Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012
Boa noite,
viemos por este meio apresentar-vos um aspeto com que nos deparámos e que consideramos pertinente!
Quando pensam em apresentar um vídeo às crianças, planeiam previamente e estrategicamente a sua exploração, certo?
Mas, sabem que existe fundamentação teórica sobre a exploração de um videograma, que nos pode orientar nesta exploração?
De facto, nunca nos passou isso pela cabeça enquanto preparávmos a atividade, mas existe!
Apesar de ainda não termos tido tempo para pesquisar sobre este assunto, é algo que temos curiosidade e tencionámos aprofundar.
Boas práticas,
Cláudia e Sara
Olá meninas.
Eu por acaso já sabia. Utilizei uma vez um vídeo para abordar uma temática e a minha orientadora cooperante (que é a mesma que a vossa) disse-me. Mas sinceramente estou como vocês ainda não tive tempo de procurar nada a esse respeito. Espero no futuro ter tempo para isso, porque sem dúvida que será o mais valia saber gerir um recurso que para as crianças é muito interessante e sem dúvida que se consegue com este tipo de recursos elevados níveis de implicação e boas aprendizagens.
um beijinho*
Dominique
Olá.
A exploração de vídeos em contexto educativo tem sido objeto de investigação desde que a área da tecnologia educativa surgiu. Ultimamente, ressurgiu com o aparecimento de ferramentas da Internet que possibilitam que os utilizadores disponibilizem os seus próprios vídeos. Deixo ficar duas sugestões de leitura:
O CONTRIBUTO DO VÍDEO NA EDUCAÇÃO ONLINE (http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9593/1/ContributoVideo.pdf). Chamo especial atenção para a secção 4 emj que é feita uma síntese das potencialidades educativas dos vídeos na educação online mas também presencial.
REALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEO NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO
COM ALUNOS DO 6.ºANO (http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12540/1/challenges_angela_2011.pdf). Este apresenta um estudo em que foram envolvidos alunos na produção de pequenos vídeos. Apesar de ter sido realizado com alunos do 6º ano, o estudo poderia envolver alunos mais novos, nomeadamente utilizando o Movie Maker (a aminha filha aprendeu a usar sozinha).
Boas leituras!
MJL
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