Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012
Olá a todas!
Com este post pretendemos refletir em relação à atividade que apresentamos no post anterior, lençol das figuras geométricas, considerando o resultado efetivo, o resultado espectado e a monitorização da mesma.
A atividade decorreu fundamentalmente como o planificado, os objetivos foram atingidos pela maioria das crianças. Verificou-se efetivamente o esperado, ou seja, as crianças mais novas demonstraram alguma dificuldade em acompanhar os mais velhos, como seria esperado, mas ainda assim, apesar de mais lentamente alcançaram os objetivos propostos. Por sua vez as crianças mais velhas revelaram-se mais implicadas, motivadas e interessadas na atividade.
Como forma de monitorizar esta atividade, criámos uma grelha de avaliação com base numa amostra de seis elementos do grupo de crianças, de diferentes faixas etárias e níveis de desenvolvimento.
Grelha de avaliação da atividade lençol das figuras geométricas
| Compreendeu as regras | Tempo de resposta | Colocou correta-mente os pés | Colocou correta-mente as mãos | Observações |
- de 60s. | + de 60s. |
Criança A | ü | ü | | ü | ü | |
Criança B | ü | ü | | ü | ü | |
Criança C | ü | | ü | ü | ü | |
Criança D | ü | ü | | ü | X | Quando questionada compreende o erro e corrige. |
Criança E | ü | ü | | X | X | Ainda não domina as figuras geométricas. |
Criança F | ü | | ü | ü | X | Quando questionada, altera e erra novamente. |
Concluímos que foi relevante repetir esta atividade com este upgrade, com isto aprendemos que se podem criar inúmeras atividades diferentes partindo da mesma, conseguindo melhorá-la e adaptá-la às necessidades do grupo de criança a que se destina. Tornasse ainda possível avaliar o desempenho de cada criança em diferentes momentos, o que permite ter a perceção do desenvolvimento de cada uma. Como foi sugerido por várias colegas no post anterior e considerando também a importância da imagem, segue uma fotografia para que possam perceber melhor como decorreu esta atividade.
Fotografia da atividade:
Beijinhos
Ana Gomes e Inês Silva
publicado por
isca3534 às 16:58
editado por inessilva às 19:09


Boa tarde meninas..
Ao lermos o vosso post, algo que nos chamou atenção foi a grelha de avaliação que apresentaram.
Relativamente a ela, ficou exatamente como vocês a apresentam aqui ou entretanto fizeram algumas alterações?
Estamos a confrontar-vos com isso, uma vez que as nossas grelhas de avaliação foram alvo de criticas por parte da nossa orientadora cooperante da universidade, pois numa fase inicial não apresentávamos qualquer tipo de nível de desenvolvimento, tal como vocês.
Neste sentido, achamos pertinente questionar-vos sobre isso. Não acham que são necessários níveis de desenvolvimento para que a avaliação seja mais justa, do que termos só o "consegue" ou "não consegue" ?
Obrigada pela vossa atenção.
Esperamos uma resposta ;)
Beijinhos*
Cláudia e Sara
Comentar: