1ª. Sessão: "Aprendendo a brincar na sala de aula com bits tangíveis" - Prof. Rui Rito
Ao longo desta sessão percebemos que é possível trabalhar temáticas escolares com programas tecnológicos existentes. Apenas é necessário os meios escolares apostarem e investirem em meios tecnológicos mais avançados e, ainda, na formação de professores esse nível.
Os programas acessíveis são: Legomindstorms, Hazard Room game, The Electronic Blocks (disponível na web), Solar Monsters (Cîência Viva 2010), Scratch (open source hardware).
As várias actividades que podem ser dinamizadas com estes programas são histórias interativas, animações, etc.
Q1: Qual a verdadeira acessibilidade destas ferramentas para os professores?
2.ª Sessão: "A utilização da multimédia para reabilitar e despertar talentos."
Vantagens na utlização do computador com crianças que possuem algum tipo de deficiência.
- Melhor desenvolvimento cerebral;
- Estimulação da criatividade;
- Resolução de problemas relacionados com as neurociências e com a educação;
- Trabalha a saúde, educação, cultura e tecnologia.
Por vezes não é necessário a utilização de instrumentos tecnológicos muito avançados para conseguirmos alcançar efeitos extraordinários nas crianças.
A tecnologia mais simples é pouco desafiadora para alguns, mas muito util para pessoas com algum tipo de dificuldade cognitiva ou física.
A utilização da multimédia é um meio que estimula a criatividade e aumenta a motivação das crianças para aprender e fazer cada vez melhor.
Q1: Quais os recursos disponíveis para o trabalho com crianças com algum nivel de dificuldade cognitiva ou física que realmente estimule o seu desenvolvimento?
3.ª Sessão: "Uma análise da evolução no processo de avaliação educativa no Brasil até ao uso de sistemas inteligentes." - UFMA
* Esta última não referia nenhum aspeto relevante para a unidade curricular em questão.
As duas primeiras sessões observadas foram interessantes e enriquecedoras para o conhecimento de vários programas que podem ser utilizados em sala de aula e em como, por vezes, poucos recursos fazem a diferença na aprendizagem das crianças. No entanto, não foi possível clarificarmos os conceitos inerentes à UC ao longo destas sessões.