Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 18 de Dezembro de 2012
4 - Implementação do projeto de SIE (Dominique)

                Neste post irei falar sobre a implementação do meu projeto de SIE, inicialmente falarei um pouco sobre o surgimento desta temática interligada com os conteúdos a abordar no 2º ano de escolaridade, depois descrevo as atividades realizadas de uma forma sucinta, depois encontra-se uma pequena reflexão sobre o percurso, tendo em conta aquilo que não correu tão bem e que mudaria e por fim encontram-se algumas fotografias ilustrativas do vivido.

A temática que está subjacente ao meu projeto de SIE está relacionada com a Convenção sobre os direitos das crianças, mais concretamente o artigo 2, ou seja, com as questões das diferenças raciais e culturais, pensei que seria importante os alunos conhecerem as diferentes culturas e raças, pois só assim as poderão compreender e respeitar. Só gostamos e só respeitamos aquilo que realmente conhecemos! Por forma a enquadrar a minha temática articulando-a com os conteúdos que temos que abordar procurei desenvolver uma gestão intercultural do currículo/ programa do 2º ano.

            A partir do momento em que as intervenções passaram a ser semanais de responsabilidade individual, decidi então aprofundar a minha temática. Para tal, dei a conhecer inicialmente aos alunos o mapa-mundo e os diferentes continentes, em que através de questões fui sondando os alunos sobre o conhecimento que já possuíam do ano anterior relativamente a esta temática e puderam assim reconstruir novo conhecimento através daquele que já possuíam. Para abordar esta temática elaborei um mapa-mundo em tecido com os diferentes continentes que ficou na sala de aula e onde posteriormente os alunos colocaram imagens de alguns aspetos culturais dos continentes que fomos abordando. Para além disto, a turma foi dividida em grupos, cada grupo montou um puzzle de um continente diferente e depois apresentou à turma o continente que tinha e os aspetos que via presentes nesse continente. De seguida, estudámos um pouco sobre as raças existentes com maior incidência nos diferentes continentes e fizemo-lo através de um projeto que os alunos acompanham desde o 1º ano, o ALFA, que é uma espécie de extra-terrestre que veio para a terra para estudar e que tem vários amigos, que os alunos já tinham conhecido no 1º ano. Alguns desses amigos do Alfa são de outros continentes, inclusive têm raças diferentes. Analisámos essas raças e colocámos no mapa esses mesmos amigos do Alfa nos seus respetivos continentes.

            Nesta mesma semana estudámos ainda, alguns aspetos culturais do continente Europeu, tais como a abordagem a conceitos matemáticos, nomeadamente a noção de número natural, a noção de inclusão e a decomposição com a ajuda das Matrioskas (bonecas originárias da Rússia), em que para além dos conceitos matemáticos fiz notar aos alunos o nome e a origem destas bonecas; as profissões típicas da Europa, fazendo alusão para o facto de serem típicas mas não exclusivas; animais típicos e as suas características e construímos um instrumento musical típico de Espanha, as castanholas, cada aluno construiu o seu com materiais possíveis de reutilizar (tampas de garrafas ou iogurte, pedaços de cartolina e cola) e para finalizar confecionámos um prato típico italiano, as pizzas.

            Na semana seguinte, estudámos o continente asiático e o africano. No continente asiático, os alunos tiveram oportunidade de experimentar comer arroz com pauzinhos, os hashi, de conhecer o Tangram e o Ábaco, o Mikado e as profissões típicas. No continente africano, os alunos conheceram um conto tradicional africano sobre crocodilos, um instrumento musical típico e uma música, as profissões típicas e um jogo muito jogado em África que ajuda no desenvolvimento do cálculo mental, conhecido por Wari.

            Na última semana, estudámos o continente Americano e a Oceânia. No continente Oceânia, estudámos as profissões típicas, os animais típicos e o fenómeno natural dos vulcões, onde realizámos uma atividade experimental sobre vulcões e o seu funcionamento. No que diz respeito ao continente Americano, estudámos os animais típicos, a dança da Capoeira, onde veio uma professora de Capoeira demonstrar esta luta disfarçada de dança e falar-nos um pouco sobre a cultura brasileira, confecionámos um bolo típico do Brasil conhecido por bolo de Fubá, conhecemos a origem do Halloween e experimentámos um jogo típico mexicano, a piñata e o chapéu típico, o sombrero.

            Finalizada a intervenção, há aspetos sobre os quais eu gostaria de refletir particularmente. Se fosse hoje mudaria duas situações: optava por abordar um continente por semana, porque o tempo era escasso e muitas vezes notei que houve aspetos culturais que não ficaram tão bem consolidados pela grande quantidade de informação que ia sendo disponibilizada e nunca faria tantas atividades em apenas dois dias como aconteceu com o continente asiático e africano, faltou sistematização, foram abordados muitos conteúdos, muitas regras novas e não houve verdadeiro tempo para reflexão, sistematização e assimilação.  

 

Dominique


tags: , ,

publicado por dominique-carocho às 17:02

De claudiarmarques a 26 de Dezembro de 2012 às 21:11
Olá Dominique!
Em primeiro lugar quero dar-te os parabéns pelo trabalho magnífico que desenvolves-te com essas crianças, pela tua descrição tive vontade de ser criança e de ter assistido às tuas aulas. Tal como sabes esse foi o meu primeiro grupo de estágio e por isso tenho um carinho especial por eles, e é bom poder acompanhar as suas descobertas e aprendizagens. Com uma temática um pouco difícil para ser abordada com crianças do 2º ano, penso que conseguiste desenvolver um ótimo trabalho, conseguiste articular todas as áreas de conteúdo em torno do teu projeto de seminário o que por vezes se torna um grande desafio, assim como, conseguiste levar para a sala de aula atividades um pouco diferentes das habituais que se verificavam nesse contexto, o que na minha opinião devem ter sido uma mais-valia para todos.
Tal como referes o tempo foi escasso e não deu para refletir e observar muitas alterações, mas mesmo assim gostava de saber se conseguiste alcançar os teus objetivos. Com todas essas atividades as crianças ficaram despertas para o facto de na nossa sociedade ainda existir racismo? Qual é o teu balanço final em relação às aprendizagens das crianças? Fiquei um pouco curiosa em relação a estas questões uma vez que apenas descreves o projeto e não fazes referência aos resultados que obtiveste.
Mais uma vez felicito-te pelo trabalho que realizas-te.
Beijinhos


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários