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Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012
Projeto de Seminário

 Com este post pretendemos que fiquem a conhecer o nosso projeto de seminário.

Inicialmente a temática que iríamos investigar prendia-se com a autoria, em que cada uma iria analisar um aspeto distinto, dentro da temática autoria. No entanto quando foi necessário definir o objeto de investigação optámos por investigar aspetos distintos. Deste modo, uma centrar-se-ia na autoria, isto é, iria averiguar se os alunos conseguiriam passar da função de sujeito-leitor à função sujeito-autor, enquanto que a outra iria analisar a influência que o tratamento de texto poderá ter num segundo reconto. Assim sendo, optámos por partir da obra “Sexta-feira ou a vida selvagem”, obra esta geralmente analisada no 8º ano de escolaridade. Escolhemos esta obra com o objetivo de trabalhar um texto que não está apropriado às idades dos alunos, com o intuito de demonstrar que é algo possível. Para isso baseámo-nos no seminário/tese da doutora Soraya Pacífico que trabalhou a obra do D. Quixote com 3º ano de escolaridade. Como seria de esperar tivemos em consideração o facto de ser necessário adaptar a obra a crianças do 1º ano.

Para que compreendam melhor como implementámos o nosso projeto iremos descrever cada sessão dinamizada.

1ª Sessão (20 de novembro):

·      Apresentação da história “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” através do teatro de fantoches;

·         Exploração da história com os alunos com recurso aos fantoches;

·         Ilustração da ilha e em simultâneo fomos chamando individualmente as crianças selecionadas para amostra, como intuito de recolher o se reconto.

               

2ª Sessão (26 de novembro):

·         Leitura da história;

·         Reconto da história com a manipulação dos fantoches;

·         Exploração da ilha e das personagens.

 

3ª Sessão (3 de novembro):

·     Reconto da história com recurso a imagens em power point (sessão dinamizada na biblioteca do bloco);

·         Caraterização das personagens e dos valores por elas transmitidos em recurso ao quadro de lousa;

·         Ilustração do Robinson.

 

4ª Sessão:

·      Apresentação do cartaz das características do Robinson (que foram escritas no quadro de lousa na sessão anterior);

·     Recorte e colagem de imagens para ordenação de acordo com a sequência da história;

·         A recolha de dados foi realizada no período da tarde.

 

Gostaríamos de fazer um apanhado das dificuldades sentidas durante a implementação do projeto. A primeira dificuldade sentida foi a adaptação da história, não relativamente à linguagem a utilizar, mas sim no que toca aos episódios selecionados por nós a abordar. Já na implementação do projeto a maior dificuldade com que deparámo-nos foi o pouco tempo disponibilizado para este efeito. Para além de ser apenas uma hora por semana, ainda tínhamos de disponibilizar algum tempo para as crianças beberem o leite escolar e ainda para a transmissão de algum recado. Mesmo com a adaptação que fizemos, os alunos demonstraram alguma dificuldade em fazerem o reconto de umas sessão para a outra, pensamos que tal ocorreu devido ao texto ainda conter demasiada informação.

 

No entanto apesar das dificuldades sentidas conseguimos alcançar os nossos objetivos.

 

Deixamos convosco uma fotografia com todos os materiais por nós criados para a dinamização da história.

 

 


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publicado por analisete às 16:33

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De dominique-carocho a 1 de Janeiro de 2013 às 19:29
Olá meninas. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, estou certa de que os alunos adoraram pois sinto que são actividades que conseguem implicar verdadeiramente os alunos (pelo menos assim o espero).
Critico agora construtivamente o facto de não referirem se realmente conseguiram provocar mudanças nos alunos? Referiram que cumpriram os objectivos, mas quais eram esses objectivos? Dizem que cumpriram, mas como observaram isso? Através das aprendizagens dos alunos? Se sim que aprendizagens foram essas?
Beijinhos e bom trabalho para a escrita do relatórios final.
Dominique


De anagama a 3 de Fevereiro de 2013 às 16:18
Olá Dominique! Respondendo ao teu comentário, consideramos que com a nossa ação enquanto professoras provocamos sempre mudanças nos alunos.
No que respeita ao nosso projeto de seminário pudemos observar essas mesmas mudanças de sessão para sessão, as quais eram evidentes pelo maior conhecimento que os alunos demonstravam; a forma como expunham os seus conhecimentos foi-se aperfeiçoando ao longo do projeto; os recontos eram cada vez mais ricos em conteúdos.
Quanto aos objetivos que falharam neste post serão apresentados num post de melhoria. Foi através de observação direta e vídeo-gravação que constatámos que os nossos objetivos foram atingidos. As aprendizagens e melhorias evidenciadas pelos alunos, como já referimos, também tiveram um papel importante nesta constatação. Um exemplo dessas aprendizagens é o aperfeiçoamento do reconto, uma vez que no segundo reconto feito pelas crianças pudemos verificar que estas introduziram aspetos que não tinham referido no reconto inicial.
Beijinhos e bom trabalho


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