Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012
Reflexão de algo importante (2)

Boa noite,

viemos por este meio apresentar-vos um aspeto com que nos deparámos e que consideramos pertinente!

Quando pensam em apresentar um vídeo às crianças, planeiam previamente e estrategicamente a sua exploração, certo?

Mas, sabem que existe fundamentação teórica sobre a exploração de um videograma, que nos pode orientar nesta exploração?

De facto, nunca nos passou isso pela cabeça enquanto preparávmos a atividade, mas existe!

Apesar de ainda não termos tido tempo para pesquisar sobre este assunto, é algo que temos curiosidade e tencionámos aprofundar.

Boas práticas,

Cláudia e Sara

 


tags:

publicado por claudia-rosa às 21:22

5

De silva-santos a 10 de Dezembro de 2012 às 22:53
Olá meninas!

Não, de facto nunca tinha pensado em tal coisa também....

Tal como vocês, partilho a ideia de querer aprofundar mais tarde, dado que agora o tempo é muito escasso.


Mas realmente deixaram-me curiosa quanto a isso e, quem sabe, poderá mesmo ser interessante para práticas futuras!!


Beijinhos e continuação de boas práticas.


Ana Cláudia


De dominique-carocho a 11 de Dezembro de 2012 às 10:27
Olá meninas.
Eu por acaso já sabia. Utilizei uma vez um vídeo para abordar uma temática e a minha orientadora cooperante (que é a mesma que a vossa) disse-me. Mas sinceramente estou como vocês ainda não tive tempo de procurar nada a esse respeito. Espero no futuro ter tempo para isso, porque sem dúvida que será o mais valia saber gerir um recurso que para as crianças é muito interessante e sem dúvida que se consegue com este tipo de recursos elevados níveis de implicação e boas aprendizagens.
um beijinho*
Dominique


De mjoao a 11 de Dezembro de 2012 às 17:42
Olá.
A exploração de vídeos em contexto educativo tem sido objeto de investigação desde que a área da tecnologia educativa surgiu. Ultimamente, ressurgiu com o aparecimento de ferramentas da Internet que possibilitam que os utilizadores disponibilizem os seus próprios vídeos. Deixo ficar duas sugestões de leitura:
O CONTRIBUTO DO VÍDEO NA EDUCAÇÃO ONLINE (http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9593/1/ContributoVideo.pdf). Chamo especial atenção para a secção 4 emj que é feita uma síntese das potencialidades educativas dos vídeos na educação online mas também presencial.
REALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEO NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO
COM ALUNOS DO 6.ºANO (http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12540/1/challenges_angela_2011.pdf). Este apresenta um estudo em que foram envolvidos alunos na produção de pequenos vídeos. Apesar de ter sido realizado com alunos do 6º ano, o estudo poderia envolver alunos mais novos, nomeadamente utilizando o Movie Maker (a aminha filha aprendeu a usar sozinha).
Boas leituras!
MJL


De anagama a 17 de Dezembro de 2012 às 11:09
Bom dia!
Realmente não tinha conhecimento da existência da fundamentação teórica sobre a exploração de vídeos de forma a nos orientar nesse sentido. Sem dúvida que é uma mais-valia para a nossa formação e para nós próprias enquanto profissionais, pois quanto melhor soubermos utilizar um recurso e maior conhecimento sobre ele tivermos melhores serão os resultados obtidos.
Analisando os documentos disponibilizados pela professora e em especial o ponto 4, como referido, pude-me aperceber que realmente muitos dos aspetos apresentados são muitas vezes nossos objetivos.
Na turma de 1º ano em que estive a estagiar recorríamos algumas vezes a vídeos para motivar os alunos, também para os ajudar a concentrar, pois sabem que o vídeo vai falar de “coisas” sérias e que eles precisam de estar atentos para depois saberem responder às questões colocadas. É uma excelente estratégia a utilizar na introdução de matéria nova. Recorríamos muitas vezes aos vídeos do site da Escola Virtual para introduzir números e letras e obtivemos bons resultados. A diferença entre as aulas em que utilizávamos os vídeos para introduzir matéria nova e as que não utilizávamos era visível. A grande motivação que os alunos têm em aprender letras novas tornava-se ainda mais evidente nas aulas em que utilizávamos os vídeos.
Bons trabalhos
Ana Gama


De catiaduarte a 25 de Dezembro de 2012 às 18:05
Olá meninas,
Por acaso não fazia ideia de que existia fundamentação para estas atividades. No entanto o vídeo foi um recurso que utilizei muito durante a prática pedagógica, uma vez que a turma era de 4º ano se as temáticas fosse muito maçadoras e eu fizesse apenas exposição não conseguia captar a atenção da turma, então utilizava vídeos.
Por exemplo, abordámos a poesia e como estávamos a explorar a temática dos descobrimentos referimos os lusíadas, então optei por apresentar-lhes um vídeo sobre as características principais da obra :)

Assim que tiver tempo darei uma vista de olhos na bibliografia recomendada pela Professora.


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post