Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Domingo, 30 de Dezembro de 2012
Síntese - Comunidades de Aprendizagem Online

Olá a todos!

Este post compreende uma pequena síntese relativa aos post´s colocados por nós (Sónia e Cristiana) e pela díade da Dominique e da Ana Filipa em que se pretendia a definição do conceito de Comunidades de Aprendizagem Online. Nele pretende-se o cruzamento de ambos os textos realçando os aspetos comuns e os aspetos que um ou outro "acrescentam".

É de notar que ambos os textos compreendem uma definição idêntica do conceito comunidade de aprendizagem online/virtual. Neste sentido, esta “remete-nos para as oportunidades de aprendizagem que um conjunto de indivíduos vivencia num determinado ambiente online” (Costa, 2012, p. 61), desenvolvendo-se assim quando os indivíduos “partilham o espaço virtual nomeadamente determinado endereço, partilham os seus conhecimentos contribuindo assim para o desenvolvimento de aprendizagens comuns de forma a alcançar os mesmos objetivos” (Costa, 2012).

Ao reler o texto da Dominique e da Ana Filipa pudemos constatar que salientaram uma pequena reflexão acerca do aparecimento e desenvolvimento do conceito de comunidade, o que não acontece no texto por nós elaborado. Consideramos importante esta reflexão dado que nos permite um melhor entendimento relativo à evolução do mesmo.

Por sua vez, no texto que elaborámos tivemos a preocupação de desconstruir o conceito Comunidades de Aprendizagem Online. Inicialmente optámos por definir de forma superficial o conceito de aprendizagem, partindo, de seguida, para o conceito de comunidade de aprendizagem. No final, e não menos importante, realizámos então a definição de comunidades de aprendizagem online.

Na parte final do texto por nós elaborado realçámos alguns aspetos que Gonçalves (2010) considera como essenciais para a sobrevivência das comunidades de aprendizagem online, tais como, interação, cooperação, colaboração, motivação, disposição, partilha, entre outros.

Consideramos que a análise de ambos os textos permite um melhor aprofundamento do conceito em questão dado que em ambos existem aspetos idênticos mas também aspetos distintos.

 

Referências bibliográficas:

Costa, F. (2012). Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspetivas de estudo e desafios às instituições educativas. Perspetivas, 1, 59-75.

Gonçalves, C. (2010). O Desenvolvimento das Comunidades de Aprendizagem Online: Um Estudo de Caso na Formação de Professores no Amazonas. Tese de Doutoramento não publicada. Minho: Universidade do Minho.

 

Bom trabalho =)

Sónia e Cristiana


tags:

publicado por cristiana-amorim às 21:56

2

De mjoao a 29 de Janeiro de 2013 às 12:49
Viva!
Parabéns pela iniciativa! A síntese é um dos níveis mais elevados do trabalho colaborativo e para a efetuar é necessário mobilizar capacidades de análise, entre outros. No entanto, da leitura da mensagem, parece haver consenso no que respeita ao entendimento dos autores sobre o conceito de comunidade de aprendizagem online e que online é sinónimo de virtual. Penso que valeria a pena discutir estes aspetos , ou seja, seria interessante fazer uma análise do tema de carater mais avaliativo e questionante .
A mensagem seria mais interativa se remetessem para as mensagens iniciais das díades e sugiro que introduzam as referências (caso estejam disponíveis online com a ligação para os documentos).
Ficam as dicas!!!
MJL


De soniamaia a 30 de Janeiro de 2013 às 15:37
Boa tarde professora!
Já procedemos às alterações sugeridas relativamente às hiperligações para os posts iniciais bem como a apresentação das referências bibliográficas utilizadas.
Quanto à análise do tema de carater mais avaliativo e questionante assim que nos for possível o faremos.

Saudações,

Sónia e Cristiana


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post