ideia relevante esta de partilhar planificações. Pensei que teriam mais essa iniciativa mas ainda vão a tempo, assim como ainda podem comentar a planificação das colegas. Para deitar "achas para a fogueira, ateando a discussão", penso que seria interessante analisar pelo menos dois aspetos:
1- a organização da planificação à luz de referentes teóricos relacionados com o desenvolvimento curricular como a contextualização das atividades, a diferenciação pedagógica...
2- as competências profissionais para a docência previstas.
Digam da vossa justiça!!!
Lembrei-me ainda de partilhar um recurso online que poderão usar para atingir os mesmos objetivos da primeira atividade disponível no sítio da DecoJovem (http://p5.deco.proteste.pt/interactive/decojuvenil/Nivel_1_PT/).
Inté.
MJL


De cristiana-amorim a 31 de Janeiro de 2013 às 19:13
Olá Ana Lisete e Ana Margarida!

Durante a prática pedagógica que desenvolvemos em contexto de jardim-de-infância também nos questionámos várias vezes acerca de como deveríamos planificar as atividades a realizar com as crianças.
As planificações das atividades que concebemos foram muitas vezes reajustadas no sentido de encontrarmos uma boa forma, para nós, de as estruturarmos e organizarmos.
Consideramos que a planificação de qualquer atividade é fundamental pois visa auxiliar e orientar o educador e/ou professor na ação.
Segundo Petrica e Serrano (2011), qualquer que seja a atividade que o profissional de ensino desenvolva “deverá planificá-la, porque a planificação é a única forma de nos assegurarmos de que sabemos bem onde queremos ir, que definimos bem o caminho para lá chegar e que temos mecanismos para saber se lá chegámos” (p. 54).
Este instrumento orientador da ação deve ter em conta os participantes, as suas caraterísticas e interesses, quais os objetivos a alcançar com a atividades, quais as aprendizagens a realizar tanto a nível de conhecimentos, como de capacidades, atitudes e valores. Além disto é importante pensar acerca de como vai decorrer a atividade e pensar em estratégias que possam solucionar questões e situações que poderão surgir. Um outro ponto essencial na planificação é a contextualização das atividades. Importa que as atividades que se planificam tenham uma ligação com o trabalho que se tem desenvolvido com as crianças para que possam ter mais significado para as mesmas.
Após uma análise da vossa planificação consideramos que está bem estruturada, apresenta os objetivos das atividades, as estratégias, os recursos necessários e as competências a desenvolver por vocês enquanto profissionais. De facto este último aspeto é fundamental mas falhou nas nossas planificações.
Agradecemos o facto de terem partilhado connosco um exemplo das vossas planificações pois podemos enriquecer as nossas. Neste sentido, gostaríamos também de partilhar convosco um exemplo das nossas planificações mas como não conseguimos colocar documentos nos comentários sugerimos que vejam o post “Planificação”.

Bom trabalho!
Cristiana e Sónia

Referências bibliográficas:
- Petrica, J., & Serrano, J. (2011). A planificação de actividades desportivas na neve. In Actividades Físicas em Ambiente Natural (pp. 53-59). Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco.


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post