Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 18 de Dezembro de 2012
As nossas intervenções - 4.ª, 5.ª e 6.ª semanas

Olá a todas!

Neste post iremos dar-vos a conhecer mais um pouco das nossas intervenções. 

A quarta semana de intervenção decorreu de 5 a 7 de novembro e a temática geral a explorar com as crianças foi os Animais. Por um lado, consideramos pertinente este tema porque segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar [OCEPE] (1997) este é um conteúdo passível de abordar com as crianças. Por outro lado, trata-se de um tema do quotidiano das crianças promovendo-se, assim, aprendizagens mais significativas para as mesmas. Beneficiando do conteúdo da história contada, consideramos pertinente fazer uma breve abordagem às normas/regras de segurança rodoviária, contemplando alguns dos sinais de trânsito. Segundo as OCEPE importa uma educação para a cidadania desde tenra idade pressupondo a aquisição de “conhecimentos e atitudes […] através da abordagem de temas transversais, tais como, […] a educação para a prevenção de acidentes” (p. 55). Realizámos um conjunto de atividades relacionadas com esta temática, a saber, a animação de leitura da história “Porque é que os animais não conduzem?”, a atividade “Porque é que o meu animal preferido não conduz?”, a atividade “Explorando a diversidade de animais”, a construção de automóveis e de alguns sinais de trânsito, a Canção "Segurança para todos" acompanhada de guitarra e a realização de um percurso com automóveis e sinais de trânsito.

Consideramos que as atividades propostas para esta semana promoveram o interesse e o entusiasmo das crianças, visto que, estas tinham uma componente lúdica e prática. Importa referir que o facto de termos levado animais para a sala possibilitou uma melhor observação dos mesmos e das suas caraterísticas físicas e, para além disto, permitiu captar melhor a atenção das crianças para a atividade em questão.

Na construção dos carros e sinais de trânsito as crianças demonstraram-se muito empenhadas e motivadas, sendo que a atividade do percurso permitiu percebermos se as mesmas tinham compreendido as regras e sinais de trânsito abordados. Durante esta atividade as crianças estiveram muito participativas, querendo repetir a atividade várias vezes o que é um bom indicador do sucesso da mesma.

A quinta semana de intervenção decorreu de 12 a 14 de novembro e a temática geral a explorar com as crianças foi as Preocupações e os Medos. Optámos por este tema uma vez que se encontra presente no quotidiano das crianças dado que estas também têm as suas preocupações e medos. Concretizámos diversas atividades, tais como, a animação de leitura da história “As preocupações do Billy”, a atividade experimental “O ar existe!” e a construção de bonecos das preocupações.

A partir desta história conseguimos perceber alguns dos medos e preocupações das crianças e dialogar sobre os mesmos. Tal como o personagem da história todas as crianças tinham medos e preocupações e, por isso, construímos bonecos das preocupações para cada uma das preocupações e medos das crianças, assim as crianças já não tinham com que se preocupar.

O personagem da história – Billy – passou a ser um grande amigo de todas as crianças sendo que o mesmo foi enviando cartas às crianças em que contava as suas preocupações e lhes pedia ajuda para ultrapassá-las.

A sexta semana de intervenção decorreu de 19 a 21 de novembro e a temática geral a explorar com as crianças foi os Sentimentos e as Emoções. Optámos por este tema uma vez que se encontra presente no quotidiano das crianças dado que estas expressam emoções diferentes desde cedo. Importava através das atividades ajudar as crianças na identificação, compreensão e expressão das suas próprias emoções bem com, na distinção entre as emoções básicas nelas próprias e nos outros. Para tal, realizámos um conjunto de atividades relacionadas com esta temática, nomeadamente, a animação de leitura da história “Como te sentes?”, o Jogo das Emoções, a atividade experimental “O ar tem peso!”, a atividade “Como me sinto hoje?” e a atividade experimental “O ar ocupa espaço!”.

A forma como animamos a história desta semana – recurso a fantoches - permitiu captar melhor a atenção e o interesse das crianças para a mesma. Sendo que no final do conto da história, as crianças quiseram ser elas próprias a manipular os fantoches.

Durante esta semana explorámos os sentimentos e as emoções das crianças com recurso à caixa das emoções – Uma caixa cheia de emoções. Através das diversas atividades propostas abordámos as quatros emoções básicas com as crianças, no sentido de as mesmas perceberem que há momentos em que estamos felizes, outros em que nos encontramos tristes, outros em que ficamos “furiosos” e outros em que temos muito medo. Através do jogo das emoções conseguimos perceber se as crianças tinham compreendido as emoções abordadas. Assim que seja possível daremos mais notícias relativas às nossas intervenções.

 

Bom trabalho =)

Sónia e Cristiana 

 


tags: , , , , , , , ,

publicado por soniamaia às 14:54

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários