Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012
As nossas intervenções - 1.ª, 2.ª e 3.ª semanas

 Olá a todas!

Neste post iremos dar-vos a conhecer um pouco das nossas primeiras intervenções. Em cada uma das semanas de intervenção foi definida uma temática geral a explorar com as crianças. O ponto de partida para abordar cada uma das temáticas foi sempre o conto de uma história. Pretendia-se com a animação de leitura das histórias motivar as crianças para o tema em questão bem como, para as atividades posteriores. Assim, faremos referência à temática semanal e às atividades propostas em cada uma das semanas.

A primeira semana de intervenção decorreu de 15 a 17 de outubro e a temática geral a explorar com as crianças foi a Alimentação. Consideramos pertinente este tema porque, por um lado, no dia 16 de outubro iria realizar-se o Dia Mundial da Alimentação e, por outro, é um tema que se verificava ser do agrado das crianças. Para tal, realizámos um conjunto de atividades relacionadas com esta temática, nomeadamente, a animação de leitura da história “A Surpresa de Handa”, a atividade “A minha fruta preferida”, a atividade “Qual a planta que me deu origem?”, a atividade “Sente, descobre e prova” e a atividade experimental “Fruto ou não fruto?”.

Consideramos que a história escolhida permitiu uma abordagem transdisciplinar, na medida em que para além de termos abordado a área do conhecimento do mundo – as frutas e as suas caraterísticas – abordámos também questões ligadas à área da matemática – cardinalidade, ordinalidade e contagem de 1 em 1 para a frente e para trás – e ainda explorámos a área da linguagem oral e escrita – identificação do grafismo das palavras através da associação da planta de origem ao fruto.

 Achamos que as atividades realizadas com as crianças se verificaram do seu agrado, dado que as mesmas se demonstraram participativas, interessadas, entusiasmadas durante a realização das mesmas. Contudo, a atividade que se mostrou mais apelativa para as crianças foi a atividade “Sente, descobre e prova”, visto que proporcionou às crianças conhecerem novas frutas numa abordagem sensorial, nomeadamente, tato, paladar e visão. O modo como a atividade decorreu permitiu captar a atenção e o interesse das crianças.

A segunda semana de intervenção decorreu de 22 a 24 de outubro e a temática geral a explorar com as crianças foi o Mar. Consideramos pertinente porque se relaciona com a temática do projeto do agrupamento onde o Jardim de Infância está inserido. E, ainda, frequentemente algumas crianças demonstram interesse neste tema, sendo que estas já haviam mencionado atividades específicas que queriam realizar sobre o mesmo. Realizámos diversas atividades relacionadas com este tema, tais como, a animação de leitura da história “Arco-Íris – O mais belo peixe dos oceanos”, o reconto e ilustração da história ouvida anteriormente, a construção de um painel coletivo sobre o fundo do mar e a atividade experimental “Flutua ou não flutua?”.

Consideramos que a história escolhida permitiu abordar a diversidade de animais marinhos. Para além disto, permitiu a exploração do valor da partilha que é fundamental para as relações com os outros. A atividade de reconto e ilustração da história possibilitou uma melhor perceção da compreensão da história por parte das crianças.

Na atividade experimental, devido a sua dimensão prática, as crianças demonstraram.se interessadas e muito participativas. Nesta atividade explorámos com as crianças as suas ideias prévias acerca da flutuação de objetos e confrontámos as mesmas com situações em que as suas ideias não eram confirmadas.

A atividade do painel sobre o fundo do mar havia sido proposta pelas crianças, sendo que as crianças demonstraram um maior interesse e entusiasmo na realização da mesma. Este aspeto promoveu a participação das crianças no processo da tomada de decisão relativo às aprendizagens a realizar durante a atividade. O facto de as crianças terem liberdade para escolher a técnica de decoração que preferiam permitiu um melhor envolvimento das mesmas na atividade.

A terceira semana de intervenção decorreu de 29 a 31 de outubro e a temática geral a explorar com as crianças foi o Halloween. Consideramos pertinente este tema porque no dia 31 de outubro realizava-se o Dia das Bruxas. Durante esta semana as atividades realizadas foram as seguintes, a animação de leitura da história “Desculpa… Por acaso és uma bruxa?”, a atividade “As poções mágicas”, a atividade de aprendizagem da lengalenga “A Bruxa”, o jogo de expressão motora “Bruxas, bruxinhos”, a construção de elementos alusivos à época e a atividade “Se eu fosse um(a) Bruxo(a) …”.

Consideramos que a história escolhida permitiu captar a atenção das crianças para o tema, contribuindo para a contextualização das atividades seguintes. O facto de nos termos disfarçado de bruxas, tal como as da história, também contribuiu para o acima referido.

As atividades realizadas posteriormente, na Escola de Bruxas, ajudaram a criar um ambiente mágico na sala promovendo o interesse e a participação das crianças pelas mesmas.

Na atividade da lengalenga “A Bruxa” as crianças demonstraram-se motivadas e entusiasmadas. A utilização do cartaz e dos cartões ilustrativos permitiu uma melhor memorização da lengalenga. Após a atividade verificámos que várias crianças, durante o brincar livre, recorreram ao cartaz para “lerem” a lengalenga.

 

Assim que seja possível daremos mais noticias relativas às nossas intervenções.

Bom trabalho =)

Sónia e Cristiana


tags: , , , , ,

publicado por soniamaia às 11:55

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post