Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2012
Implementação do Projeto de SIE (Cátia)

            Este post tem como objetivo dar-vos a conhecer o projeto de SIE que desenvolvi durante a prática pedagógica.
            O tema basilar do meu projeto de seminário centrou-se no papel que a leitura desempenha no ensino e aprendizagem da ortografia.
A leitura influencia diretamente o desempenho dos alunos na expressão e produção escrita e, simultaneamente, a prática da escrita pode influenciar o desempenho em compreensão na leitura.

Escolhi esta problemática tendo em conta o trabalho desenvolvido durante o ano passado na Unidade Curricular de Didática da Língua Portuguesa, relacionado com a temática do ensino/aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo e a adoção do novo Acordo Ortográfico, que me cativou o meu interesse.

Neste seguimento, realizei com a turma de 4º ano da minha prática pedagógica deste semestre cinco sessões.

Na primeira sessão deste estudo dei continuidade à temática solidariedade, abordada anteriormente pela minha colega de estágio.

Comecei por apresentar à turma um pequeno vídeo intitulado “Chicken à la Carte”, de  Ferdinand Dimadura. Seguidamente, explorámos em grande grupo uma apresentação das principais características do texto narrativo, revendo alguns conceitos que os alunos já conheciam. Após a apresentação sugeri que a turma se dividisse em grupos de quatro elementos e escrevessem, um texto narrativo sobre a temática, cumprindo as regras da narrativa. Depois pedi a cada grupo que revesse o seu texto com recurso a uma lista de verificação que fiz. Quando terminaram a sua revisão os grupos trocaram os textos de forma a fazerem uma nova revisão e consequente avaliação.

 

 

 

            Na segunda sessão, iniciámos a aula com uma atividade de ditado em que ditei aos alunos algumas palavras: piscina; havia; oferecer; perguntar; ponte; bomba; onde; trompa; vigilante; viajar; majestade; ranger; aquário; água; portátil; àquilo; de repente; em cima; de seguida; de súbito; depois; quase; de seguida e naquela.

            Depois chamei ao quadro um aluno de cada vez para escrever a palavra e, caso estivesse errada, corrigíamos em grande grupo e conversámos ainda sobre o porquê de essa palavra estar mal escrita e sobre as estratégias que podíamos adotar para não cometer esses erros.

            Apresentei ainda uma tabela que os alunos ajudaram a preencher com os erros que tinham cometido nos textos escritos na sessão anterior. 

 

             Na terceira sessão do nosso estudo começámos por abordar a temática do Novo Acordo Ortográfico e quais as principais alterações na escrita de algumas palavras com a sua implementação. Neste seguimento, fiz uma apresentação alusiva à temática referida anteriormente.

            Depois realizámos um jogo de aplicação de conhecimentos intitulado “Acordando”. Este jogo tinha como objetivo analisar palavras corretas ou incorretas e, recorrendo às estratégias adquiras na sessão anterior, justificar se estava certa ou errada.

Cada palavra correta correspondia a um ponto, ganhou o grupo que conseguiu corrigir mais palavras.

 

 Na quarta sessão pretendi colocar os alunos perante um texto escrito com lacunas para que, através da sua leitura, conseguissem completá-lo corretamente.

            Assim, comecei por apresentar à turma o livro “A surpresa de Handa” de Eileen Browne. Fiz algumas atividades de pré-leitura, como algumas questões, lemos o livro e fizemos um reconto oral como atividade de pós-leitura.

Posteriormente entreguei a cada aluno o texto da história que tinham acabado de ouvir, mas com algumas lacunas. Cada lacuna continha três opções de preenchimento, isto é, tinha a mesma palavra mas escrita de três formas diferentes, sendo apenas uma a correta. Os alunos tinham que identificar a correta e explicar porque é que as outras estavam erradas

.

 

Na quinta e última sessão solicitei aos alunos que redigissem, individualmente, um texto narrativo alusivo ao natal. Durante a sua escrita os alunos poderiam recorrer aos dicionários e às gramáticas que tinham.

Posteriormente entreguei uma lista de verificação de regras de ortografia para que os alunos consolidassem a temática e revissem os seus textos.

            O principal objetivo desta sessão foi perceber se os conceitos ensinados e os temas abordados foram adquiridos corretamente e consolidados, ou seja, se nos últimos textos produzidos os alunos cometiam mais, os mesmos, ou menos erros ortográficos.

.

 

Cátia


tags: ,

publicado por catiaduarte às 18:58

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários