Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 18 de Outubro de 2011
2 - Reflexão sobre aprendizagens realizadas decorrentes dos temas das sessões relativas à conferência "Old meets new - media in education"

1ª. Sessão: "Aprendendo a brincar na sala de aula com bits tangíveis" - Prof. Rui Rito

Ao longo desta sessão percebemos que é possível trabalhar temáticas escolares com programas tecnológicos existentes. Apenas é necessário os meios escolares apostarem e investirem em meios tecnológicos mais avançados e, ainda, na formação de professores  esse nível.

Os programas acessíveis são: Legomindstorms, Hazard Room game, The Electronic Blocks (disponível na web), Solar Monsters (Cîência Viva 2010), Scratch (open source hardware).

As várias actividades que podem ser dinamizadas com estes programas são histórias interativas, animações, etc.

Q1: Qual a verdadeira acessibilidade destas ferramentas para os professores?

 

 

2.ª Sessão: "A utilização da multimédia para reabilitar e despertar talentos."

Vantagens na utlização do computador com crianças que possuem algum tipo de deficiência.

- Melhor desenvolvimento cerebral;

- Estimulação da criatividade;

- Resolução de problemas relacionados com as neurociências e com a educação;

- Trabalha a saúde, educação, cultura e tecnologia.

 

Por vezes não é necessário a utilização de instrumentos tecnológicos muito avançados para conseguirmos alcançar efeitos extraordinários nas crianças.

A tecnologia mais simples é pouco desafiadora para alguns, mas muito util para pessoas com algum tipo de dificuldade cognitiva ou física.

A utilização da multimédia é um meio que estimula a criatividade e aumenta a motivação das crianças para aprender e fazer cada vez melhor.

Q1: Quais os recursos disponíveis para o trabalho com crianças com algum nivel de dificuldade cognitiva ou física que realmente estimule o seu desenvolvimento?

 

3.ª Sessão: "Uma análise da evolução no processo de avaliação educativa no Brasil até ao uso de sistemas inteligentes." - UFMA

* Esta última não referia nenhum aspeto relevante para a unidade curricular em questão.

 

As duas primeiras sessões observadas foram interessantes e enriquecedoras para o conhecimento de vários programas que podem ser utilizados em sala de aula e em como, por vezes, poucos recursos fazem a diferença na aprendizagem das crianças. No entanto, não foi possível clarificarmos os conceitos inerentes à UC ao longo destas sessões.


tags: , ,

publicado por ritagoncalves às 19:29

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post